Eu não sei bem o nome em português para Shrinkflation, Deflação de Produtos? Reduflação? Caso não conheçam a expressão, basicamente é quando um produtor modifica o tamanho, a quantidade ou o tipo de ingredientes de um produto de forma a tentar cortar o custo do produto, mas não o preço final de venda para os consumidores, claramente dando menos ou pior pelo mesmo preço, isso é comum em períodos de inflação acima do normal ou quando uma empresa necessita de aumentar as suas margens.
Num aparte pessoal, a minha primeira interação com shrinkflation foi quando a Mars mudou em Portugal a marca do chocolate Raider para Twix, na altura o meu chocolate favorito, não é o meu espanto que quando fui comprar um eles tinham ainda caixas do chocolate Raider ao lado das caixas dos Twix, mesmo preço, mas claramente um era maior que o outro, e a partir dai parei de comprar o Twix ;D
Apesar de não ser uma experiência agradável, especialmente em períodos de crise, é comum ocorrerem situações em que a substituição dos ingredientes resulta num produto similar em qualidade ou quando há dificuldades em adquirir certos ingredientes (por exemplo, um chocolate com amêndoas pode ter de aumentar 300% se o preço das amêndoas sobe em demasia, no entanto, deve ser possível limitar esse aumento de preço, acrescentando menos amêndoas ao chocolate). No entanto, na maioria das vezes, eu vejo o shrinkflation como uma estratégia para acima de tudo obter uma maior margem de lucro ao enganar os consumidores e vender gato por lebre.
Se existe uma necessidade de aumentar o preço, então aumenta-se o preço, mas aqui infelizmente muitas vezes a parte do ‘marketing’ começa a sobrepor-se aos interesses dos consumidores, então o que é que isso têm a ver com as marcas brancas ou marcas de supermercado?
O que eu tenho notado é que muitas das críticas, em especial dos ‘media’ são em relação a shrinkflation de produtos populares e de marca, o que é verdade, vejam-se os refrigerantes, antes tínhamos latas e garrafas de mais ou menos 330ml e garrafas grandes de 1.5l, hoje em dia temos latas extra grandes de 400ml, garrafas de 600ml, garrafas de 1l, garrafas de 2l, tudo um pouco para manipular preços e perceções de preços (dai ser sempre positivo olhar para o preço por quilo e preço por litro, não é!), ou os chocolates, estão cada vez menores e depois vemos a venda chocolates como Twix extra que são basicamente do tamanho dos Twix a uns anos atrás, pacotes de família, Kitkat Chunky, e por aí fora.
Mas o que tenho notado recentemente em Portugal é que acima de tudo o efeito de shrinkflation mais agressivo é por parte das marcas brancas e marcas de supermercado e não é tanto pela quantidade de produto (mantendo o preço e reduzindo a quantidade) porque essa nota-se mais, mas na qualidade, e não sou só eu, vejo nas redes sociais pessoas a queixar do mesmo ao ponto com vários produtos, ao ponto de quase tornar-se um meme, em que de um dia para outro, a mesma marca de produto têm sabores diferentes ou fórmulas completamente diferentes.
E a lista é longa, eu vou dar alguns exemplos que testemunhei ou que me disseram pessoalmente, por exemplo… no supermercado Continente a qualidade dúbia dos vários tipos de Arroz da Marca, muitas vezes é comparado ao arroz trinca para dar a animais, o sumo de laranja espremidas usa laranjas muito pouco doces, bem praticamente tudo com marca “É” tem uma qualidade dúbia, no Pingo Doce a lasanha, as almôndegas congeladas ou massa folhada é tudo péssimo, na Auchan praticamente tudo da marca essencial têm uma série de produtos de uma qualidade abaixo da média.
O problema é que com marcas, estas têm mais tendência a diminuir o tamanho ou quantidade do produto sem mexer na qualidade, mas nas marcas brancas o que me parece é que se mexe mais e regularmente na qualidade, compras um pacote de batatas da Lays e são todas perfeitas, compras um pacote de batatas genéricas do Continente, Auchan e tens pó de batatas, batatas queimadas, batatas pretas, é uma escolha de processos e qualidade muito abaixo, na tentativa de conseguir o produto ao mais baixo preço com uma qualidade mínima, não admira que os pacotes habitualmente não sejam transparentes, porque senão ninguém comprava.
