Nada como um belo tronco de Natal ou Bûche de Noël, este é basicamente uma torta de chocolate recheada com creme de chantilly e claro coberta de chocolate com uns tracinhos e decorações para parecer que é um tronco, aliás eu não sou adepto das pessoas fazerem uma secção a parecer que está a sair um ramo ou adicionar demasiadas decorações, eu sou do campo do sabor ser mais importante que a decoração, por isso esta versão saiu perfeita bem simples e bonita! :P
Claro que como qualquer torta existem variações, a mais comum e também uma das que eu gosto bastante é a torta ser simples ou de baunilha em vez de chocolate, recheada de chocolate em vez de chantilly e coberta de chocolate, ambas as variações são deliciosas e perfeitas para qualquer mesa de Natal, vamos a receita!
Receita de Típico Tronco de Natal de Chocolate
Típico Tronco de Natal de Chocolate
Típica receita de torta de chocolate com recheio de chantilly e coberto de chocolate, também conhecido por tronco de Natal, uma adição sempre feliz para qualquer mesa de doces de Natal.
Ingredientes
- Farinha – 75gr (T45)
- Fermento – 1 Colher de Chá
- Açúcar Amarelo – 125gr
- Chocolate em Pó – 25gr
- Ovos – 4
- Leite – 50ml
- Manteiga – 50gr (A Temperatura Ambiente)
- Natas – 200ml (1 Pacote, Frias)
- Açúcar em Pó – 15gr
- Baunilha – 1 Colher de Chá (Extrato)
- Chocolate de Cozinha – 150gr
- Açúcar em Pó – 75gr
- Manteiga – 125gr
- Manteiga – Para Untar
- Açúcar em Pó – Para Polvilhar
Instruções
- Começa por pré-aquecer o forno a 180ºC e preparar um tabuleiro retangular de uns (30cmx36cm), forra este com papel anti-aderente e unta os cantos e bordas do papel anti-aderente (isso evita ao assar que o papel puxe na massa, como também ajuda a tirar o papel quando o bolo estiver assado).
- Separa as gemas das claras, junta as gemas numa tigela com o açúcar amarelo e bate até obteres um creme suave.
- Adiciona então o leite, a manteiga amolecida e o chocolate em pó, volta a bater até ficar tudo bem ligado.
- Junta então a farinha e fermentos juntos peneirados, mistura sem bater, para ficares com uma massa bem homogénea.
- A parte bate as claras em castelo e junta estas a mistura de farinha e gemas, envolve sem bater, até a massa estar bem fofa e cremosa.
- Deita então a massa no tabuleiro, usa uma espátula para espalhar bem o creme, deixa cair a forma umas vezes numa mesa só para ajudar a tirar bolhas de ar que possam ter formado.
- Leva o forno ao forno por uns 14 a 19 minutos, fica de olho ao assar, quando estiver dourado 90% das vezes como é um bolo fino está pronto, pica com um palito se sair seco então está pronto, retira do forno.
- Prepara um pano e vira o bolo por cima do pano e retira o papel anti-aderente.
- Enquanto está quente enrola o bolo com ajuda do pano, não é preciso ficar muito apertado, só na forma razoavelmente como vai ficar no final.
- Prepara então o recheio, numa tigela bate na velocidade máxima as natas bem frias com o açúcar e o extrato de baunilha, até obteres picos firmes.
- Desenrola o bolo, apara as bordas e espalha o recheio com uma espátula, normalmente é boa ideia deixar uma pequena borda sem creme (só porque ao enrolar vais empurrar creme para fora naturalmente), como também o lado curto onde vais começar a enrolar põe só um bocadinho de mais creme, para dar mais apoio ao bolo.
- Agora com ajuda do pano começa a enrolar gentilmente o bolo, se achas que ele não está firme o suficiente, depois de enrolado, enrola o bolo em película aderente e assim podes ajustar melhor a firmeza do bolo sem partir.
- Prepara então a cobertura de chocolate, num banho-maria, junta o chocolate, deixa este derreter completamente.
- Enquanto o chocolate derrete bate os 125gr de manteiga com as 75gr de açúcar até obteres um creme de açúcar.
- Por fim sempre batendo junta o chocolate derretido a mistura, bate por pelo menos uns 2 minutos para obteres um creme suave e bem areado.
- Agora apara as pontas da torta e cobre o bolo com a cobertura de chocolate, faz uns riscos com um garfo para parecer uma árvore, polvilha de açúcar em pó para parecer neve, podes juntar uns raminhos ou visco vermelho para dar aquela decoração gira, bom apetite e Feliz Natal!
Notas: Como sempre se queres um delicioso bolo de chocolate usa bons chocolates, se usares chocolate pantagruel (não estou a dizer que é mau, apenas que tem um sabor muito característico, eu adoro por exemplo mousse de chocolate com pantagruel) vais ter um tronco de chocolate a saber a pantagruel ;D
Este bolo não aguenta bem mais de 2 dias fora do frigorífico mas se queres que dure mais tempo é melhor ir guardando no frigorífico.
Esta receita de Típico Tronco de Natal de Chocolate foi criada inicialmente no Iguaria.com.