in

Como é Que os Rótulos e Legendas Comerciais Manipulam a tua Perceção

AHHHHHHHHH! Se eu desejo que tirem alguma coisa de valor deste artigo é uma extrema desconfiança de qualquer produto comercial, tanto dos rótulos como das legendas, nem tudo é o que parece, e mesmo quando dizem a verdade, esta muitas vezes é fora do contexto ou manipulada, eu penso sempre duas vezes antes de comprar qualquer produto industrial.

Já agora esta é uma série de artigos sobre produtos comerciais/industriais, eu já falei da Shrinkflation, de Legendas como a Nutriscore, de Aditivos Alimentares da Sustentabilidade e Nutrição de Produtos Industriais

Eu sei pode parecer que eu não sou um grande adepto, mas também não sou cínico, sem a indústria alimentar moderna muita gente não teria acesso a nutrição, é melhor nutrição de menor preço e qualidade do que nenhuma nutrição, mas isso não quer dizer que devemos ter os olhos fechados à realidade, pelo contrário.

Por isso hoje vamos falar dos rótulos e legendas de produtos comerciais, para não ser um bloco enorme de eu a resmungar, vou tentar ser mais prático e dar mais exemplos e explicar algumas das técnicas usadas para esconder a qualidade de produtos e o género de ceticismo que eu considero saudável ao avaliar estes produtos, porque existe uma tendencia para prometem tudo e mais alguma coisa e depois vais ver que muitas vezes nem sequer têm o que prometeram, vamos a isto!

Como é Que os Rótulos e Legendas Comerciais Manipulam a tua Perceção

O Abuso de Selos e Garantias “Oficiais”

Até temos um caso recente, o da Lusiaves, um dos maiores produtores de frangos em Portugal, em que as suas embalagens têm todas um selo de “Bem Estar Animal” quando se descobriu que na realidade provavelmente é o contrário, bem pelo menos de alguns dos seus aviários, mas esse selo de onde vêm?

Vêm de uma empresa privada com critérios puramente ao seu gosto, será que eles fazem a inspecção para ver o bem estar? Quantas vezes? Se calhar foi só 1 vez? Será que foi em todos os aviários? Avisou com meses de antecedência antes da inspeção? Ou será que nem inspecionou e apenas aceitou que a Lusiaves tem processos internos suficientes para garantir o bem estar animal? O site dessa empresa diz isto e aquilo mas como é que sabemos que eles estão a cumprir?

Percebem o meu ponto de vista, todos esses selos e garantias se não são oficiais e logo têm regras claras e distintas para todos, selos como D.O.P. (Denominação de Origem Protegida) ou I.G.P. (Indicação Geográfica Protegida), então valem muito pouco e só servem para distorcer a concorrencia e enganar consumidores, se me apetecer eu abro uma empresa/associação amanhã para vender “selos oficiais” de “O Mais Catita Para o Ambiente” o que é que acham?

Quando os Produtos são Naturalmente Naturais

É natural, 100% natural, só com conservantes naturais, aroma natural… é tudo treta, não existe nenhuma definição de natural, da ultima vez que vi, natural vem de natureza, petróleo e cianeto são ambos naturais e nenhum faz bem à saúde, estas legendas normalmente só querem incentivar que é um produto talvez menos processado, mas já vi muitos casos que são produtos com 30 ingredientes a dizer que é natural, como se pão industrial branco pré-fatiado caísse naturalmente do céu…

Não Adicionamos Mais do Que é Esperado

Ohhh sem açúcar adicionado, sem gluten, sem conservantes artificiais, sem lactose, sem calorias, sem aditivos, sem gordura, sem aroma artificial, este são usados quase sempre para esconder algum problema no produto, sem açúcar adicionado quer normalmente dizer que o produto sozinho sem adições já tem se calhar açúcar em excesso, se diz sem gluten, sem aditivos, sem lactose muitas vezes são produtos que nunca tiveram ou pior produtos que normalmente têm glúten ou lactose e tiveram de ser altamente modificados e aditivados para agora não terem glúten ou lactose.

