Já é o segundo ano seguido que fazemos Sericaia para o nosso Natal, se isso não é uma super recomendação deste doce tradicional Alentejano eu não sei o que é, Sericaia é um doce algo entre um bolo e um pudim, tipicamente servido com ameixas de Elvas em calda, mas podes servir com outro doce ao teu gosto ou simples é deliciosa, vamos então a receita!
Receita de Sericaia Alentejana
Ingredientes
- Ovos – 6
- Açúcar – 250gr
- Farinha – 75gr
- Leite – 500ml (Gordo)
- Canela – 2 Paus
- Limão – 1 Casca
- Canela – A Gosto (Em Pó)
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Mistura num tacho o açúcar e a farinha, mistura, depois junta o leite gordo, canela em pau, cascas de 1 limão, sal, mistura e leva a lume brando sempre a mexer até ferver.
- Quando começar a ferver mexe até começar a engrossar, retira o tacho do lume e retira da mistura as cascas de limão e pau de canela, deixa a mistura arrefecer completamente.
- Quando a mistura estiver fria, separa os ovos e junta as gemas na mistura, bate até ficar cremoso.
- Bate as claras em castelo e envolve estas na mistura.
- Pré-aquece o forno a 200ºC e junta um prato largo de barro ou uma travessa baixa de levar ao forno.
- Quando forno estiver quente e retira o prato e deita o creme no prato bem quente, polvilha generosamente com a canela em pó, baixa o forno para 180ºC e junta o prato, deixa cozinhar uns 20 minutos até ficar assado, pica com um palito se sair seco então está assado.
- Retira do forno e caso queiras ou a sericaia esteja quebrada, podes polvilhar com mais canela, serve assim simples ou acompanhado de ameixas de Elvas em calda, bom apetite e Feliz Natal.
Ficha da Receita
Sericaia Alentejana
Clássico doce do Alentejo, a Sericaia é um doce simples e deliciosa, um pouco como um bolo fofo cremoso quase um pudim seco, uma absoluta iguaria.
Ingredientes
- Ovos – 6
- Açúcar – 250gr
- Farinha – 75gr
- Leite – 500ml (Gordo)
- Canela – 2 Paus
- Limão – 1 Casca
- Canela – A Gosto (Em Pó)
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Num tacho junta o açúcar, farinha, leite, canela em pau, cascas de limão e sal, mistura e cozinha em lume brando até ferver por uns minutos até engrossar, depois retira do lume e tira as cascas de limão e pau de canela, deixa arrefecer.
- Depois de frio junta as gemas e mistura e bate as claras em castelo em separado e envolve no preparado.
- Pré-aquece o forno a 200ºC com um prato de barro, quando o forno estiver quente, baixa este para os 180ºC e retira o prato, deita a mistura no prato quente e polvilha com canela em pó.
- Adiciona a sericaia ao forno por uns 20 minutos até ficar assada, retira, deixa esfriar e está pronta a servir, bom proveito.
Nunca experimentei mas agora fiquei com vontade de experimentar, onde é que arranjo o prato para fazer? É preciso mesmo o prato?
Qualquer loja de cerâmica se fazem coisas de cozinha deve ter, de qualquer forma qualquer travessa larga serve sem problemas, desde que dê para ir ao forno ;D
Feliz Natal
Ai eu adoro a sericaia, já provei uma vez é um manjar dos céus, obrigada pela receita, tem um aspecto divinal!!!!!!!!
Também eu hehehe, é um daqueles docinhos tão simples e mesmo assim tão perfeitos, eu nem ligo para as ameixas de elvas hehehe, a sericaia sozinha já é uma delicia hehehe ;D
Essa receita é maravilhosa! eu mesmo já fiz e recomendo!! parabéns e obrigado pela receita.
É mesmo uma receita bem catita, eu adoro uma bela Sericaia, e comparando com outros doces alentejanos, acaba por ser um dos doces menos doces o que é sempre uma boa alternativa hehehe
Adoro cericaia e faço várias vezes depois junta se doce de ameixa huuuu????????????????
Sim, tradicionalmente como a sericaia não é super doce esta é servida com conservas de ameixas de elvas, mas se não tens, podes sempre usar doce ou geleia de ameixas ou qualquer geleia que gostes ;D Feliz Natal!