Bacalhau à Zé do Pipo é um daquelas receitas de bacalhau perfeitas para festas e como tal é bem comum não só para o Natal, mas para a Páscoa, Ano Novo ou qualquer ocasião em que vais juntar um monte de gente na mesa.
Esta é uma variação da receita tradicional do bacalhau a zé do pipo, mas não deixa de ser bem similar a típica receita e na minha singela opinião um pouco melhor, primeiro o bacalhau não é desfeito, é cozido e tirado as espinhas, mas eu deixo em grandes lombos, isso faz uma grande diferença tanto na textura como na riqueza do prato.
Também tenho um pouco mais cuidado e tempo a fazer uma cebolada bem rica e caramelizada, essa não só cria um contraste dos aromas mas vai aumentar o sabor do bacalhau e por fim eu monto com o bacalhau a volta e a maionese numa camada bem fina no centro, eu faço isso porque muitas das formas comuns de fazer o bacalhau a Zé do Pipo tens pedaços sem nenhuma maionese e outros com uma colher cheia de maionese, mas também simplesmente fazer uma camada de puré por cima de tudo como empadão e depois outra de maionese por cima de tudo não ia criar variedade, assim cada colherada vai a bordar buscar puré e tem uma camada fina de maionese por cima, mas não no puré, perfeito!
Vamos a receita e Feliz Natal!
Receita de Bacalhau à Zé do Pipo da Cristina
Bacalhau à Zé do Pipo da Cristina

Receita diferente e original de Bacalhau à Zé do Pipo feito por mim para a família!
Ingredientes
- Bacalhau – 1200gr (Lombos)
- Batatas – 2kg
- Leite – +/- 2 litros (Meio Gordo)
- Leite – O Necessário (Para o Puré)
- Cebolas – 5 Grandes
- Alho – 4 Dentes
- Louro – 1 Folha
- Manteiga – Uma Noz
- Maionese – A Gosto (O suficiente para cobrir)
- Azeitonas – Opcional (Pretas ou Verdes)
- Azeite – Uns Fios
- Ervas da Provença – Uma Pitada
- Oregãos – Uma Pitada
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Se o bacalhau ainda está seco, começa por demolhar este, segue aqui as instruções para deixar o bacalhau de molho.
- Quando o bacalhau estiver bom para cozinhar, põe este num tacho largo e cobre de leite (não é preciso ser os 2 litros, só o suficiente para cobrir todo o bacalhau), leva a cozer uns 10 a 15 minutos até este começar a lascar, retira do lume e põe por cima de papel de cozinha para escorrer um pouco.
- Enquanto o bacalhau está quente, começa retirar a peles e espinhas, tenta não desfazer muito e manter os lombos intactos, põe estes no fundo da travessa onde vais servir tudo.
- Começa então a preparar a cebola numa frigideira larga junta 5 cebolas grandes cortadas em rodelas finas, seguido dos alhos picados, com uns fios de azeite, ervas da Provença, oregãos, sal e pimenta, tapa e leva a um lume brando por uns 40 minutos até a cebola estar completamente mole e caramelizada (vai mexendo e espreitando, se a frigideira começar a ficar seca junta um pouco mais de azeite).
- Deita a mistura de cebolas por cima do bacalhau, retira a folha de louro.
- Lava, descasca e corta em metades as batatas, leva uma panela com bastante água e uma pitada de sal, deixa cozer em lume médio a ferver por uns 10 a 15 minutos, pica com um garfo ou faca se não sentires nenhuma resistência, então as batatas estão cozidas, retira do lume escorre estas.
- Se tiveres um triturador de batatas usa este, se não usa um garfo, esmaga as batatas, adiciona um pouco de leite quente e uma noz de manteiga, mistura até criar um puré com uma boa consistência a dar para o firme, prova e retifica de sal e pimenta.
- Pré-aquece o forno a 200ºC, como tudo está cozinhado, leva-se ao forno só para dourar.
- Agora dispõe o puré a volta da travessa/assadeira, por fim deita umas colheres de maionese no centro e espalha, não é preciso muita maionese só o suficiente para cobrir e não se ver por debaixo, 2mm chega.
- Leva ao forno bem quente por uns 10 a 15 minutos até ficar tudo bem dourado e já está, pronto a servir, acompanha com uma bela roupa velha ;) bom apetite e Feliz Natal.







Notas: Algumas pessoas gostam de pincelar ovo batido por cima, mas a não ser pelo aspecto, não faz grande diferença, a mesma coisa com as azeitonas. Também esta receita pode ser feita com alguma antecedência, podes cozer o bacalhau e fazer a cebolada 1 dia antes e depois no próprio dia é só fazer batatas cozidas, montar e levar tudo a forno. Se queres uma versão para render mais (ou tens menos bacalhau), então o melhor é desfiar o bacalhau e misturar este com a cebolada, aliás se fores desfiar então compra bacalhau mais barato, não é preciso comprar lombos. Podes usar o leite de cozer o bacalhau para ajudar com o puré de batata, mas no meu caso eu quero o meu puré a saber bem a batata, por isso não uso o leite de cozer o bacalhau para o puré. As batatas que usei foram Amandine ou Princesa Amandine, são uma batatas de polpa super rica perfeitas para purés.
Esta receita de Bacalhau à Zé do Pipo da Cristina foi criada inicialmente no Iguaria.com.