in

Como fazer Extrato de Baunilha Caseiro

Extrato-de-Baunilha-Caseira

Extrato de baunilha é uma daquelas coisas que nunca deve faltar em qualquer cozinha e ao contrário da essência de baunilha é muito mais aromático e mais caro, logo fazer o teu próprio em casa é o ideal.

Baunilha é uma orquídea das quais as vagens são colhidas e curadas, num processo longo e lento de meses a expor ao sol lentamente para que percam a humidade mas não fiquem secas por dentro, o sabor da baunilha vem das sementes que estão dentro da vagem, que podem ser usadas diretamente, no entanto criando um extrato, consegue-se um sabor mais forte e complexo que usar só as sementes.

Extrato de baunilha como o nome diz é extrair o sabor da baunilha para um liquido, neste caso a forma mais simples é usando um álcool, este pode ser qualquer um mas o ideal é algo sem sabor como vodka ou com sabores pouco fortes para não abafar o sabor da baunilha, tem também de ter mais de 40% de álcool para conseguir retirar todos os óleos da baunilha, esta também é a forma mais intensa e mais pratica de transferir o sabor de baunilha, especialmente em cozinhados, visto que o álcool evapora deixando o sabor forte a baunilha atrás.

Em comparação essência de baunilha é muito mais barata porque não é feita com vagens de baunilha, mas sim com uma forma sintética de baunilha, apenas uma combinação de químicos que dão um sabor similar a baunilha, essência também tem um problema que ao contrário de sementes de baunilha ou extrato de baunilha em que o uso exagerado dá um sabor demasiado forte a baunilha, o uso exagerado de essência cria um sabor muito desagradável quase medicinal.

Como fazer extrato de baunilha? Resumidamente junta um álcool sem sabor ou com um sabor delicado que gostes (frutado, leve, aromático) e junta a este vagens abertas de baunilha, deixa repousar e apurar durante uns meses antes de usar.

Receita de Extrato de Baunilha Caseiro

Ingredientes

Instruções

  1. Eu fiz 3 garrafas com 250gr de vagens de baunilha de Madagáscar, eu usei vodka, rum e cachaça, acho que o rum foi o que saiu melhor, no entanto para cozinhar e pastelaria, todos são deliciosos a sua maneira.
    Vagens-de-Baunilha-Rum
  2. Para preparar extrato de baunilha, tens de lavar as vagens de baunilha.
    Vagens-de-Baunilha
  3. Agora vais abrir cada uma no comprimento e expor as sementes da baunilha.
    Dividir-as-Vajems-por-Garrfa
    Cortar-Vajem-de-Baunilha
    Dividir-Vagem-Baunilha
  4. Deita as vagens abertas para dentro da garrafa e guarda as garrafas num lugar sem contacto direto com o sol.
    Baunilha-Caseiro
  5. Uma vez por semana vai vendo o progresso e agita um pouco a garrafa.
  6. Passado 2 meses já podes usar, mas acho que fica mesmo bom só passado 3 meses.
  7. Passado 6 meses tem este aspecto! :D
    Extrato-de-Baunilha-com-6-meses

Pontos Importantes!

  • Quando fores usando as sementes de vagens de baunilha para outros cozinhados, depois deita a vagem para dentro da tua garrafa de extrato, para ires sempre adicionando mais sabor.
  • Quando a garrafa chegar a 1/3 de extrato, adiciona mais 2 vagens novas e volta a encher com o álcool que antes tinhas lá (se usaste rum, volta a comprar rum para encher), espera mais 2 meses para voltar a utilizar, e já está!

Um Comentário

Deixa uma Resposta

Deixa o teu comentário :)

Não São Ferrero Rocher

Bolinhos de Côco