in ,

Bolo Brigadeiro

iguaria-bolo-brigadeiro-2

Aqui vai um daqueles bolos deliciosos, eu não tenho a certeza se a receita é portuguesa ou brasileira, mas não deixa de ser um bolo super rico e delicioso.

Bolo brigadeiro, como o nome diz é um bolo feito de brigadeiros? Hahaha…. quase, a cobertura e recheio são uma variação da massa dos brigadeiros o que cria um bolo incrivelmente decadente, daqueles que temos de beber um belo copo de leite para cortar toda a doçura! :)

Receita de Bolo Brigadeiro

Ingredientes

Bolo

Recheio de Brigadeiro

Calda do Bolo

Instruções

  1. Começas pela massa do bolo, deita o açúcar numa tigela e vai misturando os ovos um a um. Acrescenta depois o óleo, a água e o chocolate em pó, até obteres uma mistura homogénea.
  2. Depois peneira a farinha e o fermento para dentro da mistura.
  3. Unta bem uma forma com manteiga e polvilha com farinha, deita para dentro a massa do bolo e leva a um forno pré-aquecido a 180ºC durante uns 30 a 40 minutos até estar cozido.
  4. Depois faz o recheio de brigadeiro, num pequeno tacho coloca o leite condensado, o leite, a manteiga e o chocolate em pó. Leva ao lume. Mexe sempre e bem, até que fique no ponto de brigadeiro (quando a massa começa a descolar do fundo e a formar uma bola).
  5. Retira do lume, acrescenta as natas e volta a mexer até obteres um creme.
  6. Agora prepara a calda para o bolo, leva o leite, o rum e o açúcar ao lume, deixa levantar fervura, depois retira do lume e deixa arrefecer (não deites quentes isso ia desfazer o bolo).
  7. Por fim monta o bolo, deixa esfriar antes de cortar o bolo ao meio ou em 3 partes (eu prefiro em 3 partes), a melhor forma é usar um fio dental ou outro fio fino que corte o bolo com facilidade, também como alternativa usa uma faca de cortar pão serrilhada.
  8. Deita a calda por cima das 3 secções do bolo, não é preciso deitares toda, só o suficiente para ficar bem húmida, depois divide o recheio de brigadeiro em 3 partes, recheia o bolo e depois cobre todo com o resto do recheio, decora com o chocolate granulado.

Dicas: Cortar o bolo em 3 partes torna ele mais frágil a montar, por isso tem cuidado, não tenhas problemas em só dividir ao meio, também fica delicioso. Podes cobrir com outras coisas sem ser o chocolate granulado, tem piada ser esse porque é a cobertura clássica de um brigadeiro, podes por coco ralado, lascas de chocolate, smarties, etc

Informação Nutricional

Doses: 12・Tempo: 90 Minutos・Dificuldade: Difícil・Calorias: 10177 kcal・Gorduras: 467 g・Hidratos de Carbono: 1000 g・Proteínas: 182 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta

Deixa o teu comentário :)

Truques com Feijões

Mouse de Chocolate Preto