Ninguém dispute que marisco é uma delicia, se o preço não fosse alto era mesmo todos os dias nem que seja só uma entrada, mas marisco pela sua composição tende a ser uma série de ingredientes que temos de ter cuidado a tratar (visto que estragam com facilidade) e a cozinhar (porque são delicados de textura e sabor), como tal aqui vão uma boas dicas para marisco.
- Consegues abrir conchas de ostras mais facilmente se lavares estas em água fria e guardares no congelador por 1 hora, no entanto nunca deves congelar ostras, elas conservam bem no frio, não no gelo.
- Se queres saber se as outras estão vivas e frescas, toca ligeiramente com uma faca ou deita uma gota de sumo de limão, estas vão retrair imediatamente.
- Uma forma de ver o tempo ideal para cozer uma lagosta é cozer esta com uma cebola com um diâmetro similar, quando a cebola estiver cozida, também a lagosta estará.
- Descascas com mais facilidade camarões se estes passarem por um pouco de água a ferver com um pouco de vinagre ou sumo de limão.
- Usa os restos indesejados de marisco para criar caldos, cascas de camarões por exemplo são um excelente aditivo a um caldo de peixe, só tens de ferver estas em água e depois escoar.
- Se as cascas de camarão derem um sabor demasiado forte a um caldo adiciona um pouco de aipo para cortar o sabor do camarão.
- Para retirar a areia das amêijoas, deixa estas em água e sal por umas horas, depois escorre bem e leva a um lume forte até abrirem.
- Aproveita a água de cozedura de amêijoas ou qualquer marisco, para criar um caldo, sopa, ensopado ou caldeirada.
- Para enrolar ou esticar camarões, descasca estes ainda crus, enrola ou estica (com um corte nas costas) e depois é que cozinhas.
- Podes secar camarões com facilidade (que depois podes usar para outros preparados), só tens de comprar camarões pequenos, lava e enxagua bem. tempera com um pouco de sal e leva num tabuleiro ao forno muito fraco até ficarem secos.
- Uma lagosta fêmea tem quase sempre melhor carne que uma lagosta macho, podes ver a diferença, uma fêmea tem lamelas mais largar na barriga debaixo da cauda para proteger os ovos, também deve ter uma carapaça limpa e brilhante, se tiver granulos esbranquiçados, quer dizer que já é velha.
- Para cozer caranguejos bem, começa por lavar e limpar estes bem, cozer com as tripas vai tornar o caranguejo amargo e desagradável.
- Ao cozer junta a agua um pouco de vinho branco, salsa, sal e pimenta para dar sabor á carne do caranguejo.
- Deixa o caranguejo na água de cozedura até a água ficar fria, para ficar com gosto do caldo e a carne mais tenra, se tirar ainda quente a carne fica um pouco mais rija e esponjosa.
- O caranguejo ou lagosta depois de cozida e antes de ir a mesa, deve ser sempre besuntado de um pouco de óleo só para ficar mais brilhante e mais apetecível (ao cozer a casca ganha cor mas perde o brilho).
- Nunca deves guardar lagostins no frigorifico, estes perdem rapidamente o seu sabor, mais vale cozinhar.
- Escolhe sempre que possível lulas pequenas, estas vão grelhar com mais facilidade e ficar mais tenras e grelha sempre num lume médio baixo para terem tempo de cozinhar por inteiro.
- Se comprares marisco de conserva (de lata), vais notar que o sabor é um pouco diferente e pouco natural, podes ajudar a retirar esse sabor se marinares um pouco em cerveja, vinagre ou vinho do porto, por pelo menos 15 a 20 minutos.
- Ao comprar mexilhão só é bom se estiver bem fechado.
- Antes de cozinhar lava muito bem e diversas vezes o mexilhão, qualquer impureza na água de cozedura vai dar um mau gosto ao mexilhão.
- Mexilhão nunca é posto de molho antes de cozinhar, porque arriscas que estes abram e libertem os sucos que tem no interior.
- Para um polvo fresco, bate ele bem antes de ir cozer, ao cozer junta uma cebola média, quando esta tiver cozida também o polvo está cozido, se cozeres um polvo tempo demais este fica super duro.
- Para preparar uma vieira, ao abrir ela tem a carne branca no centro, uma parte acinzentada á volta e um saquinho preto mais da parte de fora, a parte cinzenta e o saco tem de ser retirados e tudo bem limpo, se cozinhares com eles a vieira fica horrível, depois podes cozinhar na concha ou retirar a vieira e cozinhar esta numa frigideira.
Olha acabou em 23 que numero esquisito hahahaha, bem se tiverem mais dicas, partilhem nos comentários e como sempre não se esqueçam de gostar e partilhar o artigo! :)