Uma coisa é informar, este produto é suposto ter glúten, como pão, mas não têm, nesse caso um selo de sem glúten faz todo o sentido na frente, ou este produto tipo salsicha que normalmente têm carne de porco, não têm, logo um selo halal faz sentido, mas muitas vezes adiciona-se selos por tudo e por nada como se o produto tivesse ou não coisas diferentes do que sempre teve, é como eu colocar numa banana um autocolante a dizer que é naturalmente enriquecida com açúcar, potássio, magnesio, vitamina c e proteinas…. uhhhhhh gtfo

Quando um Rótulo está Cheio de Tralha, provavelmente é Tralha

Veja-se este exemplo das Batatas Fritas Ruffles, São Novas, são a versão Double Crunch, 2X Crunch (ena!), Sabor a Cheddar e Onion e ainda um selo nutricional que têm a mesma côr que o pacote e só diz os valores para 30gr, num pacote de 120gr… alguém já comeu na história da humanidade só 30 gramas de batatas fritas? É literalmente uma mão mal cheia de batatas fritas…

O pacote é apelativo, mas é só isso… diz o que for preciso para teres curiosidade de comprar… Para mim parece-me que quanto mais simples e prático fôr o rótulo mais este tende a ser um produto simples e prático, quanto mais apelativo, com fotos, com selos, chavões mais o produto tem algo a esconder.

Quando a Legenda Não é Clara e Simples, provavelmente tem Tretas

Vamos virar então o pacote, e temos promoções, outros sabores aí a vir, coisas sobre como reciclar, e só 1/3 do pacote é que temos a única informação importante, os ingredientes e a informação nutricional, pelos ingredientes podemos logo ver (eles estão sempre dispostos do maior para o menor), que estas batatas fritas têm pelos menos 19 ingredientes, digo pelo menos porque algumas são combinadas, aromas, podem ser 2 ou 20, o que não é dos melhores sinais, sem falar dos ingredientes em si.

Quando as Porções são Absurdas e Irreais

Depois a informação nutricional, pelo menos dá os valores para 100gr, mas continua a insistir que a dose são 30gr (ao ponto de dizerem que o pacote dá para 4 a 5 doses, bem 120gr do pacote a dividir por 30 dá 4 doses, não 5) e só dá as doses recomendadas de referência para as 30gr, tudo para dizer que batatas fritas não são assim tão calóricas, vejam estão aqui os números que nós não manipulamos nem nada… eu diria que 90% das pessoas vão comer o pacote inteiro sozinhos ou partilhado entre duas pessoas… é treta, estão a tentar esconder um produto incrivelmente calórico, cheio de gordura com pouco valor nutricional criando porções que não fazem sentido, os cereais de pequeno almoço e chocolates fazem exatamente o mesmo, parece que comemos cereais em chávenas de chá e só comemos 1 cubo de chocolate quando abrimos o pacote…

O Uso de Legendas Nutricionais Simplificadas, como o Nutri-Score

Eu já falei do nutri-score, vão seguir a ligação para ver mais detalhes, mas vale a pena salientar que mesmo tendo algum valor, só tem valor se uma pessoa conhece e compreende esse sistema de legendas específico, existem outros para além do nutri-score, o que para mim todos eles servem mais para confundir e ofuscar a realidade do que ajudar, tenho um exemplo….

Olhem para estes dois pacotes de fiambre, temos na esquerda um pacote de fiambre da pá e na esquerda um pacote de fiambre da perna, um têm o selo de D e outro o selo C, eu pergunto então qual é o melhor fiambre e qual é o mais saudável?

Pela conversa já podem prever… A nutri-score diz que é o fiambre da perna, mas eu digo que é o fiambre da pá… vamos pelos ingredientes, o meu fiambre da pá, tem mais porco e mais sal, o fiambre da perna tem mais açúcar.

Nos valores nutricionais o meu fiambre da pá, tem todos os valores nutricionais superiores com exceção do sal, tem menos calorias, tem menos gordura saturada (a que faz mais mal), tem metade do açúcar e a mesma quantidade de proteínas e ligeiramente mais sal, qual é o produto superior? Qual é o mais saudável? Eu diria que ambos são praticamente iguais, mas o fiambre da pá é superior em ambas as categorias, mas o nutri-score diz que não que o fiambre da perna é o produto superior, porque eles tendem a “castigar” produtos com mais sal mesmo que na totalidade é um produto superior.

E eu nem estou a ver em detalhe os ingredientes, por exemplo o meu fiambre da pá não nenhum açúcar adicionado ou aromas, mas o fiambre da perna tem açúcar adicionado e aromas não especificados, para além de aroma a fumo, é necessário aditivar um produto com aromas? Aromas muitas vezes não são assim tão bons para a saúde.

