in

Como Fazer um Crepe Francês

Para mim o que torna o crepe francês único é a versatilidade, não existem falta de receitas de “crepes” ou massas assim fritas numa frigideira, o que torna o crepe francês único é que que combinas uma receita simples, com ingredientes simples para criar uma base deliciosa para todo o género de pratos, desde sobremesas e doces passando por salgados e sandes, para recheios doces comuns tens açúcar e limão, Nutella, frutas frescas, e chantilly. Para os salgados, são populares os crepes recheados de queijo, presunto, cogumelos, espinafres e até frutos do mar. O eu sei que pode soar a cliché mas o limite é mesmo só a tua imaginação. Aliás até podes fazer um bolo de crepes ;D

Crepes são deliciosos acabados de fazer com as bordas ainda ligeiramente estaladiças, como passado umas horas, ganham uma textura mais flexível e esponjosa que eu pessoalmente adoro, por isso nada como partilhar a receita clássica de crepes franceses, claro que noto que existem diversas receitas, até na França existem variações regionais, mas esta receita específica eu já utilizo a anos e sempre saiu 5 estrelas, como também em baixo vou deixar várias dicas, truques e ideias de recheios que podem experimentar com os crepes, esta receita dá para mais ou menos 20 crepes, vamos a isto!

Receita de Como Fazer um Crepe Francês

Como Fazer um Crepe Francês

  • Doses: 5
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Clássica receita francesa de crepes, são um verdadeira prazer para fazer e um ainda maior para comer hehehe.

Ingredientes

  • Farinha – 125gr
  • Manteiga – 40gr (Amolecida)
  • Açúcar – 1 Colher de Chá
  • Leite – 180ml (Meio-Gordo, Temperatura Ambiente)
  • Água – 120ml (Temperatura Ambiente)
  • Ovos – 2 L (Temperatura Ambiente)
  • Sal – Uma Pitada
  • Manteiga – Para Untar

Instruções

  1. Começa por preparar a massa, podes usar para esta parte um copo copo misturador, uma batedeira ou uma varinha mágica, coloca na taça a manteiga derretida, a farinha, o açúcar, o leite, a água, os ovos e uma pitada de sal.
  2. Mistura energeticamente ou bate todos os ingredientes muito bem até obteres uma massa homogénea, bem liquida e cremosa.
  3. Deixar a massa repousar por pelo menos 1 hora. Este tempo de repouso é importante para que a massa fique suave, homogénea e a farinha tenha tempo de absorver todo o liquido.
  4. Vamos agora preparar os crepes, o tradicional em frança é utilizar uma frigideira de crepes (uma crêpière), mas qualquer frigideira larga e plana serve sem problemas.
  5. Unta a frigideira com manteiga, usa um pincel, mas toma cuidado porque queres a frigideira untada (e vais untar entre cada crepe), mas não queres a frigideira cheia de manteiga, logo retira sempre o excesso de manteiga.
  6. Aquece a frigideira em lume médio (nota que se é a primeira vez, vais provavelmente ter de ajustar o teu lume para os crepes cozinharem na perfeição).
  7. Deita uma concha da massa líquida e vais inclinar a frigideira de forma a distribuir a massa pelo fundo da frigideira o ideal é obteres uma camada fina de massa sem nenhuns altos (nota que provavelmente vais ter de ajustar a quantidade, eventualmente vais saber qual é a quantidade ideal ou arranjas uma concha que vai ter sempre a quantidade ideal de massa para a tua frigideira), claro que podes adicionar mais um pouco de massa para cobrir qualquer buraco que tenha ficado.
  8. Cozinha o crepe por mais ou menos 1 minuto até as bordas do crepe começarem a solta da frigideira, verifica com uma espátula se o fundo do crepe está dourado, normalmente mais uns 2 ou 3 minutos.
  9. Depois vira o crepe e cozinha o outro lado do crepe mais uns 2 a 3 minutos até ficar também dourado.
  10. Retira o crepe para um prato (normalmente esta é uma boa altura para provar e ver se a textura e espessura está boa, se precisa de sal, ver se está tudo bem, porque ainda vais a tempo de ajustar a massa).
  11. E volta a repetir os passos, começando por voltar a untar a frigideira com manteiga, repete até não teres mais massa, criando sempre uma bela pilha de crepes.
Dicas e Truques para Crepes Franceses: Tu queres os ingredientes a temperatura ambiente e se possível até peneirar a farinha para evitar grumos, se encontrares grumos passa a massa por um coador para retirar os grumos, como também dar um tempo de descanso a massa, tu queres uma massa final com uma consistência similar a natas.

Usa uma boa frigideira baixa e plana ou idealmente uma frigideira crêpière, unta bem a frigideira entre cada crepe, ajusta o lume parar criar sempre o mesmo resultado. Se os crepes começarem a rachar ou abrir falhas, então estás a adicionar demasiada massa ou tens a frigideira numa temperatura demasiado baixa.

Os crepes normalmente são servidos abertos, em triangulos ou enrolados, podes manter os crepes quentes pondo este num forno pouco quente 50ºC para quando chegar a altura de servir estão todos quentes.

Podes sem problemas guardar os crepes no congelador (por 1 mês) ou no frigorifico (por 2 dias), sempre bem embrulhados, podes re-aquecer numa frigideira quente ou no micro-ondas.

Recheios e Coberturas Doces para Crepes: Açúcar e Limão, Mel, Manteiga e Açúcar, Morangos com Chantilly, Bananas com Nutella, Compotas ou Doces de Fruta, Marmelada ou Goiabada, Frutas vermelhas com açúcar, Maçãs Caramelizadas com Canela, Ganache de Chocolate, Doce de Leite, Creme de Pasteleiro, Leite Condensado Cozido, Frutos Secos, Gelados…

Recheios e Coberturas Salgadas para Crepes: Queijo e Presunto, Manteiga com Alho, Espinafres com Queijo Feta, Cogumelos Salteados, Ratatouille, Caprese (Tomate, mozzarella e manjericão), Salmão fumado com Queijo Creme e Cebolinho, Frango Desfiado com Bechamel, Bolonhesa (Carne com Molho de Tomate), Ovos Mexidos ou Estrelados com Bacon, Creme de Queijo, Mostarda com Mel, Pesto, Guacamole…

O que não faltam são fantásticas receitas de crepes aqui pelo Iguaria! ;D

Esta receita de Como Fazer um Crepe Francês foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 1100 kcal・Gorduras: 70 g・Hidratos de Carbono: 130 g・Proteínas: 20 g

Deixa o teu comentário :)

Batatinhas Cozidas e Assadas

Porco Estufado com Batatinhas a Murro