Quando falei das tradições de Natal de cada região de Portugal, só aparece uma sopa de Trás-os-Montes as ilhas dos Açores, uma clássica canja de galinha, e porque não é deliciosa e aquece bem a alma em especial numa noite fria.
Neste caso eu usei uma Galinha do Campo, o que cria uma canja um pouco mais rica, eu também cortei um pouco na gordura porque é como eu gosto as minhas canjas, o resultado final é suave, intenso e delicioso, para retirar a gordura eu primeiro criei um caldo de galinha, que levei ao frigorífico, assim a gordura teve tempo de assentar e eu posso ajustar quanta gordura eu quero na minha canja, claro se não estás virado para ai e queres um canja super rica, então salta a parte onde levo o caldo ao frigorífico, ou retira o caldo e usa este na sua totalidade sem remover nada da gordura, vamos a receita!
Receita de Canja de Galinha do Campo
Canja de Galinha do Campo
Clássica receita portuguesa de canja de galinha do campo, uma entrada perfeita para a ceia de Natal.
Ingredientes
- Galinha do Campo – 1
- Alho – 1 Dente
- Cenoura – 1
- Massinha Pevide – 50gr
- Mangericão – 2 Folhas (Opcional)
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Desfaz a galinha do campo, retira as pernas, asas e peitos, guarda estes no congelador ou usa para outra refeição, não é preciso ser muito preciso nos cortes, porque os restos da carne da galinha que ficarem presos na carcaça, vão ser o frango que vamos usar na canja.
- Separa as asas e junta estas, a restante carcaça e peles da galinha numa panela grande em lume médio, sem nada, frita um pouco só para ganhar um pouco de côr.
- Junta então água até cobrir tudo, deixa cozinhar por uns 30 minutos, vai ficando de olho e retirando a espuma e impurezas da superfície do liquido.
- Passado uns 30 minutos, retira do lume e escorre passado por uma grelha fina ou passador fino o liquido, para uma embalagem hermética que possa ir ao frigorífico.
- Deixa a carcaça arrefecer e retira toda a carne das assas e da carcaça, podes juntar esta ao caldo (já que vais fazer canja), eu normalmente guardo a parte se vou fazer 2 preparados diferentes.
- Quando for altura de preparar a canja, retira o caldo de galinha, vais notar que no topo a gordura do caldo condensou e criou uma banda de gordura, de acordo com o teu gosto retira o que achares que é gordura em excesso (eu retirei +/- metade), não é preciso deitares fora, podes usar para outras coisas e claro se provares a canja e achares que precisa de um pouco mais de gordura podes sempre ajustar mais tarde.
- Deita o caldo para uma panela, junta um pouco de cenoura e alho picado, deixa levantar fervura e depois baixa para um lume médio/baixo.
- Junta então a massinha de pevide, esta demora uns 10 a 12 minutos para cozinhar, mas é uma massa perfeita para uma canja porque é bem firme aguenta bem a sua textura numa canja.
- Quando tiver passado uns 8 minutos, junta os restos de galinha, seguido de uma pitada de sal, deixa cozinhar mais uns 2 a 3 minutos, prova e nota se a massa está ao teu gosto, retifica de sal, se achares que a sopa está demasiado doce, junta um pouco de água, se falta aroma, junta um pouco de gordura até estar perfeita!
- Pronta a servir com uma folha de manjericão ou hortelã, bom apetite e Feliz Natal!
Algumas receitas ao fazer um caldo de galinha pedem 1 hora ao lume ou até 2 horas em lume brando, eu já fiz com diversos tempos e nunca notei grande diferença entre uns 30/40 minutos e 2 horas, a não ser que tenha pés de galinha ou algo com mais cartilagem que queres comer, então não faz sentido cozinhar por tanto tempo, aliás só arriscas a estragar alguns dos nutrientes da canja.
Se a galinha veio com miúdos, então podes juntar estes quando fores fazer a canja se gostas de uma canja com miúdos, visto estes não precisarem de muito tempo para cozinhar, ou alternativa podes fazer patê de miúdos de galinha ou o delicioso arroz de miúdos de galinha, tudo coisas boas ;D
Esta receita de Canja de Galinha do Campo foi criada inicialmente no Iguaria.com.
Deliciousss :)
Mesmo hehehe, ontem estava um pouco com o nariz a correr e fiz outra vez canja com massinha de bago uiii ;D E hoje já estou bem melhor hehehe :)
As melhoras! Hoje bem que me sabia essa canja, testei covid, é a primeira vez e sinto me bastante mal. O que eu nao dava por essa canja :)
Então tu é que precisas de melhoras, eu só estou com o nariz entupido! Bem para covid, pelo o que li por alto ter bastante vitamina D, A, C e zinco ajudam bastante, pessoas com níveis baixos de um ou vários destes tiveram mais problemas a ultrapassar a doença, logo exposição da pele ao sol (80% da vitamina D vêm dai), coisas como ovos, atum, salmão, fígado de animais, legumes verdes, cenouras, chocolate preto, frutos secos, laranjas, couve-flor, tomates, batatas com pele, pimentos verdes, são tudo bons alimentos ricos em um ou vários destes micronutrientes e bem mesmo não façam nada em relação ao covid são sempre alimentos nutricionalmente ricos e isso é sempre positivo para o corpo e para recuperar huhum!!!