in

O que Fazer quando a Electricidade Falhar!

Tive por aqui no meu albergue uma falha massiva de electricidade, tipo meio do dia, nada como uma pequena tempestade para mandar abaixo a electricidade da vila inteira, mas quando fui abrir o frigorífico eu pensei, pois é…. e se a falha fosse tipo 24 horas ou 3 dias, qual seria o melhor plano para preservar a comida e quais são as boas dicas para seguir no caso de uma emergência a sério, tipo terramoto ou incendio que corte a electricidade/gás por vários dias?

Logo nada como pôr o meu chapéu de professor e ver as melhores formas de lidar com falhas de electricidade, pequenas e grandes, vamos a isto!

Primeiro e isto é bem um aparte ou vamos dizer introdução, é teres uma boa despensa com alimentos que não se estragam com facilidade, mesmo sem electricidade consegues fazer e comer flocos, enlatados, arroz, massa, leguminosas, frutos secos, até coisas menos saudáveis como cereais de pequeno almoço, bolachas, batatas fritas, ter uma despensa com algumas comidas de longo prazo é sempre uma boa ideia para qualquer situação de emergência e não estou a dizer 1 mês de comida para uma família… não exageres, mas uns dias não é uma má ideia.

Outra coisa que acho importante é ter o frigorifico e congelador razoavelmente organizados, não é preciso estar tudo coordenado, mas ter uma caneta e escrever quando puzeste essa carne no congelador e ter os alimentos nos sitios certos ajuda no dia-a-dia e ajuda numa emergência.

Ter o frigorífico e congelador limpos e desinfectados, isto é quando alguma coisa entornar ou ficar suja limpar com um produto de limpeza e ocasionalmente deixar o frigorífico/congelador esvaziar e antes de ir as compras lavar este bem, retirar o excesso de gelo e limpar bem com um produto de limpeza, isso vai manter o eletrodoméstico no melhor estado, mas também muito mais higiênico e menos risco de contaminares comida e claro se tiveres um problema de electricidade a comida vai estar mais protegida que num frigorifico sujo.

E por fim se tens o frigorífico/congelador meio cheio, então tenta adicionar coisas como pacotes daqueles térmicos ou garrafas de água no frigorífico ou sacos de gelo/paletes de gelo ou pacotes térmicos ou garrafas de água (não completamente cheias) no congelador, fazes isso porque não só dá jeito ter água fresca, mas isso vai ajudar no dia a dia a manter o frigorífico/congelador mais frio e logo poupas na electricidade, e quando precisas de mais espaço para pôr alguma coisa é só tirar uma garrafa de água fria ou congelada do congelador sem problemas e quando voltares a ter espaço volta a pôr no frigorífico/congelador e claro em caso de emergência não só tens água de emergência, como eles vão ajudar a manter o frigorífico/congelador mais frio por mais tempo.

Então ao que Fazer quando a Electricidade Falhar!

1. Não abras o frigorífico/congelador – Eles estão isolados, logo quanto mais tempo tiverem fechados, menos a temperatura vai aumentar, logo pensa bem se precisas de algo e se precisares é abrir e fechar rapidamente.

2. Na altura de comer dá prioridade aos produtos frescos ou mais perecíveis – É óbvio se falha a eletricidade não vais começar a comer bolachas, começa pela fruta e outros alimentos que têm uma validade curta a temperatura ambiente ou que se não tiverem refrigerados então têm de ser consumidos, também neste ponto se existe a possibilidade da electricidade voltar em 24 horas, mover alguns alimentos do frigorífico para o congelador pode aumentar a sua validade.

3. Se não vais ter capacidade de cozinhar – Por exemplo depois de um terramoto é perigoso usar fornos como até fazer uma fogueira ou usar um lume portátil, e se sabes que não vais ter electricidade nos próximos dias e não tens maneira de cozinhar, então deita logo fora coisas que não vais ter hipótese de cozinhar e comer.

4. Se podes cozinhar então vai cozinhando para aumentar a vida útil – Podes comer logo depois de fazer, mas só o facto de cozinhar dá pelo menos mais um dia ou mais na maioria dos produtos, com algumas exceções, por exemplo arroz não é seguro depois de cozinhado e fora do frigorífico/congelador por muito tempo.

4. Comidas já cozinhadas mesmo congeladas, podem ser comidas frias – Exato pode não ser tão agradável, mas eu já comi umas tortilhas com restos de caril de frango descongelado com um pouco de maionese e uns veggies crús e não é nada mau, se estava cozinhado antes de ir ao congelador, então está bom para comer depois de descongelado o mesmo com vários vegetais crús.

5. Alguns alimentos aguentam bem fora do frigorífico – Por exemplo coisas como ovos (na Europa, ovos nos Estados Unidos e Japão são lavados, esses têm de estar sempre no frigorífico), manteiga, queijos curados, enchidos, jarros já abertos de maionese, ketchup, mostarda ou pickles devem ser guardados no frigorífico, mas só fazes isto para aumentar a validade e segurança alimentar, eles estarem um par de dias fora do frigorífico claro que devem ser consumidos, mas não estragam tão rapidamente como outras comidas.

E o que fazer quando a Electricidade Voltar?

1. Se for menos de 4 horas então estás bem – A regra de ouro por alto para um frigorífico é que este aguenta bem mais ou menos 4 horas se estiver razoavelmente cheio, logo se o corte foi mais curto então não é preciso fazer nada, daí que quando a electricidade falha não é para ir correr ao frigorífico e começar a comer tudo :D Apenas quando passar umas 4 horas é que começa a chegar a altura de ir dar uma vista de olhos rápida ao frigorífico.

2. Se foi mais de 4 horas – Então deixa o frigorífico voltar a esfriar mas depois dá uma vista de olhos e em caso de dúvida deita coisas fora ou cozinha, claro que quanto mais tempo sem electricidade, mais coisas vais ter de deitar fora, se foram uns dias sem eletricidade então o frigorífico já deve estar vazio :) Não esquecer que se não estiver a refrigerar passado umas 6 horas ele passa de uma caixa isolada fria para uma caixa isolada quente o que vai estragar mais rapidamente tudo.

3. Se for mais de 48 horas – Se 4 horas é para o frigorífico, 48 horas é a regra de ouro para um congelador cheio, se só tiver passado 1 dia, então não é preciso preocupar muito com o congelador, passadas as 48 horas, vais ter de fazer o mesmo esquema que o frigorífico, tens de dar uma olhadela e dependo do tempo vais ter de cozinhar ou deitar fora, passado uns 3 dias o congelador já deve estar vazio.

4. Em Caso de Dúvida Lixo! – Isso é super importante, ninguém gosta de desperdício e eu sou o primeiro a resmungar, mas a saúde vem primeiro, se no dia a dia tenho dúvidas sobre qualquer comida ou ingrediente este vai para o lixo, quanto mais depois de uma falha de electricidade, mais vale um caixote do lixo cheio de comida que uma visita ao hospital ou pior, não vale a pena arriscar, podes até aproveitar para lavar o frigorifico e congelador e ir ás compras!

E já está, espero que as dicas tenham sido úteis, elas são sempre para mim a fazer estes artigos acabo sempre por aprender mais uma ou outra coisinha hehehe até a próxima! :D

Deixa o teu comentário :)

Sandes de Biscoito Recheadas de Geleia de Morango

Receitas Catitas com Bacalhau Desfiado