O chá de menta marroquino, ou atay b’naanaa, é mais do que uma bebida em Marrocos é uma tradição e um símbolo de hospitalidade, sendo servido no fim de refeições, como bebida para um pequeno lanche como em todas as ocasiões especiais e encontros entre familiares e amigos. Este chá, preparado com folhas de chá verde (tradicionalmente do tipo chinês gunpowder) e hortelã-pimenta fresca, é reconhecido pelo seu sabor refrescante e pelo ritual da preparação e serviço. Em Marrocos, é comum ser preparado de forma lenta e com grande cuidado, muitas vezes pelos homens da casa, e servido de forma elevada para criar uma espuma fina, sinal de respeito pelo convidado.
Como eu dei um saltinho em Marrocos achei por bem vir partilhar aqui a experiência, para fazer o chá autêntico, além da hortelã-pimenta fresca, é ideal usar uma teteria marroquina, uma chaleira especial feita para resistir ao calor direto do fogão e manter o chá bem quente, mas se não tens uma boa chaleira serve também. O processo é simples, mas envolve alguma preparação e uns cuidados, primeiro o chá é fervido para reduzir a amargura, e depois é misturado com a hortelã e o açúcar para criar um equilíbrio perfeito entre a doçura e o fresco das ervas e por fim é servido em fio para criar uma espuma no topo, este é tradicionalmente servido bem doce, mas eu diria que podes fazer o chá com pouco açúcar e depois cada um adiciona mais ao gosto, bem vamos a receita!
Receita de Chá Marroquino de Menta Magrebe
Chá Marroquino de Menta Magrebe
Receita clássica de chá de menta marroquino, quase entre uma bebida e uma sobremesa, um chá delicioso com um aroma super intenso, aromático e doce.
Ingredientes
- Chá Verde – 3 Colheres de Chá (Tipo Chá Verde Chinês Gunpowder)
- Hortelã-Pimenta – 4/5 Molhos (Eu diria que um molho é uma mão cheia)
- Água – 1 Litro
- Açúcar – 60 gr (+/- Depende do Gosto, vê as Notas)
Instruções
- Aquece mais ou menos 1 copo de água, até começar a ferver, eu usei o microondas.
- Deita o chá verde numa chaleira (ou se tiveres uma teteria, uma chaleira tipica de Marrocos). Deita a água que ferveste na chaleira e deixa repousar 1 minuto, deita essa água fora, mas mantém o chá dentro da chaleira (fazes isto para remover os taninos do chá, visto que estes são os primeiros a dissolver na água, assim o chá vai ficar naturalmente menos amargo).
- Enquanto esperas o minuto, enche uma panela com cerca de um litro de água e leve ao lume até começar a fervilhar (sem deixar ferver completamente).
- Enquanto a água aquece, lava as folhas de hortelã-pimenta em água fria e remove os talos maiores, mantendo apenas as folhas e tales mais tenros.
- Quando a água da panela começar a fervilhar (mas não a ferver), despeje-a na chaleira sobre o chá verde e coloque-a sobre lume baixo durante uns 2 minutos se tiveres uma chaleira marroquina se tal como eu tens uma chaleira de pirex eu levei ao microondas numa temperatura baixa é só para deixar o chá infundir bem.
- Retira do lume/microondas e deixa repousar uns segundos, antes de adicionares as folhas de hortelã-pimenta, pressionando-as levemente no fundo da chaleira (mas sem cozinhar, para não perderem o seu aroma natural).
- Adiciona o açúcar á chaleira, mas sem mexer.
- Agora para misturar bem o chá, vais verter este para um copo e voltar a despejar de volta para chaleira, ao repetires isto várias vezes (eu fiz 5) vais não só misturar bem o chá, como também oxigenar tudo bem o que só vai intensificar o aroma.
- Deixa o chá repousar durante cerca de 5 minutos na chaleira.
- E já está, serve este bem quente em pequenos copos ou canecas, se tiveres uma chaleira marroquina serve este levantando a chaleira sem deixar de parar de servir para criar um fio de liquido, o que vai arrefecer um pouco o chá mas também criar um pouco de espuma no topo.
E para não virem perguntar mais tarde, aqui estão uma fotos da minha viagem a Marrocos, eu diria que vale a pena é um cantinho do Mundo interessante e catita e sim fartei-me de beber chá marroquino de Menta em toda a parte hehehe! :D
Esta receita de Chá Marroquino de Menta Magrebe foi criada inicialmente no Iguaria.com.
Obrigada pela receita, eu também estive em Marrocos e estava a procura de uma boa receita, sinto montes de saudades.
Hehehehe, é viciante não é, e sim tenho que admitir que já fiz mais umas vezes em casa, a única coisa difícil é que por vezes não encontro boa hortelã pimenta á venda, e tu queres uma bem fresca e com montes de aroma, senão não é a mesma coisa, enquanto que em Marrocos em qualquer esquina encontras grandes molhos á venda heheheh