in

Alternativas a Bebidas Alcoólicas na Cozinha

Cozinhar com álcool é um prazer, desde vinho, cerveja, licores e vinho do porto, bebidas alcoólicas trazem outra dimensão a pratos e doces, mas o que fazer quando uma receita pede um tipo especifico de álcool e não tens ou não queres adicionar álcool e simplesmente não tens interesse em usar álcool na tua cozinha, que outros ingredientes e bebidas podes utilizar para substituir as versões alcoólicas?

Nota que esta lista é para ajudar a fazer escolhas sensatas, um nunca vai substituir outro, mas pensado no resultado final da receita é nesse sentido que fazes a escolha, por exemplo para um prato de carne podes escolher vinagre de vinho para substituir o vinho tinto, mas para um doce talvez é melhor usar sumo de uva em vez do vinagre para tentar atingir o mesmo resultado. Vamos então a lista!

Ingredientes e Bebidas Alternativas a Bebidas Alcoólicas

Amaretto – É um licor de amêndoa, logo podes usar extrato de amêndoa.

Anisette – Licor de Anis italiano, podes utilizar anis ou erva-doce.

Brandy – Licor feito de uvas de vinho, logo podes usar sumo de maçã ou sumo similar, se for para uma doce pequena para dar gosto, o melhor é extrato de baunilha, limão, etc.

Brandy de Ameixa – Calda de conservas de ameixa ou sumo de conservas de ameixa.

Brandy de Pêssegos – Calda de conservas de pêssegos ou sumo de conserva de pêssegos.

Calvados – Este é um brandy de maçã, por isso sumo ou concentrado de maçã.

Cerveja Clara – Podes usar caldo de galinha, sumo de uva branca ou ginger ale. Ou cerveja sem álcool.

Cerveja Preta – Usa algo com mais sabor como caldo de carne, galinha ou cogumelos.

Chambord – Licor de framboesa, podes usar sumo ou xarope de framboesa ou algo similar com frutos vermelhos

Champanhe ou Espumante – Ginger Ale ou Sumo de uva branca com gás.

Conhaque – É um tipo de brandy, podes trocar por sumo de pêssego, damascos ou peras.

Claret ou Bordeaux – Sendo um vinho tinto, podes usar vinho sem álcool, sumo de uva ou xarope de cidra, como também praticamente tudo o que podes usar com vinho tinto… em baixo.

Cognac – Sendo vinho duplamente destilado, podes trocar por sumo de pêssego, peras ou ameixas.

Countreau ou Cointreau – Licor de Laranja podes substituir com sumo concentrado de laranja ou sumo de laranja reduzido um pouco no lume.

Curacau – Licor de Laranjas Amargas, podes substituir como o Countreau por sumo concentrado de laranja, sumo de laranja reduzido um pouco no lume ou sumo de laranja amarga ou laranja vermelha reduzida um pouco no lume.

Crème de Menthe – Licor doce de menta, podes trocar por extrato ou óleo de menta misturado com sumo de toranja (e se é preciso a cor verde podes sempre adicionar colorante verde).

Crème de Cacao – Licor doce de chocoalte, podes usar chocolate em pó branco misturado com um pouco de água ou extrato de baunilha com um pouco de açúcar.

Crème de Cassis – Licor doce de groselha, podes usar xarope de groselha ou conserva ou geleia de groselha ligeiramente diluída.

Cidra – Sumo de maçã fermentado, podes trocar por cidra de maçã não alcoólica ou sumo de maçã.

Cidra Forte ou Amarga – Sumo de maçã fermentado sem nenhuma doçura, podes trocar por cidra de maçã não alcoólica ou sumo de maçã.

Claret – Vinho não alcoólico, xarope de cidra ou sumo diluído de uvas.

Framboise – Licor de framboesa, podes substituir por sumo de framboesa, xarope de framboesa ou até geleia de framboesa.

Frangelico – Licor de avelã italiano, podes trocar por pasta de avelãs ou extrato de amêndoa.

Galliano – Licor de Anis, podes trocar por extrato de anis ou extrato alcaçuz.

Grand Marnier – Licor de Laranja, como em cima podes substituir por sumo concentrado de laranja ou sumo de laranja reduzido um pouco no lume.

Grappa – Um tipo de brandy doce Italiano, podes usar sumo de uva ou reduzir vinho tinto não alcoólico.

Gewurztraminer – Vinho leve branco, podes trocar por sumo de uvas brancas com um toque de sumo de limão.

Grenadine – Grenadine sem alcool ou xarope de toranja.

Kuhlua – Licor de café e cacau, podes substituir por café expresso forte ou uma mistura de café expresso e pé de cacau.

Kirsch – Licor de cerejas, podes trocar por sumo de qualquer fruto silvestres de framboesas a cerejas, ou até sumo de uva, e claro qualquer xarope de frutos silvestres.

Marsala – Vinho de Sobremesa, podes substituir por sumo de laranja ou ananás.

Mirin – Vinho de Arroz Doce, podes trocar por sumo de uva branca com um pouco de sumo de limão ou raspa de limão.

