in

Como Cozer Ovos Perfeitos

iguaria-cozer-ovo-perfeito

Por vezes fazer um ovo cozido parece um bicho de sete cabeças, por vezes os ovos saem mal cozidos, ou a clara fica agarrada a casca ou ficam super cozidos e por isso um pouco esponjoso, devemos pôr eles com a água a ferver, ou antes, e se eu quiser um ovo com a clara cozida mas a gema a correr?

Pois bem é muito mais simples do que possa parecer e se seguirem estas instruções vão fazer sempre ovos cozidos perfeitos, usa ovos L.

  1. Põe os ovos numa pequena panela com água fria, a água tem de cobrir os ovos, mas não encher demasiado a panela (fazes isto para aumentar gradualmente a temperatura dos ovos e não chocar, se puseres ovos em água a ferver a casca vai rachar e cada ovo vai cozer a uma velocidade diferente).
  2. Liga o lume ao máximo e leva a ferver.
  3. Quando começar a ferver, tira do lume e tapa a panela, agora aqui é que está o truque, quanto tempo esperar:
    Ovo mal cozido, espera 2 a 3 minutos
    Ovo cozido mas com gema liquida, espera 4 a 6 minutos
    Ovo bem cozido, espera 7 a 10 minutos
  4. Quando passar o tempo tira eles da panela para uma taça e deixa eles repousarem por 2 minutos, depois de passado o tempo passa eles por alguns segundos em água a correr, e depois seca cada um.
  5. Parte um pouco a casca de um lado e do outro, e depois rola o ovo gentilmente como se tivesses um pequeno rolo de massa (tu fazes isso para quebrar a casca e para soltar a membrana que liga a casca a clara)
  6. Depois deve ser super fácil tirar a casca, e já está, um ovo cozido perfeito, corta ao meio, sal e pimenta e tá pronto a devorar!

Dica: Toma cuidado que ovos maiores ou mais pequenos vão distorcer estes tempos ligeiramente, cozinha a pensar nisso. Também os ovos devem ser adicionados á temperatura ambiente se adicionares ovos vindos do frigorífico, cozinha a compensar os segundos que os ovos precisam de aquecer a mais.

8 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Grata ! perfeito ensinamento / sugestões
    agora entendo o porquê da minha ” guerra pessoa ” com o ovo cozido.
    Excelente trabalho o vosso muito útil.
    Nem todos tivemos a oportunidade ou o privilégio de aprendermos estes truques com as nossas mães e avós e por isso no dia-a dia, um trabalho como o que vocês desenvolvem aqui no site ajudará por certo muita gente !

    • ah obrigado! é por isso mesmo que fiz o site, muitas receitas aqui são da minha mãe e avó, coisas que não dávamos valor quando éramos pequenos mas agora só sentimos falta! :D de certeza que vou continuar a explicar mais coisas de culinária e partilhar mais dicas hehehe

  2. As sugestões de cozinha não são más, mas também era bom se o texto estivesse escrito em português de Portugal em vez do português mal escrito típico do Brasil….

    • Humm nem sei bem o que responder…:D Eu sou português mas eu escrevo como me apetece, se tiver algum erro de ortografia então agradeço a nota, mas criticar o meu estilo de escrita hummm pois… eu sei escrever e falar em 4 línguas mas a minha única preocupação, em todas, é que quem esteja a ouvir e ler do outro lado me compreenda, quase metade dos meus visitantes são Brasileiros, 20% são de Angola, Moçambique, etc e eu não vejo eles a queixar-se uma vez que seja e digo-te já que quando fazem perguntas eu por vezes tenho dificuldade em compreender o português deles, mas português é português e como todas as linguagens se querem sobreviver tem de se adaptar aos tempos e mudar de acordo não com preconceitos mas de acordo com a sua utilidade para o utilizador!

      Vai ler textos portugueses medievais e criticar a escrita! Vai ler Saramago a dar calinadas na pontuação! Mas compreendes não compreendes? E é português não é? Ora ai está a génese da nossa língua, é flexível, inclusiva e linda!

Deixa o teu comentário :)

Gelado Fácil de Banana

Novidades no Iguaria