in

Os Melhores Livros da Culinária Portuguesa

Alguém estava a perguntar-me que livros de culinária é que eu prefiro, hummm o que não falta são livros da cozinha em Portugal e a minha colecção já é bem razoável, mas quais são os que eu vou sempre dar uma vista de olhos, os que vou ver quando tenho duvidas especialmente de receitas clássicas de culinária portuguesa, por isso nada como eu recomendar os meus favoritos e logo os que considero os melhores.

Claro que vão notar a falta de alguns dos clássicos como a Arte da Cozinha ou o Livro de Culinária da Infanta D. Maria de Portugal ou o Livro do Doceiro Nacional, simplesmente porque esses livros são muito antigos e não tem uma boa estrutura e falam de receitas que hoje em dia não são práticas, por falta de ingredientes ou práticas de culinária que já não fazem sentido.

Esta lista também não está em nenhuma ordem em particular, porque eu não acho que um é melhor que outro, vamos então a isto.

Os Melhores Livros da Cozinha Portuguesa

Cozinha Tradicional Portuguesa, de Maria de Lourdes Modesto – O livro da foto deste artigo, um autentico clássico da cozinha este livro é uma compilação de um peditório de receitas por todo o pais que foi depois compilado e distribuído pelas regiões do pais, ele não inclui todas, nem perto mas as mais importantes e mostra uma visão global das diferenças entre as várias culinárias dentro de Portugal e Ilhas, é um livro fantástico e perfeito para encontrar aquela receita bem típica portuguesa.

O Livro de Pantagruel, de Bertha Rosa-Limpo – Este livro tem um pouco de tudo, tem uma enorme quantidade de receitas e eu recomenda as edições mais recentes, as edições mais antigas não são tão completas, mas também tem que se notar que muitas receitas são de origem italiana, sendo mais um livro de culinária mais generalista com muitas receitas portuguesas.

O Trivial, de Filipa Vacondeus – Quem não conhece Filipa Vacondeus, não tem falta de livros de receitas, eu acho que os mais recentes são mais vagos ou demasiado específicos no sujeito, mas este é um daqueles pequenos livros que eu acho quase perfeitos, está cheio de dicas e truques, tenta explicar simplesmente como fazer as coisas mais básicas na cozinha mas também tem as receitas… bem mais triviais da culinária portuguesa com toques de outras culinária, se não sabes nada de culinária este é perfeito para ti.

Doze Meses de Cozinha, Vários Autores – Este é um livro dos anos 70 e mesmo tendo técnicas e receitas um pouco desatualizadas, não deixa de ser uma versão mais avançada do livro Trivial, muito mais extenso em detalhes desde frutos, vegetais, peixes, como preparar tudo, com todo o género de receitas a ideia por detrás é idêntica do Trivial de ensinar alguém a cozinhar e como tal é super útil e uma excelente fonte de informação.

Cozinha Algarvia, de Alfredo Saramago – Existem mais livros para a Cozinha Transmontana, de Lisboa, Beira Interior e Beira Litoral, todos estes livros são simples no seu objetivo de traduzir os ingredientes e pratos essenciais de cada uma destas regiões, o meu favorito é o do Algarve mas todos são bons é uma espécie de uma versão mais moderna e mais extensa da Cozinha Tradicional Portuguesa da Maria de Lourdes Modesto.

E já está? Então só isso? Sim, existem um monte de livros fantásticos de cozinha portuguesa é só procurar, mas estes são para mim os melhores, os clássicos livros de receitas e técnicas e os que ia ter muitos problemas a fazer o Iguaria sem eles ;D Até a próxima!

Deixa o teu comentário :)

Lion Black and White

Massada Cremosa de Salmão