Já agora num aparte, já notaram como fiambre leva fibra de ervilha e batata, algas e konjac … vivemos num mundo industrial interessante…

Quanto Menos Ingredientes Melhor

Eu se calhar vou fazer um artigo sobre isso e produtos ultraprocessados, mas uma boa forma de por alto ver se um produto comercial é tendencialmente melhor, é ver… claro os valores nutricionais, mas também simplesmente o número de ingredientes, se um pão tem 3 ingredientes, farinha, água e sal… então é bem capaz de ser muito mais saudável que um pão de cereais de estilo artesanal mas com 20 ingredientes…

Criar Expectativas e Dar Qualidades sem Sentido

Um pouco no seguimento do que disse em cima que qualquer produto é 100% natural, outro abuso é dar qualidades ou expectativas que não correspondem necessariamente á realidade, vou dar exemplos:

Estilo Artesanal, Feito com Ingredientes Caseiros, Naturais – O que é que isto quer dizer? Nada, absolutamente nada, o que querem dar a entender é que é mais saudável e rústico como se fosse feito em casa, mas na realidade não diz nada sobre a qualidade, sabor ou nutrição.

Com Fruta Verdadeira, Sementes, Quaisquer Aditivos Supostamente Saudáveis – Boa, mas se adicionam só 1% de fruta ou sementes isso não torna o produto mais saudável, nem a maior parte das vezes dá sequer qualquer sabor adicional, foi adicionado só para publicitar esse suposto benefício, só porque essa semente ou fruta está na moda.

Ter Probióticos, Vitamina XXL, Deixa-te Menos Cheio, Mais Forte ou outras Propriedades Saudáveis – Porreiro só fazem bem, mas de notar que muitas vezes essas bebidas e iogurtes probioticos, são pasteurizados e logo todos esses probióticos já não estão ativos e isso sem contar com adicionar conservantes ao produto o que vai também impedir essas culturas de proliferar ou muitas desses supostos benefícios são através de inquéritos e outros esquemas, nem sequer se deram ao trabalho de fazer uma pesquisa clínica dos benefícios.

Baixo teor Disto ou Aquilo, Com 50% Menos Gordura/Açúcar, Com 100% Fruta, Com Cereais Integrais – Tudo coisas que não tens capacidade de comparar ou até saber se ajudam na qualidade do produto, fazer um pão industrial com farinha de centeio é mil vezes mais denso nutricionalmente que polvilhar o topo do pão branco com uma pitada de cereais, mas o segundo é que vai dizer que tem cereais integrais, é tentar dar qualidades nutricionais que muitas vezes podem ser completamente irrelevantes. Ou dizer que o sumo tem 100% fruta e depois vais ver os ingredientes é concentrado de fruta ou é sumo espremido mas tem ácido ascorbico (vitamina c) para preservar… 100% não é regulamentado, podes dizer coisas como este sumo é 100% sumo.

Isso Não quer Dizer que Selos Não Sejam Úteis

Alguns selos não oficiais como Vegano ou Vegetariano, Gluten, Lactose, Halal, Kosher ou compatível com esta ou aquela religião podem ter a sua utilidade, nada de mal com isso, mas se tens restrições alimentares por saúde, religião, convicções tu sabes o que queres e o que não queres comer, se tens problemas com lactose, o teu objectivo deve ser evitar produtos que sabes que têm lactose e não ir a procura de produtos sem lactose, não quer dizer que não seja agradável existirem produtos sem lactose no mercado, apenas que muitas vezes para não ter lactose tiveram de manipular tanto o produto que já não tem as mesmas propriedades nutricionais que o produto naturalmente com lactose, estás a pagar mais por um produto inferior.