E eu não ponho de parte o Lidl, Aldi ou outros supermercados de descontos que basicamente só têm produtos de marcas brancas próprias, a qualidade destes também têm diminuído, mas a minha impressão é que numa proporção inferior, é muito mais habitual ver o Lidl ou Aldi a aumentarem os preços que a mudar a qualidade ou tipo do produto.
O ponto que eu quero fazer é que da próxima vez que vão ao supermercado tenham atenção e noção dos efeitos da shrinkflation nos produtos que habitualmente consomem, que tenham mais cuidado a escolher os produtos de linha branca, a ler as legendas, porque muitas vezes a marca é igual, mas o produto já não é o mesmo de sempre, não com a mesma qualidade a que estavam habituados, ao ponto de por vezes mais vale pagar um pouco mais e ir por uma marca e levar para casa algo realmente melhor.
Um bom truque é ver os ingredientes, experimenta comparar os ingredientes de douradinhos de pescada da marca do supermercado e uns de uma marca conhecida, se calhar os da marca conhecida mesmo mais caros, têm mais peixe, têm uma cobertura mais fina e saudável, tem ingredientes geralmente de melhor qualidade onde muitas vezes claramente o produto com a melhor relação qualidade preço acaba por ser o da marca.
E claro isto do efeito de shrinkflation afeta acima de tudo produtos transformados e industriais, se tal como eu a escolha tende a ser mais por produtos frescos e menos transformados então obviamente não vão ser tão afetados por estas manipulações, no pior dos casos recebem menos peixe na embalagem congelada ou um pão com menos umas gramas e não tanto um produto de qualidade inferior… ;D
Ok já chega, espero que tenham gostado de mais outro dos meus “rants” e até a próxima! Ah e já agora, se quiserem partilhar mais casos de shrinkflation que tenham notado ou de produtos que têm vindo a perder qualidades podem sempre dizer nos comentários, até a próxima!
Nota: 29-07-2023 Atualizei uns dados e editei um pouco do texto porque estava pouco claro e tinha erros de sintaxe, as minhas desculpas, por vezes a mente e o corrector não chegam lá.
É só assalto aos bolso dos computadores
Queres dizer um assalto ao bolso dos consumidores? Hehehe pois… dai eu ter feito este artigo, quanto melhor todos nós estivermos informados, melhores vão ser as nossas decisões! ;D
Infelizmente já me dei conta nas duas situações, qualidade e quantidade. Mal por mal, prefiro que cortem na quantidade ou aumentem o preço. Ja faço isso de optar por marcas em vez da marca branca pois em muitos produtos nota se e na alimentação pode significar estar literalmente a comer lixo.
Eu tenho a mesma opinião, prefiro honestidade… sempre! E eu por vezes compro produtos que não são muito saudáveis, mas eu li o rótulo, sei os ingredientes e fiz uma escolha informada, nenhum problema, agora estes esquemas… que são cada vez mais comuns, começam a cair na desonestidade… vamos a ver, não é…
Sim, a mim também nao faltam lambarices em casa, mas quando nós escolhemos, é uma coisa. Ser enganados é outra. Também leio os rótulos e fico chocada muitas vezes. Ainda ontem queria comprar um chocolate em pó para o leite e não tinha a marca habitual que gasto que é Ovomaltine (as vezes Milo mas so encontro no el corte ingles). No supermercado que fui (Mercadona) só tinham marcas de lá. Acabei por não trazer nada pois os ingredientes eram uma enorme percentagem de açúcar antes e além de qualquer outra coisa. Claro muito mais barato que o Milo e o Ovomaltine e mais quantidade, mas no fundo, um veneno.
