in

Receitas para o São Martinho

Ena ena estamos na época do São Martinho, o que quer dizer montes de castanhas, docinhos e papinha super reconfortante, eu estou a olha para ti lombo de porco ;D Por isso nada como partilhar algumas das minhas receitas favoritas para o São Martinho, estas estão organizadas mais pela minha preferência que pela popularidade.

Outra boa dica é com estes anos a fazer pratos com castanhas, ganhei uma nova apreciação pelo fruto, claro que 90% das vezes é assada na rua, como um bom português, mas é um fruto incrivelmente versátil, serve como uma espécie de batata doce para assados, como base e farinha para doces e bolos, como recheio, e dá sempre um sabor tenro e adocicado sem ser enjoativo e uma textura cremosa é realmente um fruto fantástico, uh e podem ir a este artigo para saberem mais sobre castanhas portuguesas ;D Vamos a isto!

Receitas Recomendadas para o São Martinho


Lombo de Porco no Forno com Castanhas – Clássico prato de castanhas, com lombo de porco super tenro e as castanhas bem assaditas no molho da carne, fantástico.


Bolo Fofo de Castanhas – Este bolo é fantástico, até eu fiquei supreendido não só é um bolo maravilhoso de castanhas mas é um dos meus bolos favoritos, já fiz umas 3 vezes e toda a gente adorou, super aprovado!


Bolinhos Broas de São Martinho – Esta variação da receita de broas é deliciosa, com um sabor forte a erva doce e canela, perfeito para o São Martinho.


Bacalhau Assado com Couve Portuguesa – Clássica receita de Portugal de bacalhau no forno, bem qualquer receita com bacalhau e couve portuguesa é sempre um clássico!


Queijadas de Requeijão Alentejanas – Mais outro docinho clássico, desta vez do Alentejo, muito comum pela Páscoa, São Martinho e Natal, absolutamente deliciosos.


Maçãs Reinetas Assadas no Forno – Estas maçãs reinetas e as peras bêbadas são fantásticas sobremesas para o Inverno, super simples de fazer e perfeitas para aquecer aqueles dias mais frios.


Risotto de Castanhas com Porco Assado – Yum, esta receita só mostra a versatilidade das castanhas, servidas com umas belas fatias de lombo de porco, mas podia ser com qualquer outra proteína.


Torta com Doce de Abóbora – Esta torta é deliciosa, só não ponho mais no topo porque eu usei doce de abóbora comercial… calhou acho que com um doce de abóbora caseiro tinha sido ainda melhor, a massa da torta estava fantástica, super fofinha e cremosa.


Entrecosto no Forno com Castanhas – Mais outro assado com castanhas, não dá trabalho nenhum, podes fazer sempre em quantidade para uma refeição grande ou no meu caso para ter uma pilha de restos ;D


Tarte de Maçãs Caramelizadas – Tartes de maçã são dos meus doces favoritos de Outono, são fáceis de fazer, tem poucas calorias, são reconfortantes e bastante saudáveis… bem em comparação a outros doces ;)

E já está, espero que tenham gostado da lista, já agora se quiserem saber como assar castanhas no forno ou cozer castanhas é só seguir o link e já agora a imagem deste artigo é de umas deliciosas castanhas fritas, feliz São Martinho!

Deixa o teu comentário :)

Caracóis de Canela com Glacé

Como Fazer Castanhas no Microondas