Ontem foram sementes de chia, hoje são pérolas de tapioca, eu ADORO chá bubble, adoro milk tea, adoro pérolas de tapica, eu adoro todo este género de bebidas que se popularizaram em Taiwan e Hong Kong, hummmmm e hoje em dia podemos quase chamar de universais, não é preciso de andar muito aqui em Portugal para bater numa loja que vende estas bebidas, mesmo que na maioria das vezes não são nada de especial :D (Confiem em mim quando digo que um franchise básico destas bebidas na Coreia do Sul é têm 3 vezes mais variedades e qualidade que qualquer loja aqui por Portugal, até bem intencionada).
Por isso nada como partilhar como fazer uma destas bebidas em casa, neste caso é chá de leite com pérolas de tapioca, parece complicado, mas basicamente compras as pérolas de tapioca e vais cozinhar estas com uma calda e depois quando queres fazer a bebida é só incluir as pérolas e calda.
E sim eu vou explicar melhor nas notas, mas é verdade que podes saltar um grande passo e comprar as pérolas já cozinhadas e/ou podes também comprar esta calda já com as pérolas cozinhadas se não estás para fazer em casa, o positivo é que podes sempre fazer ao teu gosto em casa e custa-te 1 ou 2 euros e não os 5 ou 6 euros que te vão cobrar numa loja :D Vamos á receita! Bora! Bobba!
Receita de Chá de Leite com Pérolas de Tapioca Bobba
Chá de Leite com Pérolas de Tapioca Bobba

Nada como um refrescante e doce chá de leite com pérolas de tapioca, é daquelas bebidas que me anime logo o dia heheheh. De notar que esta receita é mais sobre criar a calda de açúcar com pérolas de tapioca que necessariamente uma receita de milk tea :) Esse podes fazer mesmo ao teu gosto!
Ingredientes
- Pérolas de Tapioca – 120gr (Secas, Sago)
- Água – 1.5 Litros
- Açúcar Amarelo – 50gr
- Água – 30ml (Quente)
- Chá Preto – 8 Sacos
- Água – 240ml (A Ferver)
- Leite – 380ml (Meio-Gordo ou Gordo)
- Cubos de Gelo – A Gosto
Instruções
- Num pequeno tacho junta of 50gr de açúcar amarelo e 30ml de água quente, mistura e deixa de parte.
- Num tacho maior com 1.5 litros de água, leva este ao lume alto até começar a ferver, depois junta as pérolas de tapioca secas, espera até as pérolas começarem a flutuar na água.
- Quando começarem a flutuar, baixa o lume para médio e deixa a panela destapada e deixa cozinhar agora por uns 30 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Passado os 30 minutos retira o tacho do lume mas deixa as pérolas na água quente por mais 30 minutos.
- Passado os 30 minutos, escorre as pérolas de tapioca e passa estas por água fria (fazes isto para retirar o excesso de amido e parar o processo de cozedura), prova uma pérola, esta deve ter um sabor tenro e mastigável e o centro deve estar cremoso e não duro.
- Se tiverem boas, junta estas á marinada com açúcar amarelo, deixa de parte para fazeres agora o chá de leite (podes deixar o dia inteiro, desde que não leves ao frio).
- Agora faz o chá preto, deita os 8 sacos de chá num recipiente e junta 240 ml de água a escaldar, deixa o chá a infundir por uns 10 minutos (bastante mais tempo que o normal para fazer um chá bem forte).
- Prepara então o chá de leite, num copo junta 3 colheres de sopa das pérolas no xarope, seguido de 120ml de chá preto, seguido de 190ml de leite e o resto em cubos de gelo até encher o copo!
- Mistura e prova, ajusta de doçura até ao teu gosto e já está, esta receita deve dar bem para 2 a 3 copos! Bom proveito!




Nota que existem pérolas de tapioca de diversos tamanhos, mais pequenas vão cozinhar mais rapidamente, maiores podem precisar de mais uns minutos, ajusta de acordo.
De notar que a minhas bolas de tapioca hehehehe, são translucidas, mas normalmente as bolas de tapioca das bebidas são pretas, isso é só o tipo de tapioca que compras, as pretas têm um corante preto para terem uma cor mais interessante, não muda nada em textura ou sabor, eu das pretas em Portugal só encontrei á venda já cozidas e logo não dava para a receita.
Depois de cozinhadas, o xarope/caramelo vai não só adocicar as pérolas mas vai manter estas hidratadas e mastigáveis, é isso que queres! Mas também nota que se calhar precisas de adicionar mais açúcar para ficar ao teu gosto, a calda é mais para dar sabor á tapioca e manter estas hidratadas e não tanto para adocicar a bebida.
Normalmente o bubble tea é feito bem forte para poderes adicionar gelo, porque a bebida é boa mesmo bem gelada! Logo o chá é normalmente super forte ou pelo menos o dobro da potencia, porque vai ser díluido no final.
Para beber é comum ter aquelas palhinhas extra grossas/largar próprias para Bubble Tea (pelo menos 12mm de diâmetro), com palhinhas normais não consegues chupar as pérolas de tapioca, ok será que sou eu ou a conversa está a ficar mais sexy! :D Hey isto é uma página de culinária! :D
Podes ABSOLUTAMENTE! personalizar o teu chá, com qualquer chá ao teu gosto, eu gosto mais daquele contraste de chá forte preto com caramelo, mas também fica bom com outros chás mais aromáticos, é mesmo ao gosto de cada um. Se queres saber mais sobre Milk Tea ou Chá de Leite é só seguir o link! :)
Esta receita de Chá de Leite com Pérolas de Tapioca Bobba foi criada inicialmente no Iguaria.com.

