in

Como Fazer Bolo Rainha

Como podem ver este bolo rainha está demasiado perfeito para ter sido feito por mim, hehehe não, este foi encomendado e mesmo que eu vou pôr uma excelente receita de bolo rainha em baixo para quem calhou neste artigo á procura de uma receita ou podem simplesmente procurar bolo rei ou rainha aqui no Iguaria, não temos falta de boas receitas, este artigo é um pouco mais uma série de truques e dicas em relação ao Bolo Rei e Rainha.

Dicas e Truques com o Bolo Rainha e Rei

Hidrata as Frutas Secas em Vinho do Porto – Humm bem podes hidratar com outras coisas como chá, água, etc mas todos sabemos que tudo fica melhor com Vinho do Porto e hidratar frutas secas como passas garantes que estas estão sumarentas depois de assadas.

A Massa de um Bolo Rainha é de um Pão Rico – Pode chamar-se um bolo mas não é e como tal é uma massa mais temperamental, o ideal vai ser sempre usar bom fermento de padeiro de uma padaria (em vez de fermento biológico comercial) e dar-se o tempo necessário para a massa levedar, se a massa não levedar bem e não duplicar de tamanho, então pronto já não se tem um bolo rei decente, podes fazer uns  mini bolinhos mas já não vai ser a mesma coisa.

Passa os Frutos Secos por um pouco de Farinha antes de Adicionar na Massa – Sim passa estes e sacode bem antes de adicionar os frutos secos na massa, isso vai ajudar estes a ficarem onde estão na massa, porque se a massa for ligeiramente mais húmida (o que não é necessariamente uma coisa má) existe a possibilidade dos frutos secos afundarem todos para o fundo do bolo.

Ao Assar Adiciona uma pequena taça com Água ao Forno – Isso vai criar um pouco de vapor no forno e ajudar a hidratar um pouco o bolo enquanto este coze e impedir esta de secar demasiado o que é habitual neste género de massa.

Um Bolo Rainha e Rei tem de ser Bonito – Podes fazer a melhor massa a face do planeta mas se não tiver a decoração por cima não é um bolo rei ou rainha a sério, normalmente a dicar é torrares com frutos secos por cima e pincelado de gema e depois cozido adicionar os fios de ovos, doce de gila e pincelar tudo com uma geleia ou calda para dar brilho e doçura ao exterior do bolo.

Podes Sempre Comprar – Existe uma razão porque a maioria das pessoas compra um bolo rainha ou rei, se queres um decente vais encontrar nas boas padarias e pastelarias se queres um ok, podes encontrar em qualquer supermercado, a razão é porque não só é um bolo que dá trabalho a fazer mas é também temperamental, logo comprar é boa ideia e não quer dizer que estás a escolher um bolo comercial.

Se queres um Bom Bolo Encomenda – Porque se queres um bolo bem feito e ao teu gosto vai ser sempre um pouco mais caro mas é sempre uma melhor escolha, mais vale encomendar um que comprar um já feito e um bolo rei ou rainha é essencial na mesa de Natal, também tens a possibilidade de adicionar frutos secos ou retirar coisas que não gostes, podes pedir uma massa mais alta ou um bolo mais baixo.

Se Não vais Comer Congela – Um Bolo Rei e Rainha aguenta bem uns 3 ou 4 dias até começar a ficar ressequido, mas não tens de deixar isso acontecer, passado 2 dias, corta o bolo e congela, depois quando quiseres comer, só tens de descongelar ou torrar e tens uma deliciosa fatia de bolo.

Receita de Bolo Rainha

Bolo Rainha

  • Doses: 20
  • Dificuldade: Difícil
  • Imprimir

O Bolo Rainha é uma versão mais simples e normalmente sem frutas cristalizadas do tradicional Bolo Rei.


Esta receita de Bolo Rainha de Natal foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Ingredientes

  • Farinha – 500gr
  • Leite – 100ml (Morno Meio Gordo)
  • Fermento Fresco – 5gr
  • Manteiga – 100gr
  • Açúcar – 175gr
  • Ovos – 3
  • Gema – 1
  • Laranja – 1 (Raspa)
  • Limão – 1 (Raspa)
  • Frutos Secos – 300gr (Mistura)
  • Doce de Gila – A Gosto
  • Geleia – A Gosto
  • Cerejas Cristalizadas – A Gosto
  • Aguardente – 1 Cálice
  • Sal – A Gosto

Instruções

  1. Dissolve o fermento com o leite morno, depois adiciona 1 cálice de farinha, mistura e deixa levedar uns 20minutos.
  2. Bate a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, depois sempre batendo adiciona os ovos um a um.
  3. Adiciona a raspa de laranja e limão, com o fermento, restante farinha e sal, amassa até obteres uma massa bem macia.
  4. Adiciona então a aguardente e os frutos secos picados grosseiramente, volta a amassar até a massa voltar a formar, cria uma bola e deita numa taça grande, cobre com um pano e deixa a levedar por 1hora e meia ou até a massa dobrar de tamanho.
  5. Agora divide a massa em duas partes e cria duas coroas, pincela com ovo batido e decora com frutos secos, cobre com o pano e deixa levedar mais uns 30 minutos enquanto o forno pré-aquece a 180ºC.
  6. Leva os bolos ao forno por uns 35 minutos até ficarem bem dourados, retira do forno, deixa arrefecer um pouco, depois adiciona o doce de gila e cerejas e por fim pincela tudo com a geleia e já está, bom proveito!

Informação Nutricional

Calorias: 6014 kcal・Gorduras: 263 g・Hidratos de Carbono: 687 g・Proteínas: 140 g

4 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Hahaha eu gosto de ambos mas também acho que o bolo rainha é um pouco mais rico e o bolo rei acabo por tirar algumas das frutas cristalizadas para não ficar demasiado doce. Até a próxima.

  1. Nunca fiz mas é delicioso, tanto o bolo rei e o rainha são todos uma delicia, agora os bolos mais modernos tipo bolo rei de chocolate, isso já não é a mesma coisa.

    • Eu também prefiro mais os clássicos, mesmo que hoje em dia também tens o bolo rei escangalhado e o bolo rei trança esses também são bem bons! Obrigado pelo comentário!

Deixa o teu comentário :)

Bolo Inglês de Frutos Secos

Dicas para a Mesa de Natal