É muito Mais “Saudável” com estas 8 Vitaminas Adicionadas

Quando vêm um produto com adição de micronutrientes é um mau sinal, em especial produtos para crianças, cereais com 8 vitaminas adicionadas? Isso quer dizer que ao fazer o produto este perdeu tanta nutrição que se for vendido era capaz de entrar para a categoria de doces, chocolates e sobremesas, olhem para os produtos, puré ou iogurte para crianças com vitaminas, sais minerais e não sei mais o que adicionado, isso quer dizer que ao cozinhar ou esterilizar o produto destruíram muito do perfil natural do produto e foram mais tarde tentar compensar com aditivos… mais valia a criança ter comido o puré de maçã feito pela mãe do que o puré de maçã feito pela nestlé…

E num aparte, isso pode até ser prejudicial, porque se uma criança tiver uma alimentação equilibrada, ela mesmo comendo cereais sem nenhuns aditivos vai estar bem em termos de nutrição ao fim do dia, mas se ela come muitos produtos industriais, ela pode ter falta de certas vitaminas, porque vitaminas mais caras ou complexas de adicionar a produtos não são usadas.

Olha só como a vitamina C é adicionada a milhões de produtos, porque além de ser uma vitamina barata também é um bom conservante e a criança acaba por todos os dias ingerir em excesso vitaminas populares e pouco ou nada das restantes vitaminas e sais minerais essenciais para crescer e aparecer… E eu só estou a dizer criança porque estas tendem a ser mais susceptível a estes problemas do que um adulto com uma má alimentação…

Quantos Mais Ingredientes Mais o Produto Tende a ser Pior

Tão simples quanto isso, se olharem para um produto e este têm 30 ingredientes, nunca é um bom sinal, isso tende a dizer que é um produto que teve muitos passos, que foi mais transformado e logo teve mais ocasiões de perder qualidades nutricionais em cada fase do processo e logo se não tiver um perfil mau nos seus macronutrientes (gordura, proteina, hidratos de carbono), vai de certeza ter um perfil horrivel de micronutrientes (vitaminas, sais minerais, etc) que quase sempre foram destruídos ou removidos no processo de fabricar o produto.

Veja-se a diferença nutricional entre um sumo de laranja acabado de ser espremido e um sumo de laranja baseado num concentrado, vais notar que o acabado de espremer (mesmo uma versão de supermercado) mesmo não sendo uma bebida muito saudável (sumo é equivalente a um refrigerante, não deixa de ser água com açúcar), vai ter um perfil nutricional superior, porque o sumo comercial de laranja, vai ter sumo e polpa (espremida ou de concentrado), água, açúcar, um regulador de acidez tipo ácido cítrico e ácido ascórbico (vitamina c), basicamente tu tens água com açúcar (com mais o ácido citrico e ácido ascorbico para equilibrar a doçura e preservar) com sumo e polpa de laranja para dar aroma e côr… compreendes a diferença.

Isso sem contar que este sumo de laranja da Compal têm por cada 100ml umas 40mg de vitamina C, a dose recomendada é por volta de uns 80mg por dia… de notar que uma dose normal, um copo de sumo são… uns 200ml, uma criança bebe um copo de sumo de laranja e come uma taça de cereais e já ultrapassou pela manhã o que devia ter passado o dia a consumir, isso faz mal? Claro que não, vitamina C é solúvel em água, o que quer dizer que os rins retiram o excesso, de tempos em tempos exagerar não faz nada, mas um consumo elevado prolongado durante anos pode criar problemas de saúde.

Bem de volta aos ingredientes hehehe, estes estão organizados do mais utilizado ao menos utilizado, logo podes saber mais ou menos a proporção do produto, tipo se tem 10 ingredientes e sal é o terceiro ingrediente, sabes logo que os outros a seguir são quantidades inferiores ao do sal, claro o ideal é conheceres todos os ingredientes e assim sabes melhor o que têm o produto, mas o sal é um bom indicador porque se olhares para o quadro nutricional, ele diz a quantidade certa de sal, de açúcar, de hidratos e de gordura, podes daí tirar algumas ilações sobre a quantidade de cada nos ingredientes.

A Mania de Esconder a Nutrição dos Produtos

Existe só um foco em mostrar só os macronutrientes, fibra e sal e nunca falar dos micronutrientes mesmo sendo estes também importantes, mas vamos ver como normalmente é formatado o quadro nutricional dentro da União Europeia, este é por 100gr do produto para ser mais fácil de comparar com outros produtos similares:

Primeiro tens o valor energético, em KJ ou kcal eu diria… escolhe um e usa esse, eu prefiro kcal porque o valor diário recomendado é mais redondo para um homem, ronda as 2000kcal, para uma mulher 1600kcal, para crianças depende da idade (mais jovens é menos, para adolescentes é mais), claro tudo isto também depende de cada pessoa e do seu nível de atividade mas é uma boa média a reter… Assim se um produto tem vamos dizer 400kcal tu sabes que 100gr do produto são por alto 1/4 do que precisas por dia se fores um homem ou 1/3 para uma mulher e se ultrapassar com regularidade essas 2000kcal quer dizer que vais provavelmente engordar, ou se normalmente andas baixo, és capaz de emagrecer.

