in

Quais são os Tipos de Arroz mais Comuns?

Arroz é um tipo de relva parte da família Poaceae de que fazem parte outras plantas como o trigo, centeio, cevada, aveia, milho, cana-de-açúcar ou até bambu, o arroz é a terceira maior cultura no mundo, muito do seu sucesso advém deste ser produzido com facilidade em países com bastante mão-de-obra ou climas bastante húmidos, no entanto arroz pode ser produzido em praticamente em qualquer clima, mesmo que pode ter de depender mais em pesticidas, herbicidas e adubos, algo que é desnecessário num clima mais húmido, por exemplo o arroz é tão importante para culturas que durante séculos no Japão este era basicamente moeda de troca e a quantidade que detinhas era o indicador da tua riqueza.

Arroz está definido basicamente pelo tamanho do grão:

  • Grão Longo – Tende a ser 4 vezes mais longo que grão curto e um pouco mais largo, existem diversas variedades e possivelmente é o tipo mais comum, basicamente é um arroz que cozinha fácil e tende a ter grãos que separaram com facilidade.
  • Grão Médio – Tende a ter o dobro do tamanho do arroz de grão curto e um pouco mais largo, mais tenro e “carnudo”, por vezes os grãos podem colar.
  • Grão Curto – Tem um grão arredondado e gordinho, os grãos tendem a colar e fazer bolas de arroz com facilidade depois de cozinhado.

Também é bom notar estas dicas:

  • Quanto maior o grão mais tempo podes cozinhar o arroz e o arroz fica mais intacto, também é um arroz mais solto e bom para fritar.
  • Quanto menor o grão mais o arroz vai colar ao cozinhar e pode tender a desfazer o grão e criar uma papa, para fazer doces ou molhos.

Nota: Que estas são regras bases e genéricas, por exemplo o arroz básico tailandês é de grão longo mas o arroz é bastante peganhento.

Arroz pode sempre ser lavado como é comum no arroz de grão médio Japonês para retirar uma parte do excesso de amido do arroz, este mesmo depois de cozido vai continuar a ser bastante peganhento mas ao retirar o excesso vai pegar menos e ter um sabor mais limpo, visto não ter tanto amido misturado.

Tipos Mais Comuns de Arroz

Arroz Carolino (Malandrinho ou Arroz Doce) : É um arroz do tipo Aríete e Euro, é de grão curto, ideal para pratos cremosos de arroz como arroz de marisco ou tomate, como também praticamente todos os doces com arroz.

Arroz Agulha : É um arroz de grão comprido, seco, que cria um arroz bem fofo e solto, perfeito para acompanhamentos ou pratos de arroz no forno, tipo empadão ou arroz de pato.

Arroz Basmati : Arroz típico do Paquistão e Índia, é um arroz super aromático com diversas sub-variedades, isso advém de ser um arroz que tipicamente é envelhecido por pelo menos 1 ano depois de colhido, o que o torna o arroz perfeito para caril ou outros pratos aromáticos.

Arroz Arborio (Risotto) : Arroz curto italiano muito usado para o prato tradicional de risotto, visto ser um grão bem duro este cria uma textura cremosa mesmo com o grão com uma boa textura, usado também para diversos outros pratos como arancini (bolas de arroz fritas).

Arroz de Jasmim (Thai) : Originário da Tailândia tende a ser de grão longo e quando cozinha fica mole e peganhento com um aroma bem floral, perfeito para diversos pratos salgados ou doces.

Arroz de Sushi : Normalmente branco ou integral de grão curto, tem um elevado nível de amido o que cria o peganhento natural necessário para sushi, no entanto ele é usado no Japão acima de tudo como normal arroz branco cozido sem nenhum tempero. Nota também que existe uma enorme variedade de arroz Japonês todo similar mas nem todo usado para Sushi, como também uma variedade de arroz Chinês, Koreano, Taiwan, etc que tem características similares e como tal no ocidente é tudo arroz de sushi, mas nestes países alguns tipos são e podem ser usados para sushi mas outros não são, no entanto todos tendem a ser de grão curto ou médio e peganhentos.

Arroz Valenciano (Paelha) : Arroz típico Espanhol, de grão curto um pouco similar ao Arborio Italiano, perfeito para o típico prato de Paella onde o arroz fica a cozinhar por bastante tempo absorvendo todos os aromas sem se desfazer.

Arroz Vaporizado : Arroz pode ter qualquer tipo de grão, mas é processado de forma diferente de modo a não ter quase nenhum amido e como tal quando é cozinhado fica super solto.

Arroz Integral : Tende a ser acastanhado e pode ter qualquer tipo de grão e não é completamente processado e como tal tende a ter uma textura mais grossa e rústica mas também tem mais nutrientes que arroz branco.

Nota: Esta lista tem um grande ênfase nos tipos mais comuns e populares em Portugal e como tal pode não ser tão completa como deveria ser como também de certeza tem falhas em relação a tipos de arroz que são super populares em certos países mas podem nem estar na lista, se faltar um tipo de arroz popular digam nos comentários, partilhem o vosso conhecimento! ;D

Deixa o teu comentário :)

Gelatinas de Papaia e Morango Branca de Neve

Amorzinhos Joneves