in

Porco Estufado com Batatinhas a Murro

HA eu fiz este prato para um amigo meu que passava todos os dias a almoçar basicamente bifanas ou bifes… primeiro carne todos os dias é um pouco… bem pouco equilibrado nutricionalmente, o melhor é sempre diversidade, quanta mais diversa for a tua alimentação, melhor! E no caso da carne, nada como comer, umas quantas vezes por semana, não todo o santo dia, de qualquer forma o meu choque era mais pela falta de imaginação, o rapaz consegue até cozinhar, não tem é vontade de descobrir ou experimentar coisas novas, por isso aqui vai o Hugo mostrar que por vezes cozinhar algo delicioso não envolve perfeição, destreza ou anos de experiencia, não não, por vezes são bons ingredientes e tempero, vai tudo na panela e deixar cozinhar até estar pronto!

Isso lembra-me dos chamados cozidos ou guisados perpétuos, algo que em algumas partes do planeta ainda existem, em especial com pratos mais típicos de uma área, mas isto era algo bem comum de tabernas, hospedarias ou qualquer sitio que fizesse comida com regularidade á uns anos atrás ( tipo tempos medievais, quando as regras de segurança alimentar eram uma fantasia hehehe ;D ), basicamente tinham um grande pote sempre ao lume e iam adicionando ingredientes durante todo o dia/noite, o que cria uma espécie de cozido que está sempre a fazer e sempre a mudar de sabor, porque nunca tiras do lume durante dias, semanas, meses ou até anos, vais sempre adicionando o que tens, por vezes tem frango, outras vezes mais legumes, leva um pouco de chouriço quando não se tem carne e vai andando, mais rico ou mais pobre.

Eu acho que este porco estufado foi criado no mesmo espírito hehehehe, basicamente uns rojões de porco (nacos de porco em cubos) com uns vegetais, cozinhados lentamente, simples, até o meu “truque” de fritar um pouco os rojões antes de cozinhar tudo, é um passo absolutamente opcional, apenas acho que dá um pouco mais de umami á carne e ao molho, eu por acaso tinha vinho branco já aberto e por isso usei vinho branco, mas podes usar vinho, cerveja ou até água com um caldo de carne, é mesmo ao gosto de cada um, vamos então a receita.

Ahhh e as batatinhas a murro, eu servi na mesma altura mas eram restos de outra receita, de qualquer forma incluo aqui também a receita geral, são batinhas assadas, não tem nada que saber, mas se quiseres uma receita mais detalhada, então segue o link, ah e sim o meu colega adorou… como é que não havia de gostar, carninha super tenra e saborosa :D Agora se aprendeu alguma coisa… hahaha vamos a isto!

Receita de Porco Estufado com Batatinhas a Murro

Porco Estufado com Batatinhas a Murro

  • Doses: 4-8
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita bem simples de nacos de porco estufados bem temperados e cozinhados lentamente até a carne ficar super tenra e deliciosa, uma receita boa para experimentar em casa.

Ingredientes

  • Carne de Porco – 500gr (Rojões de Porco)
  • Cebola – 1
  • Cenoura – 1
  • Alho – 6 Dentes
  • Chouriço – Um Naco (+/- 30gr)
  • Batatas Novas – +/- 1 kg
  • Vinho Branco – 2 Copos
  • Azeite – Uns Fios
  • Massa de Pimentão – 1 Colher de Chá
  • Molho de Soja – Opcional
  • Paprika – Uma Pitada
  • Tomilho – Uma Pitada
  • Oregãos Secos – Uma Pitada
  • Pimenta Caiena – Uma Pitada
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Podes começar por preparar as batatas é super simples, lavas as batatas e coze estas com a casca numa panela com bastante água e uma pitada de sal, até as batatas ficarem tenras, mais ou menos uns 15 minutos (podes ver espetando um garfo ou faca, se este entrar facilmente na batata então esta está cozida), retira as batatas da água.
  2. Pré-aquece o forno a 180ºC e prepara um tabuleiro forrado de papel anti-aderente, dispõe as batatas no tabuleiro e dá um pequeno murro em cada batata só o suficiente para quebrar bem a pele e expor o exterior de cada batata (não é preciso andares aos murros, as batatas estão cozidas, também se não quiseres dar murros, uma pancada gentil com um rolo de massa também dá sem problemas), tempera cada batata com um fio de azeite, sal e pimenta.
  3. Quando forno estiver quente, leva as batatas ao forno, nota que estas já estão prontas a comer, logo só levas ao forno para secar e dourar/gratinar um pouco não é para cozinhar as batatas, uns 5/8 minutos chegam, retira do forno e estão prontas a servir, também podes fazer esta parte no forno mais perto da altura de servir as batatas com o estufado de porco!
  4. Agora para o porco, começa por cortar os rojões de porco em cubos pequenos, fazes isto para a carne cozinhar por igual e para cozinhar mais rapidamente, normalmente se eu fosse usar a panela de pressão este passo era opcional, mas para cozinhar devagarinho ao lume, é melhor cortar a carne um pouco mais pequena.
  5. Tempera os rojões de porco com 2 dentes de alho picados, massa de pimentão, paprika, tomilho, oregãos secos, sal e pimenta, deixa de parte enquanto preparas o refogado.
  6. Numa panela com um fio de azeite em lume médio, junta a cebola fatiada fininha, 4 dentes de alho, cenoura e chouriço (se possivel retira a pele do chouriço), frita até a cebola ficar bem dourada, depois retira da panela.
  7. Adiciona mais outro fio de azeite no fundo da panela, aumenta o lume e junta a carne, vais fritar esta um pouco até a carne ficar dourada, não estás a cozinhar a carne, apenas a tostar o exterior, isso vai dar mais aroma a carne e ao caldo, de notar que não queres tanto queimar a carne como fundo.
  8. Retira a carne e o fundo da panela deve ter um pouco da carne e tempero preso no fundo, isso é o ideal, agora vais fazer um deglace, basicamente usar um líquido, neste caso vinho branco, para soltar todos esses aromas que ficaram presos no fundo da panela, estes vão enriquecer o molho da carne, é só deitar o vinho e pôr num lume médio, mexendo sempre o fundo da panela, vais ver que aos poucos tudo o que estiver agarrado no fundo vai soltar.
  9. Agora volta a junta a carne e refogado de legumes a panela, tempera com um pouco de sal e pimenta, se necessário adiciona um pouco mais de vinho (olha para a foto, é mais ou menos aquela quantidade de líquido que queres).
  10. Tapa e deixa cozinhar em lume médio/baixo por 1h30 a 2h, de tempos em tempos vai abrindo a tampa, mexendo e vendo se a carne já está tenra e se é preciso adicionar um pouco mais de liquido.
  11. Quando estiver perto de estar tudo tenro, prova a retifica de temperos, por esta altura eu normalmente adiciono um pouco de pimenta caiena e pimenta só para dar um pequeno toque apimentado e se faltar um pouco de sal junto um fio de molho de soja ou sal, deixa cozinhar mais uns minutos e já está, pronto a servir por cima das batatinhas a murro, bom apetite!

Notas: Normalmente encontras batatas novas nos frigoríficos dos supermercados. A carne depois de feita, pode ser congelada e descongelada sem problemas nenhuns, também esta é uma boa base para recheio de rissois de carne ou croquetes.

Esta receita de Porco Estufado com Batatinhas a Murro foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 3500 kcal・Gorduras: 180 g・Hidratos de Carbono: 400 g・Proteínas: 250 g

Deixa o teu comentário :)

Como Fazer um Crepe Francês

Cerveja Strela Kriola