Muscat – Podes trocar por sumo de uva branca com um pouco de açúcar.

Ouzo – Podes substituir por xarope de anis ou um pouco de funcho.

Licor de Cereja e Brandy de Cereja – Xarope de conservas de cerejas ou conservas de cerejas.

Licor de Café – Podes usar xarope de café, café expresso ou uma mistura de chocolate em pó com café instantâneo (1 colher de chocolate para 2 de café instantâneo).

Licor de Anis – Xarope de Anis ou um pouco de funcho.

Licor de Laranja – Podes trocar por sumo concentrado de laranja, sumo de laranja, raspa de laranja ou marmelada de laranja ligeiramente diluída.

Vinho Branco – Podes trocar por vinho branco não alcoólico, por caldo de galinha, por vinagre de vinho branco ou vinagre de cidra diluído, por sumo de uva branca diluído com vinagre de vinho branco, por ginger ale ou por água de conserva de cogumelos (podem seguir o link eu fiz um artigo mais extenso só sobre alternativas na cozinha para vinho branco).

Vinho Tinto – Podes trocar por vinho tinto não alcoólico, por caldo de carne ou galinha, por vinagre de vinho tinto diluído, por sumo de uvas vermelhas diluído com vinagre de vinho tinto, sumo de tomate ou liquido de conserva de cogumelos (podem seguir o link eu fiz um artigo mais extenso só sobre alternativas em receitas para vinho tinto).

Vinho do Porto – Vinho de Sobremesa, podes trocar por sumo de laranja ou ananás ou maçã para pequenas quantidades ou sumo de uva, sumo de arando com um pouco de sumo de limão.

Vodka – Álcool de batata, não tem grande sabor, mas podes usar sumo de uvas brancas ou maçã com sumo de limão ou apenas água dependo da receita.

Rum Claro – Licor de Cana de Açúcar, podes substituir por sumo de ananás com extrato de amêndoa.

Rum Escuro – Visto ter um sabor mais forte, podes trocar por melaço misturado com sumo de ananás com um toque de extrato de amêndoa.

Riesling – Podes substituir com sumo de uva branca com um pouco de açúcar.

Sake – Vinho de Arroz Japonês, podes trocar por vinagre de arroz diluído, toma cuidado porque muita quantidade de vinagre de arroz vai modificar demasiado o prato.

Sambuca – Xarope de Anis ou um pouco de funcho.

Schnapps – Licor com um toque de menta (ou outras variações), podes trocar por extrato de menta, pêssego ou o extrato da variação especifica.

Sherry – Vinho de Sobremesa, podes trocar por sumo de laranja ou ananás.

Tequila – Sumo de Agave Destilado, podes usar néctar de agave para substituir em especial para doçura.

Triple Sec – Licor de Laranja, podes trocar por sumo concentrado de laranja ou sumo de laranja reduzido um pouco no lume.

Vermouth Doce – É um licor de vinho com ervas, podes substituir por vinho doce não alcoólico, sumo de maçã ou uva, vinagre balsâmico envelhecido (que vai ser mais doce).

Vermouth Seco – Para a variedade mais seca podes substituir por vinho branco não alcoólico, sumo de fruta de uva branca e vinagre de vinho branco.

Vodka – Sumo de uva branca com um pouco de sumo de limão ou substitui por água, porque vodka não tem grande aroma.

Whiskey – Este é complicado por existem muitas variações, para variações mais frutosas como Southern Comfort podes usar néctar de pêssego com um pouco de vinagre de sidra, para versões mais fortes umas colheres de extrato não alcoólico de baunilha.

E já está, espero que esta lista tenha sido útil, foi útil até para mim ao investigar, se quiserem mais dicas em como cozinhar com álcool é só seguir o link, ah e se faltar algum produto na lista digam nos comentários ou outros ingredientes que sejam excelentes para substituir, até a próxima! ;D

Nota: Este artigo foi originalmente publicado em 18 Fevereiro 2019 e foi atualizado em 22 Julho 2021.

4 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Aqui no Brasil não há cidra! Ou é muito difícil de achar. Para substituir cidra sem abrir mão do álcool, o que fazer? Vodka? Cachaça?

    • Não tens cidra? Uff… Não, não… cidra não tem muito álcool é algo mais similar a uma cerveja fraca e com um toque de doçura que algo como vodka ou cachaça, aliás cidra é sumo de maçã ligeiramente fermentado, hummm como alternativa eu usava sumo de maçã (sumo verdadeiro, nada de sumo de concentrado) e juntava um pouco de álcool como vodka ou cachaça, não deve ser nada de especial para beber, mas para cozinhar/pastelaria deve dar mesmo bem! ;D

    • Sambuca hummm isso é um licor de anis, por isso extrato de anis ou extrato de alcaçuz vão funcionar bem, talvez xarope de anis se encontrares ou até de erva-doce tem um aroma similar ;D

Deixa o teu comentário :)

Quindim

Vinho Verde Casal Garcia Sweet