Pois dai ter partilhado o artigo, a uns anos atrás tive um problema com uma marca portuguesa que queria “patrocinar”, mas que eu tinha que fazer um artigo a dizer bem dos novos produtos e tinha que modificar outro artigo que já tinha feito para ser mais “nice”… a parti dai, eu desisti desse género de coisas porque eu não gosto de ser enganado e ainda pior de enganar quem quer que seja…
Já não vejo milo a bastante tempo… e o suchard também começou a desaparecer, chocolate com leite infelizmente ou é uma tonelada de açúcar ou é com adoçantes o que também tem os seus problemas, fora disso podes sempre beber um cacau quente (comprado ou ainda melhor caseiro) mas isso eu compreendo dá mais trabalho a fazer, é mais caro e tem um sabor mais intenso, mas que pode ser demasiado para tomar diariamente, hoje em dia só compro chocolate para leite se vou fazer alguma coisa/receita com eles, tipo, brigadeiros e tal, fora disso tento evitar, mesmo que quando era pequeno era super fan hehehehe >D todos os dias era chocolate com leite, sinto nostalgia hehehehe mas não é coisa habitual ;D
Num aparte, se fores fazer um cacau quente caseiro, um bom truque para cortar nas calorias é adicionar um pouco de maizena, porque vai tornar tudo mais cremoso e não precisas de adicionar tanto cacau/açúcar/natas para criar uma bebida deliciosa, sempre é um pouco mais saudável trocar um pouco mais hidratos de carbono por gordura e açúcar >D
Pois é mesmo isso :)
O Milo só encontro mesmo no El Corte Ingles. O Suchard bem lembrado…não sei se lá tem mas vou ver. Cacau realmente é delicioso mas como dizes fica muito forte daí gostar do Ovomaltine ou Milo que ok tem açúcar mas não é tão miserável nutricionalmente falando. Obrigada pela dica da maizena :)
Bem no Ovomaltine, estás a trocar açúcar por malte (que tem em média 65% maltose)… isto é sacarose por maltose, ambos são açúcares da mesma família (disacaridios… disacarido? … acho eu hehehe), a sacarose é composta por duas moléculas, uma de glucose e outra de frutose enquanto que a maltose é composta por duas moléculas de glucose, o que só pela sua composição torna o malte mais saudável, porque o maior problema é a frutose, frutose em geral não é muito saudável e em excesso faz muito mal, mas infelizmente sacarose é o açúcar mais fácil de criar, mais barato de produzir e o mais estável a temperatura ambiente e dai ser o mais utilizado, por exemplo, glucose pura só é estável como um líquido e é mais cara de produzir, logo mais prática para ser usada só industrialmente em bebidas, molhos e cremes, mas não é prática para criar um pó, também a frutose é mais doce que a glucose, logo sacarose vai ser sempre mais doce que a maltose…
Dai que no Ovomaltine também vês a adição de açúcar… mas malte geralmente é um produto mais completo, o resto do malte tem outros hidratos de carbono complexos, um pouco de proteína e diversos micronutrientes e enzimas porque é um produto em que o cereal tem de ser germinado e fermentado para converter os hidratos de carbono em maltose antes de ser seco ou desidratado, outro ponto interessante é que ao contrário da sacarose é muito raro alguém ter intolerância alimentar a maltose :D
E se não tiveres maizena podes usar tapioca, mesmo que tapioca tem um aroma distinto ao contrário da maizena, vais ficar com um cacau a saber a tapioca hehehe… é capaz de ser bom… agora tenho curiosidade de experimentar :P
O mesmo se passa com o papel higiénico do Aldi. Primeiro aumentaram o preço. Depois diminuíram as embalagens mas com o mesmo preço já aumentado.
Exato, mesmo que a minha preocupação está mais virada para a comida, coisas como a qualidade e segurança alimentar, o shrinkflation aparece por todo o lado e se o produto é unitário, ui… um pacote de bolachas, um pacote de papel higiénico, é fácil “enganar”, mantém-se o mesmo pacote e muda-se apenas o número dos rolos ou muda-se o rótulo, diz-se que tem uma nova fórmula, pacote mais ambiental, mais compacto, mais suave, mais isto e aquilo e põe-se menos um rolo, menos umas bolachas (ie menos umas gramas) e pronto… então nos detergentes de roupa… ui que já por si são complicados de comparar (porque uns são melhores que outros, mas a única forma de saber é experimentar todos), mas depois uns mostram os preços aos quilos, outros em unidades, outros em litros, o que impossibilita comparar por peso e muito mais fácil de cortar na quantidade de produto (ie caixa igual de desenho e tamanho, muda-se só as gramas no rótulo e põe-se menos pó) mas pronto se eu começar nunca mais acabo hehehe… ;D Obrigado pelo comentário e até a próxima!