in ,

Bolo Brigadeiro

iguaria-bolo-brigadeiro-2

Aqui vai um daqueles bolos deliciosos, eu não tenho a certeza se a receita é portuguesa ou brasileira, mas não deixa de ser um bolo super rico e delicioso.

Bolo brigadeiro, como o nome diz é um bolo feito de brigadeiros? Hahaha…. quase, a cobertura e recheio são uma variação da massa dos brigadeiros o que cria um bolo incrivelmente decadente, daqueles que temos de beber um belo copo de leite para cortar toda a doçura! :)

Receita de Bolo Brigadeiro

Ingredientes

Bolo

Recheio de Brigadeiro

Calda do Bolo

Instruções

  1. Começas pela massa do bolo, deita o açúcar numa tigela e vai misturando os ovos um a um. Acrescenta depois o óleo, a água e o chocolate em pó, até obteres uma mistura homogénea.
  2. Depois peneira a farinha e o fermento para dentro da mistura.
  3. Unta bem uma forma com manteiga e polvilha com farinha, deita para dentro a massa do bolo e leva a um forno pré-aquecido a 180ºC durante uns 30 a 40 minutos até estar cozido.
  4. Depois faz o recheio de brigadeiro, num pequeno tacho coloca o leite condensado, o leite, a manteiga e o chocolate em pó. Leva ao lume. Mexe sempre e bem, até que fique no ponto de brigadeiro (quando a massa começa a descolar do fundo e a formar uma bola).
  5. Retira do lume, acrescenta as natas e volta a mexer até obteres um creme.
  6. Agora prepara a calda para o bolo, leva o leite, o rum e o açúcar ao lume, deixa levantar fervura, depois retira do lume e deixa arrefecer (não deites quentes isso ia desfazer o bolo).
  7. Por fim monta o bolo, deixa esfriar antes de cortar o bolo ao meio ou em 3 partes (eu prefiro em 3 partes), a melhor forma é usar um fio dental ou outro fio fino que corte o bolo com facilidade, também como alternativa usa uma faca de cortar pão serrilhada.
  8. Deita a calda por cima das 3 secções do bolo, não é preciso deitares toda, só o suficiente para ficar bem húmida, depois divide o recheio de brigadeiro em 3 partes, recheia o bolo e depois cobre todo com o resto do recheio, decora com o chocolate granulado.

Dicas: Cortar o bolo em 3 partes torna ele mais frágil a montar, por isso tem cuidado, não tenhas problemas em só dividir ao meio, também fica delicioso. Podes cobrir com outras coisas sem ser o chocolate granulado, tem piada ser esse porque é a cobertura clássica de um brigadeiro, podes por coco ralado, lascas de chocolate, smarties, etc

Informação Nutricional

Doses: 12・Tempo: 90 Minutos・Dificuldade: Difícil・Calorias: 10177 kcal・Gorduras: 467 g・Hidratos de Carbono: 1000 g・Proteínas: 182 g

6 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Fiz este bolo e ficou bom, só que partiu-se em 3 quando tirei do forno. Acontece… Mas a minha pergunta é: porque usar óleo e não azeite. Há muitas receitas que pedem óleo e eu nunca tenho, porque simplesmente não uso. Muitas vezes pergunto-me se há diferença entre usar óleo e azeite…

    • Pois com bolos muito húmido tem que se ter cuidado, acontece comigo muitas vezes com tortas… raramente faço uma bem feita :D Em termos técnicos a não ser que estejas a fritar em altissimas temperaturas, o azeite funciona tão bem como qualquer óleo, o problema do azeite é o seu aroma que em comparação com outros óleos é bastante forte o que para certos cozinhados fica fantástico, tipo uma bola de carne ou biscoitos de azeite, mas para um bolo de chocolate pode dar com um travo estranho no produto final, enquanto que óleos tipo de girassol ou amendoim tem muito pouco ou nenhum sabor e como tal são bons para fritar mas também bons como gordura para bolos especialmente se queres um bolo húmido, experimenta fazer um bolo de cenoura com manteiga e um bolo de cenoura com óleo (eu acho que tenho receitas para ambos aqui no iguaria), vais ver que o de óleo cria um bolo muito mais húmido e fofo, e o de manteiga cria um bolo mais denso mas com um sabor mais cremoso e aveludado, infelizmente óleo nos bolos nem sempre dão um sabor de boca perfeito, dai que não se usa para todo o tipo de bolos e bem ainda menos com azeite.

      Num aparte para fritos por exemplo se estás a fazer uns peixinhos da horta ou uns carapaus fritos ou tipo um bacalhau confitado (sim não é um frito), simmm azeite é um excelente óleo, porque o aroma do azeite combina perfeitamente, mas fazer uns panados de porco ou frango frito ou rabanadas com azeite não funciona assim tão bem, é o que eu acho ;D

    • Hmmm… Pormenores difíceis de dominar. Acho que é tudo uma questão de mais ou menos qualidade do produto final, então. Obrigada!

Deixa o teu comentário :)

Truques com Feijões

Mouse de Chocolate Preto