in ,

Bolonhesa de Carne com Soja

Bolonhesa-de-Soja

Aqui vai uma das minhas especialidades (durante uns anos fui vegetariano e soja era um dos ingredientes usado quase todos os dias), esta é uma variação com carne picada de vaca e soja granulada, mais tarde publico uma só de soja, mas esta variação não só é deliciosa, mas a soja não só ajuda a render mais bolonhesa mas torna o prato mais leve que usando só a carne picada e mais saudável (soja tem menos gordura e mais proteína).

Para este prato ficar mesmo bom o melhor é hidratar e temperar a soja granulada um dia antes, assim esta fica mesmo suave quando for cozinhada.

O sabor de soja granulada é de cartão com a textura de esponja :D por isso o truque para soja granulada saborosa é hidratar e temperar bem, isso faz muita diferença no resultado final :)

Receita de Bolonhesa de Carne com Soja

Ingredientes

Instruções

  1. Vamos começar por temperar muito bem a soja, de preferência no dia anterior, começa por aquecer água, o suficiente para cobrir a soja, junta um pouco de sal, de azeite, uma colher de sopa de massa de pimentão, uma pitada de alho seco e pimenta, cobre o copo o taça onde juntaste tudo com película aderente e leva ao frigorífico de um dia para outro (se não tiveres tempo, uns 30 minutos é o suficiente para hidratar bem a soja).
  2. Quando for altura de fazer numa frigideira larga, põe um fio de azeite seguido da cebola picada e uma pitada de sal e deixa refogar até a cebola ficar transparente.
  3. Depois pica o alho e deixa o alho caramelizar um pouco, enquanto o alho cozinha com a cebola tempera a carne picada com um pouco de sal e pimenta e leva esta a frigideira para cozinhar, tu queres que a carne caramelize um pouco também.
  4. Quando a carne estiver bem tostada (não precisa de estar completamente cozinhada), tira a soja do frigorífico e junta esta com o liquido na frigideira e deixa cozinhar, soja precisa de tempo para apurar, por isso baixa para lume médio/baixo e deixa cozinhar bem uns 20 minutos.
  5. Agora vamos adicionar uma pitada de pimenta cayenne, pimentão doce, oregãos, pimenta, pasta de tomate, molho worcestershire e o tomate pelado em cubos com o liquido da lata, mexe e deixa cozinhar uns 30 a 40 minutos em lume brando.
  6. Quando faltar uns 15 minutos faz um esparguete ou outra massa, é só aquecer bastante água numa panela com uma pitada de sal e um fio de azeite, deita o esparguete quando a água estiver bem a ferver e deixa cozer o que o tempo que o pacote recomenda.
  7. Depois retira o esparguete e escorre bem, depois podes deitar uma noz de manteiga, margarina ou azeite.
  8. Prova a bolonhesa e retifica temperos, com sal e pimenta, depois serve com uma pitada de coentros ou parmesão por cima, bom proveito! :)
    Bolonhesa-de-Tomate-e-Soja

Nota: Não inclui nos dados nutricionais o esparguete ;D

Informação Nutricional

Doses: 2・Tempo: 100 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 1074 kcal・Gorduras: 62 g・Hidratos de Carbono: 35 g・Proteínas: 95 g

Deixa o teu comentário :)

Pêras Bêbadas com vinho do Porto

Caril de Coco com Frango