Continuo na minha aventura para encontrar as melhores receitas de massa de pizza, e desta vez voltei à fórmula do excelentíssimo sr. Alton Brown, conhecido pelo programa Good Eats. Esta é a sua receita de massa de pizza, uma massa simples de 24 horas que me tem dado resultados catitas. É versátil, cresce bem, tem um sabor agradável e tosta sem problemas, perfeita para esta Pizza Crocante de Pepperoni que é uma versão clássica e incontornável.
Esta pizza combina a simplicidade da massa inspirada pelo Alton Brown com os sabores clássicos americanos: queijo mozzarella, pepperoni apimentado e parmesão que adiciona aquele toque especial. É uma combinação que resulta sempre, quer sejas iniciante ou já tenhas experiência na cozinha. A massa é das mais simples e consistente, e se a massa é boa é meio caminho para uma boa pizza.
Esta receita dá para 3 pizzas, claro podes só fazer a massa e usar outros toppings ao teu gosto, aliás eu acho que até uma vez que usei esta massa fiz 3 pizzas diferentes, vamos á receita!
Receita de Pizza Americana de Pepperoni com Massa Crocante
Pizza Americana de Pepperoni com Massa Crocante

Nada como uma massa bem fofinha com um ligeiro crocante, esta é uma massa de pizza que está a chamar para uma pilha de queijo e umas fatiazinhas de pepperoni.
Ingredientes
- Farinha – 690gr (Tipo 00 ou T65)
- Farinha – Para Polvilhar
- Açúcar – 10gr
- Fermento Padeiro – 10gr
- Água – 455ml
- Azeite – 15ml
- Azeite – Para Untar
- Sal – 10gr
- Queijo Mozzarella – 250gr
- Pepperoni – 150gr
- Queijo Parmesão – 80gr
- Tomate – 1 Lata Pelado (+/- 400gr)
- Paprika – Uma Pitada
- Oregãos – Uma Pitada
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- No dia antes de fazeres a pizza, prepara a massa, esta vai precisar de 24 horas para apurar. Se vais fazer para o almoço do dia seguinte, então prepara a massa na manhã do dia anterior. Começa por juntar numa tigela larga uns 100ml de água morna, seguido do açúcar e do fermento de padeiro, mistura e deixa descansar uns 10 minutos.
- Passados os 10 minutos junta a farinha seguida da restante água a temperatura ambiente, sal e o azeite. Amassa à mão (15 minutos) ou numa máquina (10 minutos) até obteres uma bela bola de massa. Podes ajustar polvilhando com farinha, mas não demasiado, só o suficiente para criares uma bola suave de massa.
- Deita esta numa tigela bem larga untada de azeite (porque a massa vai crescer), tapa com um pano e deixa durante 1 a 2 horas num lugar morno.
- Passado o tempo, retira a massa, amassa-a e divide em 3 bolas de massa, isto cria 3 pizzas grandes/familiares, se queres algo mais pequeno divide em mais bolas.
- Deita cada bola numa taça untada de azeite que tenha espaço para crescer e duplicar de tamanho, cobre com película aderente e leva ao frigorífico até ao próximo dia.
- No dia seguinte, retira as bolas de massa do frigorífico 1 hora antes de mexer nelas.
- Pré-aquece o forno a 220ºC e põe, se tiveres, uma pedra de pizza na última grelha do forno.
- Agora vais fazer o molho de tomate (podes também fazer o molho no dia anterior e retirar este para fora com a massa). Num pequeno tacho junta o tomate pelado picado, paprika, oregãos, pimenta e uma pitada de sal, mistura e deixa cozinhar uns 5 minutos até o tomate estar meio cozinhado (vai acabar de cozinha na pizza). Retira do lume e deixa esfriar.
- Quando o forno estiver no ponto, retira uma bola de massa e estica-a com os dedos. Eu gosto de fazer isso numa folha de papel anti-aderente com um pouco de farinha, assim é mais fácil de transferir para a pedra de pizza, mas se tiveres uma pá ou um tabuleiro bem enfarinhado, podes fazer em cima deste.
- Estica a massa na forma de um círculo, depois deita umas colheradas de molho de tomate. Nota que só queres cobrir a pizza, demasiado molho ou ingredientes no geral vão aguar a pizza, logo a camada de molho deve ser fina.
- De seguida espalha a mozzarella ralada por toda a pizza, distribui as fatias de pepperoni uniformemente e finaliza com o parmesão ralado e oregãos por cima. Passa a pizza para o forno e deixa cozinhar uns 12 a 15 minutos até estar bem dourada. Já está! Retira do forno e repete! Bom Apetite!




O molho de tomate podes adicionar cru, mas eu gosto de vez em quando de cozinhar quase completamente o molho – acho que o sabor e a textura ficam melhores se for cozinhado um pouco antes de adicionar à pizza, mas nota se queres uma pizza com um sabor mais autentico então usa molho de tomate ou polpa de tomate crua, sempre! É assim que se faz na itália, a ideia é que o molho não vai cozinhar completamente com a pizza por isso tens um pouco da doçura do tomate mas também um pouco da frescura de tomate crú.
Para o pepperoni, escolhe um de boa qualidade boa que não liberte demasiada gordura no forno. Se o pepperoni é demasiado oleoso, podes secar este um pouco com papel de cozinha antes de colocar na pizza.
Ah, e sim, para fazer pizzas em casa arranja uma pedra de pizza para o forno, confia em mim, faz toda a diferença entre uma pizza ok e uma pizza bem dourada e estaladiça. Se não tiveres pedra de pizza, usa um tabuleiro virado ao contrário que também funciona razoavelmente bem!
E eu vou repetir mil vezes! Hehehehe o segredo de qualquer pizza é não sobrecarregar com ingredientes, quanto menos mais a pizza vai ser saborosa!
Esta receita de Pizza Americana de Pepperoni com Massa Crocante foi criada inicialmente no Iguaria.com.