in ,

Pêras Bêbadas com vinho do Porto

Peras-Bebadas-Vinho-Porto

Um daqueles doces tradicionais portugueses, simples de fazer e delicioso, também é uma boa forma de reutilizar vinho que não seja assim tão saboroso.

Para fazeres estas peras cozidas em vinho, precisas basicamente de peras, de vinho tinto, vinho do porto, açúcar e pau de canela.

Receita de Pêras Bêbadas com vinho do Porto

Ingredientes

Instruções

  1. Tu queres uma peras ainda duras, não maduras, senão o resultado final não fica bom, demasiado verdes também não porque depois não tem sabor dentro, para o vinho tinto escolhe o que quiseres, para o vinho do porto eu fui por o Porto Senhora do Convento 2003 mas qualquer Porto ruby acho que fica bem!
  2. Vais começar por descascar as peras, deixa o pau e um bom truque é cortar a base, assim quando for altura de apresentar ou comer as peras vão ficar em pé :) depois de descascar passa as peras pelo sumo de limão só para impedir estas de descolorar.
  3. Agora num tacho junta todos os ingredientes e leva a um lume médio, para cozer, claro que o tempo depende do tamanho das peras e da sua maturação, mas vai cozendo e virando para cozerem por igual, deve demorar uns 20 a 30 minutos, espeta com uma faca afiada para veres se está pronto se entrar sem nenhuma resistência então está pronta e cozida.
  4. Eu neste caso como achei que o liquido da cozedura estava um pouco fraco, eu retirei as peras e deixei o liquido reduzir mais um pouco até ficar ao meu gosto e consistência, retirar o pau de canela e despejar sobre as peras.
  5. Podes servir morno ou frio, sabe bem das duas maneiras.
    Peras-Doces-Vinho-Porto

Nota: Neste caso é comum não beber todo o caldo, por isso em termos dos valores nutricionais é bem capaz de estar mais baixo :)

Informação Nutricional

Doses: 4・Tempo: 35 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 783 kcal・Gorduras: 1 g・Hidratos de Carbono: 151 g・Proteínas: 3 g

14 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Estou seguindo sua receita e espero que esteja pronto em 15 minutos. Estou mexendo as pêras
    Para que fiquem por igual… informo depois como ficou. Grato

    • Boa! Podes sempre espetar nas pêras para ver se estas já estão cozidas completamente! Espero que gostes :)

    • Olá Maria, pois se calhar o meu português não foi o melhor nesta receita, mas está na receita… ie “Agora num tacho junta todos os ingredientes e leva a um lume médio” esta é uma receita deliciosa mas não é uma receita muito complicada, basicamente é juntar tudo, mexer e levar ao lume a cozer :) obrigado pelo comentário e bons cozinhados huhummm ;D uhhh e podes trocar as pêras por maçãs reinetas, também fica fantástico!

  2. Fiz a receita em casa e ficou perfeita, obrigada, só uma pergunta o caldo ficou um pouco espesso, o que é que eu podia fazer para tornar mais liquido?

    • Olá, ainda bem que gostaste, bem podes sempre adicionar um pouco de água quente, visto que ficou espesso porque a água evaporou, podes também cozinhar um pouco mais de vinho a parte com um pouco de açúcar para adicionar mais tarde especialmente se fizeste muitas pêras e depois já não tens mais caldo.

      Agora ao fazer, se calhar as peras que tinhas eram demasiado verdes ou demasiado grandes e por isso precisaram de um pouco mais de tempo para cozinhar e ficarem tenras e com isso o caldo reduziu demasiado, eu normalmente a meio da cozedura vou ver como estão as peras e como está o caldo, regar um pouco as peras com o caldo e se achar que está a reduzir demasiado adicionar um pouco mais vinho (assim este tem tempo de cozinhar) e claro não adiciones vinho depois das peras estarem cozidas isso só vai estragar o caldo, até a próxima!

    • São uma delicia e nem tem de ser com vinho do Porto, só com vinho tinto também fica excelente, e podes usar maçãs ou maçãs reinetas também, especialmente se compraste demasiada fruta, e como estás a cozinhar o alcool, no fim não tem nenhum alcool ou tão pouco que não tem problema servir também para a criançada, eu adoro! :D

  3. Queria para amanhã ao almoço, mas amanhã não vou ter tempo de fazer… Posso fazer hoje à noite, e amanhã estão boas na mesma?

    • As pêras bêbadas aguentam a vontade 2 ou 3 dias numa embalagem hermética no frigorífico, a calda é doce e a fruta está cozinhada por isso não vai estragar, e se não cozinhares demasiado a fruta ela vai fica com um boa textura uns dias sem problemas, aliás eu gosto bastante de comer no dia seguinte, ahhh e não recomendo re-aquecer depois de feitas, aliás porque elas são boas é frescas ou naturais ;D Até a próxima e bons cozinhados!

Deixa o teu comentário :)

Pimentos Padrão

Bolonhesa de Carne com Soja