in

Papa de Tapioca Granulada

Ena estou numa de papas… para hoje temos a famosa papa de tapioca, neste caso eu usei tapioca granulada em formato de pérola pequena, é tapioca um pouco maior e redondinha, em termos gerais é a receita de sempre, apenas tem uma textura um pouco diferente mais mastigável mas não deixa de ser deliciosa.

Caso não saibam existem diferentes formatos de tapioca granulada, de quase desfeita até pérolas enormes que são normalmente usadas em chá de boba ou chá de bolhas, hoje em dia é muito mais fácil encontrar todas essas variedades a venda, tanto secas, como húmidas, congeladas e prontas a usar.

Para esta receita como quase todas com tapioca tens de hidratar estas antes de usar, por isso o melhor é sempre deixar a hidratar na noite anterior antes do dia que vais usar.

Receita de Papa de Tapioca Granulada

Papa de Tapioca Granulada

  • Doses: 4-8
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita tradicional de papa de tapioca granulada com limão e canela.

Ingredientes

  • Tapioca Granulada – 150gr
  • Leite – 600ml (Meio-Gordo)
  • Açúcar Amarelo – 40gr
  • Limão – 2 Cascas
  • Canela – 1 Paus
  • Canela em Pó – Para Polvilhar

Instruções

  1. Começa no dia anterior e deitar a tapioca numa tigela e cobrir esta de água fria, cobre a tigela e deixa no frigorífico de um dia para outro, ou no mínimo umas 2 horas.
  2. No dia seguinte quando fores fazer junta numa tigela grande o leite e deita para dentro a tapioca, esta é bem capaz de ser um bloco sólido, isso não tem problema.
  3. Com a ajuda de um garfo ou colher, esmaga a tapioca, vais ver que ela vai começar a soltar, desfaz todos os grumos.
  4. Deita a mistura num tacho, seguido da canela, casca de limão e açúcar, mistura bem e deixa cozinhar sempre a mexer em lume médio.
  5. Vais notar que aos poucos a mistura vai começar a engrossar, a partir desses ponto podes tirar ou se queres uma papa mais espessa podes cozinhar mais 1 minuto.
  6. E já está, retira do lume, se não gostas do pau de canela ou limão (os “presentes” quando alguém apanhava na sua taça), retira antes de servir claro polvilhado com uma pitada de canela por cima, bom apetite!

Notas: Podes usar qualquer tipo de tapioca, mas nota que parte do que faz a papa de tapioca tão cremosa é o amido que sai da tapioca, quanto mais fino mais amido vai libertar, tentar fazer papa de tapioca com tapioca demasiado grande pode não resultar.

Esta receita de Papa de Tapioca Granulada foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 842 kcal・Gorduras: 15 g・Hidratos de Carbono: 115 g・Proteínas: 27 g

Deixa o teu comentário :)

Arroz de Aproveitamento de Canja

Massa Farfalle com Pesto de Bacalhau