in

O Problema dos Mercados Municipais

Eu adoro mercados, eu adoro mercados de rua, mercados festivos, mercados municipais, mercados de agricultores, é sempre divertido e quase sempre onde encontras os melhores produtos, nunca vais encontrar num supermercado um delicioso mel de eucalipto que quase parece petróleo, batatas tão doces que quase parecem batata-doce ou tomates enormes e sumarentos.

Um mercado tende a ser uma excelente fonte de produtos artesanais, de produção caseira e muitas vezes, de legumes, carnes, peixes, enchidos, da melhor qualidade, acho que isso é uma realidade mesmo hoje em dia, no entanto, existe algo que noto em Portugal, algo que também notei a uns anos em Espanha e em especial em mercados municipais.

É que os mercados municipais na generalidade estão cada vez mais estão focados no turismo, cada vez existe menos variedade de produtos, os produtos são vendidos muitas vezes para serem consumidos no local, a maioria dos vendedores não apresenta preços e existe um foco em vendas individuais do que em quantidade.

Em especial, se o mercado for de uma região mais turística o mercado vai ser tendencialmente demasiado turístico e menos interessante, eu mudei-me recentemente para perto de um mercado, o que é perfeito, posso comprar diariamente produtos frescos, mas aos poucos tenho ido cada vez menos ao mercado…

Num supermercado eu faço escolhas conforme o que preciso e o que acho que está a um bom preço, no mercado passo o meu tempo a perguntar preços e a fazer caretas, mesmo com alguns produtos com bons preços, coisas como pão, doces, frutos secos, muita da peixaria e talho, mas é tudo confuso por falta de preços e desagradável porque falo com as mesmas pessoas a constantemente a dizer que não, se visitas uma vez é bem divertido e agradável podes gastar um pouco mais, mas está tudo bem.

Mas se visitas constantemente torna-se cada vez menos agradável porque não consegues comparar preços, tens de dialogar muito para saber os preços, falas com os vendedores, mas depois vais comprar ao vizinho e mesmo estes nem sempre são os melhores, tornando toda a experiência cansativa, o que vejo é os locais a escolherem as suas bancadas e vão sempre aos mesmos vendedores perdendo um pouco…. a magia da escolha do mercado.

E como é o teu mercado municipal, é mais tradicional ou “super” turístico? Diz nos comentários! ;D Até a próxima!

4 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Exactamente o que vejo acontecer aqui no Bolhão…cada vez mais turístico e menos o mercado. Com excepção dos legumes que continua o estilo de mercado antigo, tudo o resto está virado para o turista: fruta ja cortada, embalada em caixas de plástico, folares cortados a meio ou em fatias, frutos secos, tudo para turistas e nao tanto para quem vai as compras para casa. Fora querer me servir da fruta e ter de esperar que tirem a selfie com a banca de fundo… os preços aumentaram e mal se consegue caminhar no meio de grupos com guias. Entendo a parte económica que é boa para os vendores, que ate ja atendem em inglês ;)

    • Exato e eu nem comentei as más experiências que já tive nos mercados, como venderem as mesmas coisas com preços diferentes (porque não têm preço afixado) ou dizer que isto ou aquilo é de boa qualidade e chego a casa e é uma porcaria, ou não me deixam escolher os produtos que quero comprar, ou reconhecem-me e depois estão a espera que eu vá comprar a bancada deles e não vou e logo da próxima vez estou queimado… essas patetices… porque epá… também temos más experiencias nos supermercados, quando os preços estão mal marcados, ou enganam nos pesos, ou vendem gato por lebre, ou está tudo em promoção e nunca sabes se uma coisa está a um bom preço ou não… e eu admito que cada vez mais fujo dos continentes e pingo doces por essa razão… porque me parece que em vez de tentarem vender as coisas a um preço justo, só querem vender tudo em promoção e logo o teu cabaz vai ser sempre mais caro que ir a um lidl, aldi ou mercadona onde não praticam “promoções” a 50% das coisas que vendem… por isso podes sempre ver, ok hoje os tomates estão caros, então vou comprar pepinos… :P

      Ahh e eu ainda sou do tempo que ir ao mercado davam-te a experimentar se a fruta era boa e davam-te um molhe de coentros ou salsa de graça por comprar, ou uma cebola extra… hoje coisa rara… bons tempos…

  2. Concordo inteiramente com a Christiane em relação ao Bolhão.
    Pessoalmente frequento os mercados de Olhão (2-3 vezes por semana) e de Faro (2 vezes por mês): em ambos vejo quase sempre preços afixados. E especialmente em Olhão adquiro sempre frutas e hortícolas locais (e quando digo locais não quero dizer regionais!). Em relação ao peixe a situação é muito semelhante.

    • Exato… se calhar porque Olhão é menos turístico que Faro e logo é um mercado mais normal e mais focado na população local, com preços razoáveis e tudo bem organizado… o meu problema é que muitos mercados municipais já não são o que eram, muitas vezes mais vale ir a um mini mercado, mercado de frutas, revendedor ao lado da estrada, ou a uma lota com entrada livre e tens um preço e um produto muito melhor que no mercado municipal… é um pouco triste e eu não sei se tenho uma boa solução para esse problema… de qualquer forma Feliz Páscoa! :D

Deixa o teu comentário :)

Biscoitos Tradicionais Argolas

Queques Fofinhos de Pizza