in

Como Recuperar Pão Duro

Não existe nada melhor que pão acabado de fazer super fresco, mas o que fazer quando o pão ficar duro, recesso ou como se diz no Brasil amanhecido… amanhecido? Que interessante escolha de palavras, eu vou explicar mais ou menos porque é que o pão fica duro ao passar tempo e as melhores formas de aumentar a vida útil de pão, de trazer pão duro de volta e também umas dicas em como aproveitar pão que já ficou duro.

Porque é que Pão fica Duro?

Pão é feito de farinha, farinha é acima de tudo composto de amido, um carboidrato, este a temperatura ambiente tem uma forma cristalina mas ao adicionar água ele vai expandir e criar uma molécula longa, se for aquecido a mais de 85ºC esta molécula vai submeter-se a um processo de gelificação em que os cristais vão se transformar num gel polimérico, o que antes tinha estrutura sólida agora é uma rede esponjosa e elástica, mas o mais importante é essa estrutura vai prender água dentro dela, é a nova estrutura e a água que tornam o pão fofo.

Ao cozinhar essa nova estrutura do amido prende a água dentro desta e impede a água de evaporar, no entanto ao arrefecer essa estrutura vai começar a decompor e a estrutura elástica vai começar a tentar voltar a ser uma estrutura cristalina, um processo chamado de retrogradação (do dicionário: voltar a um estado primitivo, retrocesso), esse processo não só torna o pão duro (porque este quer voltar a ser farinha) mas também aumenta a evaporação da água o que torna o pão ainda mais duro.

Como Aumentar a Vida Útil do Pão

Então o que fazer? Bem a primeira coisa a não fazer é pôr o pão no frio, isto é no frigorífico, frio só vai acelerar o processo de retrogradação, no entanto se congelarem é diferente e podem aumentar a vida util, visto que ao congelar o processo é cancelado, tanto o amido como a água ficam presos dentro do pão como estão, dai que congelar pão fresco depois ao descongelar ainda tem uma textura e sabor similares a pão fresco, mas se congelares pão duro este vai continuar duro, logo se sabes que não vais consumir o pão em 2 dias o melhor é sempre congelar (e de preferência já fatiado assim não tens de descongelar todo o pão quando quiseres só 1 fatia).

A segunda coisa que podes fazer é, ao comprar pão ou fazeres pão incluir ingredientes que vão aumentar a vida útil do pão, da mesma forma que pão comercial adiciona enzimas, ovos, gorduras ao pão, estas vão reagir com a água e impedir esta de escapar do pão com facilidade e logo aumenta a vida útil do pão e este fica fofo por muito mais tempo, logo ao adicionar um pouco de gordura a um pão caseiro pode fazer a diferença entre o pão ficar duro em 2 dias ou o pão aguentar bem 1 semana.

Para além disto não a muito mais a fazer com um pão comum, este vai ficar duro passado 2 dias se não for congelado, guardar em caixas de pão ou embrulhado pode aumentar a vida útil mas não o suficiente para fazer grande diferença.

Como Recuperar Pão Duro

Ok então agora temos pão duro, como é que podemos trazer o pão de volta? Bem se o pão só tem 1 dia só precisas de aquecer este, visto que o pão não teve tempo suficiente para perder toda a sua água, ao aquecer este vai re-abosorver a água e voltar a uma condição similar ao original, para isso leva o pão por pouco tempo a um forno bem alto, quando começar a cheirar a pão, já está pronto (não mais de 10 minutos para um pão grande), mais tempo do que isso ou menos calor vai desidratar mais o pão e desidratar é o inimigo do pão! ;D

Se o pão já tem uns 2 ou 3 dias, o melhor é molhar o pão, sim literalmente molhar, o que tu queres é molhar o suficiente para depois ao levar ao forno a água vai evaporar e ser re-absorvida pelo pão, um bom truque é molhar bem a crosta do pão (ao ponto de ficar ensopado) deixando o interior não muito molhado, assim quando for ao forno o pão vai absorver a humidade (depende do tamanho do pão, mas leva a um forno a uns 170ºC por uns 15 minutos, vê como está o pão e ajusta), também outro truque é molhar o pão, envolver num pano e levar ao microondas, mesmo processo em que o vapor vai ajudar o pão a absorver a água que perdeu.

Claro que como vimos em cima isso só vai ajudar em parte ao pão ficar mais mole, porque parte do amido já se converteu de volta para uma forma cristalina.

Como Aproveitar Pão Duro

Ok o pão já ficou demasiado duro, então o que fazer agora? Bem existem mil e um pratos de aproveitamento de pão desde torrar o pão, fazer pão ralado, fazer migas ou açorda, podes fazer fatias douradas ou pudins de pão, não existe falta de receitas que pedem ou precisam de pão duro, nós até fizemos um artigo cheio de dicas e truques em como reutilizar pão é só visitar!

E já está, espero que tenham gostado do artigo e tenham tirado boas dicas para usarem em casa, especialmente se adorarem pão como eu, se tiverem mais dicas e truques com pão digam nos comentários ;D Até a próxima!

Deixa o teu comentário :)

Bolinhos de Batata e Bacon

Pipocas de Cinema