in

Como fazer Creme de Manteiga

creme-de-manteiga-buttercream

Creme de manteiga ou buttercream, é como nome diz um creme feito de manteiga, que podes usar para cobrir queques. muffins, cupcakes, bolos ou recheios para uma série de receitas diferentes.

Em relação a outros cremes um creme de manteiga pode ser feito num instante e devido a ser baseado em manteiga e açúcar este não só tem um sabor delicioso (açúcar e gordura) mas é muito estável e pode ser liquido ou espesso e claro levando ao frigorífico este fica ainda mais estável.

Receita Base de Creme de Manteiga

Ingredientes

  • 250gr Manteiga sem Sal
  • 400gr Açúcar em Pó
  • 1 Colher de Sopa de Extracto de Baunilha
  • Pitada de Sal

Receita

  1. Para fazeres um creme de manteiga bom tens de usar uma batedeira, primeiro começas com manteiga mole e vais bater esta primeiro devagar e depois rapidamente até ficar num creme suave sem grumos, o que deve demorar uns 3 minutos.
  2. A seguir vais adiciona o açúcar em pó, divide este em 3 partes, deita a primeira parte aos poucos e bate por uns 2 minutos, repete até não teres mais açúcar.
  3. Adiciona o extracto de baunilha e vais bater na máxima velocidade por mais 5 minutos para ficar extra fofinha e esbranquiçada e já está, pronta a usar.

Dicas para um Creme de Manteiga Perfeito

  • A brancura de um creme de manteiga é por usares velocidade rápida que força ar na mistura, não só fica mais branca mas também fica mais fofa.
  • Usa extrato de baunilha claro/transparente para não mudares a côr do teu creme, ou substitui por açúcar de baunilha (claro retirando o açúcar extra).
  • Para cobertura de um bolo tu queres um creme de manteiga mais rijo, tal como um glacé, tem tudo haver com a quantidade de liquido e de açúcar, quanto mais açúcar mais rijo fica o creme de manteiga, logo se este estiver um pouco mole, acrescenta mais um pouco de açúcar e volta a bater.
  • Toma cuidado de pôr o creme só quando o bolo ou qualquer outro doce não estiver quente ou até morno visto que a manteiga é muito sensível a mudanças de temperatura.
  • Uma das variações mais comuns é adiciona umas 2 colheres de sopa de leite ou natas (para as quantidade em cima), isso dá um sabor mais suave e não tão forte a manteiga, claro que ao adicionares isso, vais ter de aumentar um pouco mais o açúcar para compensar.

19 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Bom dia, gostei muito de aprender convosco a prepara creme de manteiga para bolos espero aprender mais com se prepara os bolos

    • olá felicidade, temos muitas receitas de bolos, o importante com bolos é exactamente seguir a receita a risca! Assim acertas sempre! :)

  2. Simples e muito bem explicado.
    Gostei principalmente da parte final, a qual refere as natas, visto que era mesmo isso que eu procurava.

    Obrigado.

    • Boa! É para isso mesmo que fazemos isto, para partilhar conhecimento e muitas vezes porque temos curiosidade nós mesmos para fazer! :)

      Alguma duvida ou pergunta não tenhas problemas em responder. Obrigado pela visita.

  3. Enviaram-me um mail a perguntar sobre pintar o bolo, aqui vai a minha resposta (pode ser util para alguem hehehe):

    Para pintar o bolo, isso depende de como queres pintar, existem diversas formas, as mais comuns é usar por exemplo colorante em chantily (porque é branco ele consegue mudar de cor com facilidade e sem usares muito corante que normalmente tem um sabor desagradável e medicinal quando usado em excesso), ou podes fazer pasta de açúcar (muito usada por pastelarias) para cobrir o bolo e depois pintar, eu ainda não falei de pasta de açúcar no iguaria porque não sou grande fan mas eventualmente vou explicar :D

    Como nota extra, pasta de açúcar pode ser comprada já feita, assim só precisas de cobrir o bolo com a pasta e pintar a vontade com colorantes.

    • Sim! sem problemas aliás o açúcar ajuda a preservar a manteiga, guarda no frigorifico e vai ter a mesma validade de manteiga normal depois de aberta (2 semanas no frigorifico e 6 meses no congelador), já agora manteiga sem estar aberta (1 mês no frigorifico e 6 a 9 meses no congelador) :)

  4. OLÁ, ESTOU FELIZ POR TER ENCONTRADO UM SITE COM TÃO BELAS RECEITAS CERTAS FINALMENTE!! BREVE MANDAREI AS MINHAS, E COM MUITAS FELICIDADES ABRIREI O MEU NEGÓCIO . ABRAÇO.

  5. Ola’ tenho visto a fazer flores com este crème e depois de IR ao frigorifico 15 minutes a flor endurece’ ‘e com este crème?

    • este creme fica suave a bem sólido, mas um que endurece de tal forma provavelmente precisa de mais açúcar para tornar a mistura mais rígida, algo mais similar a glace (icing) é mais fácil de endurecer que creme de manteiga que é suposto ser algo entre o duro glace e o fofo chantily!

    • Boa Noite! Ainda bem que foi útil, é sempre mais fácil se alguém cria passos simples mas também explica o porque fazeres uma coisa ou outra assim aprendes porque é que resulta! :D Obrigado o comentário e até á próxima! ;D

    • Eu presumo que queres dizer entre açúcar granulado (açúcar comum) e açúcar em pó (açúcar de confeiteiro ou pasteleiro), ambos são a mesma coisa, açúcar branco comum, apenas um está em cristais pequenos e o outro está em pó, eu para dizer a verdade gosto com um ou o outro, quando fazes o creme com açúcar granulado, a maioria dos cristais acaba por se dissolver na manteiga mas não totalmente por isso a textura não deixa de ser boa mas pode ter uns pedacinhos de cristais de açúcar perdidos no creme, por isso é a tua escolha se queres super suave e cremoso tens de usar açúcar em pó ou açúcar de confeiteiro ;D se não é super importante estar perfeito então açúcar granulado ou comum serve sem problemas.

      Como exemplo, se eu for usar o creme de manteiga para pôr por cima de um queque/cupcacke então provavelmente vou usar açúcar em pó porque eu quero que o creme esteja bem formado e super suave, mas se eu vou usar o creme de manteiga num bolo de bolacha, bem então não é tão importante que esteja super cremoso sem nenhum granulo de açúcar, quando depois do bolo estar feito não se vai notar nada… né

      Uhh obrigado pelo comentário e até a próxima ;D bye bye

Deixa o teu comentário :)

Torricado

Pataniscas