in

Pudim de Ovos

iguaria-pudim-de-ovos

Simples de fazer e delicioso, muito tradicional pela altura do Natal ou como sobremesa.

Um pudim de ovos é uma mistura simples de leite, ovos e açúcar que é cozinhado lentamente em banho-maria no forno.

Receita de Pudim de Ovos

Ingredientes

 

 

Instruções

  1. Começa por preparar o caramelo, numa panela põe o açúcar em lume baixo, deixa o açúcar derreter e começar lentamente a mudar de côr para amarelado, quando atingir esse ponto acrescenta a água a escaldar.
  2. Mexe um pouco e deixa a calda engrossar, eu gosto do meu caramelo fraco, por isso quando começar a passar do amarelo para o castanho escuro, eu retiro do lume e despejo para dentro da forma de pudim, tentando cobrir os lados da forma, se a calda estiver boa ela vai pegar bem.
  3. Agora tratas do pudim de ovos, põe os ovos numa batedeira e bate bem, depois acrescenta o açúcar e bate um pouco mais até ficar bem incorporado, a seguir acrescenta o leite e uma colher de sopa de limão e bate até teres um liquido homogéneo.
  4. Deita o preparado na lata de pudim com tampa (ou uma forma de castelo que depois vais fechar com película aderente e depois prata por cima, a película aderente não vai derreter, mas vai manter a temperatura e vapor).
  5. Põe uma grande taça ou pirex com água e põe nesta a lata ou forma com o pudim, para cozer o pudim em banho-maria, isto cria uma temperatura mais consistente e suave, ideal para cozer um pudim, o forno deve ser pré-aquecido a 160ºC, deve demorar uns 40 a 50 minutos a ficar pronto, experimenta espetar com um palito ou faca, se esta sair limpa então o pudim está pronto.
  6. Retira do lume e deixa esfriar pelo menos 1 hora antes de desenformar ou ir ao frigorífico.

Dicas: Claro que podes saltar o caramelo e usar caramelo já feito, no entanto eu pessoalmente acho o caramelo já feito demasiado forte eu prefiro um caramelo mais fraco e doce, logo prefiro fazer eu mesmo.

Se o pudim estiver cheio de buracos ou a esfarelar então ele foi demasiado cozido, se o pudim estiver acastanhado então o caramelo era demasiado fraco e misturou-se com o pudim.

Informação Nutricional

Doses: 4・Tempo: 80 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 2208 kcal・Gorduras: 43 g・Hidratos de Carbono: 408 g・Proteínas: 57 g

4 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Não, o pudim é o doce denso, se separares arriscas a ficar um doce mais fofo ou os ovos não cozinharem por igual, por exemplo um souffle separa-se as claras das gemas e por isso ficas com um creme super fofo e leve, no caso do pudim queres denso, logo usa-se só gemas ou usa-se os ovos inteiros :D Espero que tenha sido uma boa resposta e Feliz Natal!

  1. Qual é mais gostoso de leite condensado ou de ovos? Sou brasileira e não conheço esse pudim de ovos, mas como vi em sua matéria ser um doce tradicional fiquei curiosa em experimentar!

    • Humm eu diria que o pudim de ovos é mais denso como se fosse uma omelete doce dura, é delicioso mas é um doce mais temperamental, eu diria que 1 em cada 3 pudim de ovos que faço não saem perfeitos ou cozem demasiado e ficam cheio de bolhas dentro, ou não caramelizam o suficiente e fica mais mole, depende de muitas coisas para sair perfeito, incluindo a qualidade dos ovos, um pudim com leite condensado/creme de leite/natas tende a ser um pudim mais cremoso e mais mole, mas também é um pudim mais simples de fazer e que dá uma maior margem para ficar perfeito pode ficar um pouco mais no forno e não depende tanto nos ovos para sair bem bom, mais ou menos é essa a diferença, também um pudim de ovos é mais tradicional por isso acaba por ser aparecer mais vezes durante épocas festivas, tipo Páscoa e Natal, os outros pudins aparecem mais durante o resto do ano, pelo menos por Portugal!

      Como extra a minha avó é do Norte e o pudim de ovos dela é similar a um pudim de abade de priscos, isto é um pudim super SUPER forte, estamos a falar de um pudim que só leva gemas umas 20 gemas ou algo assim ridículo com uma calda com banha de porco, açúcar e vinho do porto, é absolutamente delicioso, é um pudim pequeno mas super intenso talvez um pouco demasiado até para o meu dente doce! :D Mas aqui entre nós nada como experimentar e ver se gostas! Até a próxima!

Deixa o teu comentário :)

Fatias Douradas

Bacalhau com Natas Caseiro