Para a mesa de Natal nada como um queijo bem gratinado, não só a receita é super simples mas sempre é uma forma mais acolhedora e deliciosa de apresentar queijo, este vem quentinho e mole, servido com torraditas e pão, é um petisco delicioso e uma verdade iguaria.
Também por esta altura é normal ter o forno quente para fazer um ou outro assado de Natal, por isso nada como aproveitar e adiciona pão e este queijo ao forno já quente.
Receita de Queijo Gratinado de Natal
Ingredientes
- Queijo Brie – 1 (Pequeno +/- 250gr)
- Pimento Vermelho – 1 (Já Assado)
- Oregãos – Uma Pitada
- Tomilho – Uma Pitada
- Pimenta – Uma Pitada
- Azeite – Uns Fios
Instruções
- Deita o queijo numa pequena taça que possa ir ao forno com uma faca corta e retira o topo do queijo, adiciona fatias de pimentos assados por cima cortados fininhos.
- Tempera com uma pitada de oregãos, tomilho e pimenta seguido de uns fios de azeite, leva a um forno a 180ºC até o queijo ficar bem derretido e quente e já está, servir com torradas ou pão torrado.
Dica: Podes também usar outros tipos de queijos similares como queijo camembert ou queijo cornish. Podes também adicionar malaguetas ou molho picante para dar um toque apimentado ao queijo.
Ficha da Receita
Queijo Gratinado de Natal
Delicioso queijo gratinado levado ao forno com uma pitada de pimentos assados com ervas aromáticas, perfeita para a mesa de Natal.
Ingredientes
- Queijo Brie – 1 (Pequeno)
- Pimento Vermelho – 1 (Já Assado)
- Oregãos – Uma Pitada
- Tomilho – Uma Pitada
- Pimenta – Uma Pitada
- Azeite – Uns Fios
Instruções
- Adiciona o queijo a uma taça, corta o topo e adiciona o pimento, tempera com o tomilho, oregãos, pimenta e uns fios de azeite leva ao forno a gratinar e aquecer até ficar tudo bem mole e quente, bom apetite!
Informação Nutricional
Calorias: 1021 kcal・Gorduras: 72 g・Hidratos de Carbono: 51 g・Proteínas: 59 g
Bom caro Hugo,
Gostaria de saber acha que se pode fazer esta receita com um queijo da serra da estrela, e/ou é um “crime” utilizar um queijo tão bom para ir ao forno… :)
Cumprimentos e obrigado.
Carlos Ferraz
Bem, a regra de ouro é que se vais cozinhar o ingrediente, usar um ingrediente que tenha muitas características e aromas sensíveis ao calor que vais “desperdiçar” o ingrediente, o que tem algo de verdade, e eu sigo essa regra… na generalidade, mas tenho 2 grandes senãos:
Primeiro se vais usar por exemplo vinho para cozinhar uma carne e como é para cozinhar vais escolher um vinho barato/rasca, será que vais criar um belo prato? Se adicionas maus ingredientes vais ter maus resultados, não quer dizer que deves cozinhar sempre com garrafas de 20 euros, mas existem bons vinhos de 3 euros, perfeitos para cozinhar, no meu caso muitas vezes é o que tenho já aberto e sim eu provo sempre o vinho antes de adicionar no cozinhado! Digo vinho, queijos, mel, etc
Segundo é que tens de cozinhar com o que tens e o que queres, lá porque existem boas dicas, conselhos e procedimentos a seguir, isso é tudo importante, não vamos andar a comer galinha crua ou a não lavar as mãos, mas se queres experimentar adicionar chocolate num molho de tomate ou pasta miso numa sopa, porque não? Só vais descobrir coisas novas experimentando, um verdadeiro crime na cozinha é fazer sempre a mesma coisa…
Agora em relação a esta receita eu era capaz não usar um queijo da serra mais porque é um queijo super amanteigado, não sei se ele não vai derreter demasiado no calor, mas se fizeres assim numa tacinha acho que não tem grande problema, vai ficar mais liquido mas também isto é para mergulhar pão e torradinhas, agora o importante é que coisas combinam com um queijo da serra, eu não ia pelo mel ou doces seria um pouco doce sobre doce, se calhar cogumelos, pimentos, alho… muito alho e um pouco de picante, mas nada como experimentar! Obrigado pelo comentário e até a próxima.