Para hoje temos algo que eu adoro um belo mingau, caso não conheçam um mingau é o equivalente a uma papa em Portugal, pode ser feita de um monte de coisas diferentes, de farinhas, amido, cereais ou neste caso de tapioca granulada, é uma deliciosa papa que podes comer quentinha acabada de fazer ou deitar em tigelas e comer fria, fria fica ainda mais cremosa.
Já agora o Mingau de Tapioca é uma sobremesa deliciosa e reconfortante, muito comum nas regiões norte e nordeste do Brasil. Feito a partir da tapioca, um amido extraído da raiz da mandioca, este mingau combina simplicidade e sabor numa textura cremosa e suave com um toque de doce de canela. A mandioca, levada pelos portugueses a várias partes do mundo, encontrou no Brasil o seu espaço ideal, onde se tornou a base de várias receitas, doces e salgadas.
O bom desta receita é que é simples de fazer, é daquelas coisas que podes fazer quando te apetecer num instante, não só isso como é super versátil, olha para as notas para umas boas dicas e variações, vamos então a receita!
Receita de Mingau Doce de Tapioca Brasileira
Mingau Doce de Tapioca Brasileira
Clássica receita Brasileira de mingau de tapioca, polvilhado com uma pitada de canela em pó, perfeito pequeno-almoço ou sobremesa.
Ingredientes
- Tapioca Granulada – 150gr
- Leite – 600ml (Meio-Gordo)
- Açúcar – 40gr
- Limão – 2 Cascas (Opcional)
- Canela – 1 Pau (Opcional)
- Canela em Pó – A Gosto (Para Polvilhar)
- Coco Ralado – A Gosto (Para Polvilhar)
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Eu gosto de deixar a tapioca de molho em água fria de um dia para outro, é só pôr a tapioca numa tigela cobrir de água fria e deixar no frigorífico (se não fizeste isto então deixar a tapioca de molho umas 2 horas é o suficiente para a tapioca hidratar).
- No dia seguinte quando for altura de fazer deita a o leite e a tapioca hidratada num pequeno tacho, usa um garfo ou colher de pau, para desfazer os grumos da tapioca.
- Junta de seguida uma casca de laranja, um pau de canela e o açúcar, mistura tudo bem e liga o lume médio.
- Aos poucos a mistura vai começar a engrossar (tens de ter paciencia), quando sentires que está a engrossar, deixa cozinhar mais 1 minuto e já está.
- Retira do lume, retira o pau de canela e casca de limão e serve, polvilhando com canela em pó ou coco ralado, bom apetite!
Notas: Eu usei tapioca granulada, mas também podes usar tapioca de de pérolas pequenas sem problemas, só muda um pouco a textura. Também é muito comum mudar ou acrescentar ingredientes para fazer ao teu gosto, gostas de chocolate, então adiciona um pouco de chocolate para leite, gostas de frutos secos ou passas, junta no fim, gostas de coco, podes juntar coco ralado no fim ou trocar parte do leite com leite de coco, também se gostas mais fresco podes juntar frutas.
Podes também ajustar a quantidade de leite ou tapioca para criar um mingau ao teu gosto, queres mais espesso, adiciona mais tapioca, queres mais liquido, junta um pouco mais leite, podes também trocar o açúcar, por açúcar amarelo, açúcar mascavado, xaropes ou mel.
Esta receita de Mingau Doce de Tapioca Brasileira foi criada inicialmente no Iguaria.com.