Depois temos as gorduras, estas estão separadas no total de gorduras e a proporção destas que são gorduras saturadas, o que se quer é óbvio, não é preciso muita gordura para teres uma vida saudável, mas é preciso alguma gordura e deves consumir essa gordura através de um fio de azeite aqui ou ali, um pouco de gordura de um bife ou peixe ou um pouco de manteiga num pão, frutos secos, mas não necessariamente num pacote de batatas fritas. Logo o ideal é um produto baixo em gordura, mas se tiver gordura que tenha o menos possível de gordura saturada, porque essa é a gordura que faz mais mal e que pode criar colesterol mau que depois entope as artérias.

De seguida temos os hidratos de carbono, é um esquema semelhante, em cima temos o total e em baixo temos a proporção dos hidratos de carbono que são açúcares, logo se tiver muitos hidratos de carbono vai ser algo com bastantes calorias, mas o corpo precisa de bastantes hidratos de carbono, estes são o combustível principal do corpo, o problema é mais o açúcar, este tende a ter menor nutrição (ou provêm de ingredientes com pouca nutrição) é facilmente digerido e absorvido e tende a ser calóricamente denso, eo excesso pode criar todo o género de problemas, de aumento de peso, diabetes tipo 2, caries, doencas cardiacas, inflamação, etc, logo dependendo do produto (se têm cereais, batata, etc) é natural ter bastantes hidratos de carbono, mas queres que o nível de açúcar seja sempre o mais baixo possível.

Depois vêm a fibra o que é estranho estar antes das proteínas, mas pronto, esta é super simples quanto mais, melhor, o corpo não absorve fibras mas estas são importantes para sentires cheio e para a saúde dos intestinos daí que vegetais no geral são bons para a saúde, porque estes são naturalmente ricos em fibras.

Proteinas é como a fibra, no geral, quanto mais, melhor, a não ser que estejas a exagerar nas proteínas, mas ter um valor alto é sempre positivo, as proteínas são os tijolos e argamassa do corpo, precisas deles para manter o corpo, para crescer tudo e para regenerar tudo.

E por fim tens o sal, aqui também é simples, quanto menos, melhor, sal não faz mal e também é necessário, mas praticamente tudo o que comes diariamente, tem algum sal, de fruta a carne, até quando o padeiro esquece de pôr o sal no pão, o pão ainda tem algum sal naturalmente, logo o perigo aqui é a ingestão a mais todos os dias de sal, isso não implica que não podes ocasionalmente comer coisas salgadas, isso não faz mal nenhum, o problema é a ingestão continua e diária de excesso de sal que faz mal, logo é importante ter atenção e reduzir no sal quando se pode, tanto a comprar produtos já feitos como a cozinhar…

E já está… uffaaaaa de certeza que me escapou muita coisa, mas para isso podem adicionar nos comentários hehehe, só para dizer que com produtos comerciais a atitude saudável e inteligente é ser cético, eu não estou a dizer para não comprarem e que é tudo horrível, não longe disso, só estou a dizer para olhar com olhos de ver para as legendas, não confiar nos selos e nas garantias, desconfiar de declarações de melhorar a saúde, mais magro, mais forte, lembra-te que o objectivo da vasta maioria dos produtos industriais é para produzir a maior quantidade possível, ao menor preço, com o melhor sabor e aparência para o benefício dos seus acionistas, em nada aqui está a protecção do ambiente e animais a escolha de ingredientes de qualidade e preocupação com a saúde e nutrição dos clientes isso é, e sempre foi secundário, não é! Poisé!

2 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Hehehe, nada como resmungar ;D Depois vejo os comentários… ena hugo este bolo tem 2000kcal heheheh, epá… não é para comer todo sozinho de uma só vez é sempre para partilhar e bolo caseiro tende a congelar muito melhor que bolo comercial!

Deixa o teu comentário :)

Doce de Pêra Cozida com Creme Doce de Queijo Mascarpone

Refrigerante Coca-Cola de Baunilha