in ,

Bolo de Queijo Creme Japonês

Aqui está uma verdadeira iguaria asiática, o bolo de queijo japonês ou cheesecake japonês, é um bolo super popular no Japão, acima de tudo apreciado pela sua textura super cremosa e viciante e logo muito popular para a passagem de ano no Japão, muitas vezes comprado a fatia em pastelarias, este doce foi um sucesso na nossa mesa da ceia de Natal, nem chegou para o dia de Natal, simplesmente desaparece na boca como uma nuvem cremosa, o bolo em si não é muito doce e a pequena linha de geleia de damasco faz toda a diferença, dá um pequeno contraste agridoce que amplia o sabor do bolo, perfeito!

Existem genericamente falando 3 tipos de bolos de queijo creme, os chamados bolos de queijo assados como os cheesecakes americanos, em que levas a mistura ao forno com uma base de bolacha, tens os bolos de queijo creme sem ir ao forno, que usam muitas vezes gelatina e só vão ao frigorifico e finalmente tens os bolos como este japonês que basicamente é um suflé de queijo creme.

A receita é um pouco longa e tens de ter alguns cuidados a executar, por isso recomendo ler todas as notas e dicas antes de ires fazer, só para sair na perfeição, eu sei que pode ser um doce um pouco mais complicado, mas acredita que vale absolutamente a pena, vamos então a receita e Feliz Natal!

Receita de Bolo de Queijo Creme Japonês

Bolo de Queijo Creme Japonês

  • Doses: 12
  • Dificuldade: Difícil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita clássica de cheesecake japonês tipo souflé, este é um bolo de queijo creme com uma textura incrível e um sabor suave doce e incrivelmente rico.

Ingredientes

  • Ovos – 6 (L)
  • Queijo Creme – 300gr
  • Manteiga sem Sal – 60gr
  • Natas – 200ml
  • Açúcar – 60gr
  • Farinha – 80gr
  • Limas – 1 (Raspa ou 1/2 Limão)
  • Limas – 30ml (+/- Sumo de 1 Lima ou 1/2 Limão)
  • Açúcar – 100gr (Para as Claras)
  • Manteiga – Para Untar (+/- 15gr)
  • Geleia de Damasco – 2 Colheres de Sopa
  • Água – 2 Colheres de Chá (Morna)

