Eu sei chega a Dezembro e é só receitas de Natal hahaha, para hoje é Rabanadas em Vinho Tinto, mas podes fazer exatamente a mesma receita com vinho branco sem problemas, também conhecidas por fatias paridas com vinho, são rabanadas numa calda doce com vinho tinto, esta receita é bem comum no norte de Portugal.
Na generalidade qualquer rabanada em calda tem pontos positivos e negativos, positivo é que fica mais tenra e dura mais tempo, ninguem gosta de uma rabanada seca e dura, o negativo é que por vezes podem ficar moles e vão perder o estaladiço se forem rabanadas frescas, também neste caso especifico ao contrário de uma calda de mel, limão, etc o vinho tinge as rabanadas, eu ponho só um pouco da calda para as fotos, mas passadas umas 12 horas elas vão ficar roxas, o sabor é delicioso mas algumas pessoas não gostam do visual, só estou a avisar, se isso não soa bem… aqui pelo Iguaria não faltam receitas de rabanadas para escolheres, um pouco para toda a gente, vamos a receita!
Receita de Rabanadas de Vinho com Nozes
Rabanadas de Vinho com Nozes
Receita tradicional portuguesa de rabanadas servidas com uma calda doce de vinho tinto.
Ingredientes
- Pão de Rabanadas – 8 Fatias (+/- 300gr, Cortadas na Diagonal)
- Leite – 1 litro (Gordo)
- Limão – 1 Casca
- Ovos – 4 L
- Canela – 2 Paus
- Óleo para Fritar – O Suficiente (Usei Óleo de Girassol)
- Vinho Tinto – 300ml (Um Bom Tinto do Douro hehehe)
- Açúcar – 110gr
- Nozes – A Gosto (+/- 80gr)
Instruções
- Como quaisquer rabanadas tens de começar com pão bem seco, pelo menos 2 dias a secar, mas o melhor é 3 dias, se queres secar mais rápido corta o pão em fatias na diagonal (para ficares com umas belas rabanadas), assim o pão vai secar mais rapidamente.
- Passados os dias e quando estiveres pronta para fazer as rabanadas, corta o pão em 8 fatias com 2 dedos de grossura, se ainda não fizeste.
- Aquece o leite sem ferver com uma casca de limão e um pau de canela, depois de quente deita numa taça larga.
- Bate os ovos e deita estes noutra taça.
- Deita óleo numa frigideira larga aquece num lume médio alto, até estar quente (podes pôr um pouco de pão quando este começar a borbulhar então o óleo está no ponto ou podes pôr uma colher de pau se esta começar a borbulhar então o óleo está no ponto).
- Passa então o pão pelo leite quente, deixa o pão absorver o leite, vira o pão, retira a fatia de pão e deixa esta escorrer um pouco na tua mão, depois passa pelo ovo batido escorre um pouco e deita no óleo quente, frita ambos os lados até ficar bem dourada.
- No meu caso dá para fritar 3 rabanadas de cada vez, repete até não teres mais pão, quando estiver dourado retira para papel de cozinha.
- Para a calda leva ao lume o vinho tinto, com o açúcar e um pau de canela, deixa este cozinhar e reduzir, deixa o álcool evaporar e formar uma calda liquida, prova e quando tiver a consistência ao teu gosto retira do lume e deita por cima das rabanadas.
- Serve as rabanadas com com umas nozes por cima, bom apetite e Feliz Natal.
Esta receita de Rabanadas de Vinho com Nozes foi criada inicialmente no Iguaria.com.