Então o que é um banho-maria? Também conhecido por Double Boiler, Water Bath ou Bain-Marie, aliás esse nome francês Bain-marie tem uma origem pouco clara pode ter vindo de alquimia ou de diversos tipos de banhos do período clássico, mas modernamente é uma forma de aquecer ingredientes, produtos, químicos de uma forma suave e constante, logo é muito comum na culinária, em ciências e produção industrial, também pode ser usado para manter ingredientes a uma temperatura constante.
O processo em si é simples, tens 2 recipientes, um normalmente com agua ate metade que vai ao lume e o outro mais pequeno dentro deste, assim quando a agua aquece esta aquece o recipiente mais pequeno gradualmente, como também muitas vezes cria um pouco de vapor.
Existem inclusive diversos tipos de recipientes próprios para fazer um banho-maria, tanto num fogão, como num forno, também coisas como cubas ou estufas de água quente que são usadas para manter comida quente são um tipo de banho-maria, como o aquecimento é lento e constante este permite manter a comida quente sem a queimar ou deixar demasiada seca.
Também temos técnicas mais modernas como o chamado Sous Vide ou Cozinha de Immersão que envolve um recipiente com água aquecida com um termostato onde se adiciona ingredientes crús embalados em vacuo dentro de plástico, desta forma os ingredientes vão cozinhar durante muito tempo e lentamente de forma a ficar super tenros e com um sabor intensificado.
Em culinária um banho-maria é usado para preparar ou cozinhar ingredientes que são muito sensiveis ao calor, coisas como derreter chocolate é sempre melhor num banho-maria, também fazer pudins, doces com ovos, bolos ou doces de queijo, molhos ricos em ovo ou gordura (como hollandaise ou beurre blanc) e cozinhar todo o género de ingredientes de uma forma mais gentil, por vezes isso ajuda a derreter, cozinhar ou engrossar molhos.
Como Fazer um Banho-Maria em Casa
As duas formas mais típicas de fazer um banho-maria caseiro são pôr uma panela dentro de outra panela um pouco maior com água ou uma panela com uma taça circular por cima de metal ou vidro, usas esta para derreter chocolate ou engrossar molhos.
Eu normalmente uso uma panela larga, encho 1/3 com água a ferver, esta vai a um lume baixo, dentro desta eu ponho uma taça pirex (que é resistente a calor) que é maior que a abertura da panela onde ponho os ingredientes que quero cozinhar e ponho a taça de pirex por cima da panela, se não tiver o pirex eu uso um pequeno tacho dentro da panela, também funciona bem.
A segunda é uma taça ou tabuleiro com água no forno onde vais pôr uma forma com um pudim ou doce para cozinhar.
Esta é bastante simples, adiciona água a ferver num tabuleiro, põe a forma dentro do tabuleiro com água e leva ao forno, se não tens a certeza da forma ser a prova de água, então embrulha a forma em alumínio.
E já está, assim da próxima vez que eu falar de um banho-maria já sabem o que fazer, é uma excelente forma de cozinhar que parece complicada mas na verdade é simples e é uma forma de cozinhar que pela sua essência dá muito espaço de manobra, porque vais cozinhar, aquecer ou manter a temperatura lentamente, até a próxima! ;D