in ,

Bolo Húmido com Calda de Laranja

Aqui está um género de bolo que eu adoro, basicamente vais fazer um belo bolo bem seco de laranja que depois vais reforçar cobrindo este e deixando o bolo embeber numa calda de laranja, como o bolo é denso e seco este vai absorver a calda, criando um bolo fofo super húmido que continua húmido por vários dias, fantástica receita e super simples de fazer!

Como é um bolo que leva uma calda por experiência própria o melhor é sempre usar uma forma retangular ou forma de pão, porque assim o bolo vai ter uma base melhor, se usares uma forma redonda arriscas ao centro do bolo absorver demasiada calda e começar a desfazer quando fores a cortar.

É importante também cobrir a forma de papel vegetal ou papel anti-aderente, porque depois de receber a calda o bolo fica mais frágil e logo mais difícil de tirar intacto da forma, o papel anti-aderente resolve com facilidade esse problema e desenformas facilmente e perfeito como podes ver nas fotos.

Receita de Bolo Húmido de Laranja com Calda

Ingredientes

Bolo de Laranja

  • Farinha – 180gr
  • Açúcar – 180gr
  • Manteiga – 110gr
  • Leite – 4 Colheres de Sopa
  • Laranja – 1 (Raspa Fina)
  • Ovo – 2
  • Manteiga – Para Untar

Calda de Laranja

  • Laranja – 1 (Casca)
  • Laranja – 2 (Sumo)
  • Açúcar – 75gr

Instruções

  1. Prepara um forno a 180ºC, unta uma forma retangular com manteiga, depois cobre o fundo e os lados com papel vegetal, deixa a forma de parte.
  2. Junta todos os ingredientes do bolo numa taça, bate tudo bem até obteres uma massa suave e fofa.


  3. Deita esta na forma e leva ao  forno por uns 45 minutos até o bolo estar perfeitamente cozinhado, pica com um palito no meio se o palito sair seco então o bolo está pronto, retira do forno e deixa arrefecer um pouco.

  4. Enquanto o bolo cozinha, vais cortar a casca de uma laranja em juliana (tirar finas e compridas), deita estas num pequeno tacho e cobre com o sumo de duas laranjas e o açúcar, deixa cozinhar em lume brando, para criar uma calda fraca, não fervas e não cozinhes demasiado, só o suficiente para dissolver bem o açúcar.
  5. Por fim com o bolo já morno, pica o topo todo desde com um palito e por fim deita a calda quente por cima aos poucos deixando o bolo absorver antes de deitar mais até não teres mais calda, deixa a casca em juliana por cima.

  6. Deixa agora o bolo arrefecer completamente e depois desenforma e está pronto a servir, bom apetite!




Deixa o teu comentário :)

Dicas e Truques com Peras

Salada Cremosa de Couve e Pepino