O vegetal e acompanhamento mais popular no mundo, existe uma razão porque este tubérculo rico em amido e carbohidratos é tão popular, de fácil cultivo mas acima de tudo devido á sua diversidade com diversas cores e sabores, umas variações tem uma textura mais farinhenta, outras mais cremosas o que permite o uso em diversos pratos, podes ver mais sobre batatas aqui!
Então que mais dicas existem com batatas? Aparentemente um monte e aqui vão mais umas!
- Se puderes escolher, compra as batatas que estejam sujas com terra estas vão durar mais tempo (batatas de conservação vem quase sempre com a terra)
- Batatas com polpa branca são mais farinhentas que batatas com polpa amarelada, logo para fritar sempre as de polpa amarelada.
- Deve-se usar tipos de batatas boas para fritar quando vais fritar e usar batatas boas para cozer na altura de cozer, ou para puré, no entanto não quer dizer que não possas utilizar a batata para tudo, normalmente uma de fritar fica razoável cozida ou em puré, também uma de cozer ficar bem usada num puré, o truque é saber se a batata é menos farinhenta tem mais utilidades, se é mais farinhenta podes sempre usar em outros pratos (excepto os que pedem batata bem estaladiça).
- Compra batatas com mais ou menos o mesmo tamanho, especialmente se fores cozinhar inteiras assim cozinham por igual.
- Re-utiliza restos de batata cozida para um puré, juntando um pouco de natas/leite.
- Podes utilizar os restos de batata cozida para criar batata assada, polvilha a batata com um pouco de farinha, sacode e leva ao forno para criar uma crosta exterior.
- Batatas mantém a sua consistência melhor se forem cozidas (em água ou a vapor) com casca, especialmente se fores depois assar estas.
- Para as batatas fritas ficarem super secas e estaladiças, cortas as batatas e deixa estas de molho em água com sal, depois seca estas muito bem antes de ir fritar.
- Se as batatas fritas são finas podes sempre fritar só 1 vez em óleo bem quente, mas normalmente se queres batatas fritas bem sequinhas o melhor é fritar em óleo pouco quente a 170º retirar do óleo, aumentar para uns 200º e voltar a fritar só para selar.
- Podes sempre cortar as batatas para fritar com a casca para dar um sabor interessante e mais rústico ás batatas, a pele também ajuda a agarrar outras especiarias.
- Para cozinhar uma batata no microondas tens de picar esta com um garfo, senão arriscas a criar pressão dentro da batata e fazer esta explodir, depois cozinha por uns 2 a 3 minutos de cada lado, abre o microondas e espeta para ver se está tenra (se não oferecer resistência ao corte).
- Quando levares batatas ao forno corta estas em cubos grandes ou inteiras se forem pequenas, senão arriscas a que estas desidratem em demasia ao assar e ficam demasiado duras.
Então esqueci-me de alguma dica? Digam nos comentários e não se esqueçam de partilhar este artigo com os vossos amigos!