Instruções

  1. Começa por forrar e untar uma forma com fundo removível de 23 cm (ou uma de 22 ou de 24 também deve dar sem grandes problemas, vai ficar é um pouco mais alto ou baixo), corta 2 tiras de papel e um circulo do tamanho do fundo de papel anti-aderente, unta bem os lados e fundo com manteiga dispõe o papel e depois unta por cima também, não é preciso exagerar mas é ideal estar tudo bem untado (nota na foto que queres que os lados estejam assim altos, porque tal como um soufle este bolo de queijo vai duplicar de tamanho e depois vai baixar ao arrefecer e não queres que ele saia da forma, também com tanto papel de fora é mais simples desenformar o bolo).
  2. Pré-aquece o forno a 180ºC, mas toma nota que vais cozinhar a 160ºC num banho-maria, por isso prepara também um tabuleiro largo onde possas pôr água e depois pôr a forma dentro desta.
  3. Prepara e mede então os ingredientes para ser fácil ir adicionando estes sem teres de parar e ir medir, também separa as gemas das claras e guarda as claras no frigorífico.
  4. Leva uma panela larga com água quente ao lume, por cima desta põe uma tigela também larga de preferência de vidro, para cozinhares lentamente em banho-maria, quando a água começar a ferver, baixa o lume e deixa esta num lume médio-baixo a borbulhar.
  5. Adiciona na tigela de vidro o queijo creme, manteiga sem sal, natas e 60gr de açúcar, vai mexendo com umas varinhas ou espátula até estar tudo derretido e cremoso, depois retira a tigela do lume.
  6. Agora sempre mexendo a mistura adiciona as gemas, uma a uma, misturando bem cada uma antes de adicionar a próxima.
  7. Peneira então a farinha para dentro da mistura, volta a mexer sem bater.
  8. Passa então a mistura de uma tigela para outra por um coador fino, vais fazer isto para retirar grumos e criar uma mistura lisa e cremosa (este passo é importante porque muito do sabor de um cheesecake japonês vem da sua textura bem suave e cremosa).
  9. Raspa então 1 lima, toma cuidado de só adicionar raspa e não a polpa branca por debaixo da raspa, de seguida espreme a lima e retira desta +/- 30ml de sumo que vais adicionar também a massa, mexe tudo bem e deixa de parte.
  10. Por esta altura é boa ideia adicionar o tabuleiro com água quente no forno, para ir criando já alguma humidade no interior.
  11. Bate então as claras, quando elas começaram a fazer espuma e a borbulhar, começa a adiciona os 100gr açúcar aos poucos, quando já tiveres adicionado todo o açúcar, põe a batedeira ao máximo e bate até obteres picos médios ( vez isto com uma colher, faz um pequeno pico nas claras, se este se manter mas depois cair passado uns segundos então está perfeito, também podes ver ao bater, se as claras começarem a não mexer ao bater então já bateste demasiado … como podem ver na minha foto eu bati as claras um pouco demais ;P ).
  12. Agora vais envolver as claras na mistura do bolo de queijo creme, envolve com cuidado com uma varinha, o melhor é deitar só 1/4 das claras, envolver, envolver, envolver (sem bater), depois mais 1/4 e por ai fora, até obteres uma mistura bem lisa e fofa sem nada de branco das claras.
  13. Deita então a mistura na forma, bate o fundo desta na mesa umas 2 ou 3 vezes para retirar bolhas de ar do fundo.
  14. Leva então este ao forno por cima do tabuleiro com água (se necessário adiciona um pouco mais de água quente) a meio do forno, baixa o forno para 160ºC e deixa assar por uns 70 a 75 minutos (numa forma mais larga vai cozinhar mais rápido, numa forma mais pequena, precisa de um pouco mais de tempo), o bolo deve duplicar de tamanho.
  15. Passado os 70 minutos podes baixar o forno para 145ºC e pica o centro com um palito se este sair seco o bolo está pronto, se ainda tiver massa agarrada, então deixa mais uns 10 a 15 minutos para acabar de assar e dourar o topo.
  16. Quando o bolo estiver assado, desliga o forno, abre a porta do forno e deixa o bolo lá dentro mais uns 15 minutos, isto vai fazer o bolo colapsar lentamente e logo vai reter melhor a sua estrutura, não vai secar tanto e vai reter melhor o ar da massa.
  17. Por fim retira o bolo do forno, este já deve ter baixado, deixa esfriar uns minutos e depois retira este da forma.
  18. Junta numa tigela a geleia de damasco e a água quente, mistura para criar uma geleia bem liquida, vais pincelar o topo do bolo ainda morno, não queres demasiado, só uma cobertura fina de geleia.
  19. Finalmente podes servir o bolo ainda morno (neste ponto tem quase a textura de pudim), ou levar um par de horas ao frigorífico para assentar (fica com uma textura mais cremosa), bom apetite e Feliz Natal.
Notas: Usa farinha fina de bolos este é um bolo delicado, logo tem de ser feito com cuidado, esta foi a segunda vez que fiz, a primeira o bolo partiu ao meio a desenformar :/ e sim estava delicioso de qualquer forma hehehe e mesmo desta vez acho que ele quebrou um pouco demasiado no topo porque eu bati as claras em demasia, logo atenção e cuidado é essencial.

Se puderes e tiveres uma taça de metal ou vidro ou um batedor de pé, põe as claras nessa taça e leva tudo ao frigorífico, as claras bem frias montam muito melhor, mas claro volto a lembrar, tentar não bater em demasia, tu não queres claras em castelo, queres algo um pouco antes disso (o que é difícil de explicar) e antes de se tornar num merengue.

Este é um bolo que tens de pôr um relógio ou telemóvel com um contador e ir vigiando o forno, porque vais ter de mudar temperaturas e ajustar para sair perfeito, por exemplo se o topo estiver a ficar dourado com demasiada rapidez com a massa ainda crúa, então cobre o bolo com folha de alumínio, também não abras por muito tempo o forno, entrar ver e fechar rápido, para não perder calor e humidade.

Eu usei as limas da minha árvore, mas a receita tradicional é com limões :P

Podes usar outras geleias sem ser de damasco, mas escolhe uma que seja agridoce como laranjas amargas, porque é aquele travo agridoce que faz a diferença, o bolo não é doce, mas é super fofo e rico e precisa de algo para cortar toda a riqueza, geleia de damasco é o mais comum, aliás em pastelarias mais “sofisticadas” eles muitas vezes adicionam mais chantilly por cima, mas nunca se esquecem de adicionar uma geleia agridoce e muitas vezes adicionam frutas no topo também com mais acidez, como kiwi ou frutos vermelhos.

As natas que usei são as clássicas frescas de bater da Vigor (se queres um sabor mais autentico, tens de ir por natas frescas) e o queijo creme é o original da Philadelphia, esta receita pede especialmente manteiga sem sal, mas eu só uso manteiga sem sal (se for necessário eu adiciono sal mais tarde na receita).

Esta receita de Bolo de Queijo Creme Japonês foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 3079 kcal・Gorduras: 196 g・Hidratos de Carbono: 276 g・Proteínas: 70 g

Deixa o teu comentário :)

Sonhos de Maçã Natalícios

Bacalhau à Zé do Pipo da Cristina