in

Panquecas Altas e Fofas Soufflé Japonesas

A minha mãe faz anos hoje, parabénsssss, por isso nada como partilhar uma pilha divinal de panquecas super fofinhas hahahah!

Acho que esta foi a minha terceira tentativa de fazer estas panquecas soufflé japonesas e acho que foi o primeiro sucesso! A receita é boa e eu só fiz um erro hahahah, bem mais ou menos dois, primeiro tens de usar uma frigideira nova e com uma ótima superfície anti-aderente, mesmo untado e usando uma boa frigideira a massa é tão fofa que não se separou bem da frigideira, logo ao virar elas infelizmente pegaram um pouco (podem ver nas fotos).

A segunda é que como era muito de manhã, eu tirei um monte de fotos, mas a vasta maioria ficou de alguma forma desfocada ou com as cores distorcidas, mas pronto como também visualmente as panquecas não ficaram perfeitas (mais uma desculpa para voltar a fazer), por vezes não ter fotos perfeitas é o suficiente para eu não publicar, mas neste caso a receita saiu deliciosa e mais vale eu falhar agora para todos termos sucesso mais tarde! ;D

Já agora panquecas japonesas ou panquecas soufflé são claro algo que já existia antes do Japão ter-se juntado a essa moda, mas quando o Japão entrou, bem foi em força, hoje em dia é complicado encontrar panquecas acabadas de fazer que não sejam tipo soufflé, só não aparecem mais em nas versões comerciais/industriais, porque tal como um soufflé, estas tem de ser comidas logo após serem feitas senão vão começar a perder volume, continuam bem fofinhas, mas não é o mesmo que acabadas de fazer, logo a industria faz outro género de panquecas e deixa estas para os cafezinhos e padarias xpto :P

Eu já agora acompanhei estas panquecas japonesas com açúcar em pó e um doce básico caseiro de frutos vermelhos, no Japão eles servem com tudo o que é comum servir com panquecas desde frutos frescos, manteiga, xaropes, chantilly, compotas, gelado, mel, creme de pasteleiro, pudim, frutos secos, caramelo, e claro ingredientes mais japoneses como matcha ou anko, vamos então à receita!

Receita de Panquecas Altas e Fofas Soufflé Japonesas

Panquecas Altas e Fofas Soufflé Japonesas

  • Doses: 2
  • Dificuldade: Dificil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Dá um pouco de trabalho, mas o resultado final é absolutamente divinal, umas panquecas com 3 vezes o tamanho, super fofinhas e cremosas, praticamente disolvem-se na boca como umas nuvenzitas, divinal e uma verdadeira iguaria.

Ingredientes

  • Ovos – 2
  • Leite – 25ml (Gordo)
  • Farinha – 28gr
  • Amido de Milho – 2gr (Maizena)
  • Fermento – 2gr
  • Açúcar em Pó – 26gr
  • Baunilha – 1 Colher de Chá (Extrato)
  • Óleo de Cozinha – 1 Colher de Sopa
  • Água – +/- 30ml
  • Açúcar em Pó – Para Polvilhar (Opcional)
  • Mel – A Gosto (Opcional)
  • Frutos Vermelhos – 160gr (Congelados, Opcional)

Instruções

  1. Separa as gemas das claras para duas tigelas separadas, leva as claras ao congelador por uns 15 minutos, máximo (tu queres elas superfrias quase a começar a congelar, mas não mais do que isso).
  2. Adiciona as gemas, o leite e a baunilha, bate bem até ficar tudo bem incorporado.
  3. Adiciona de seguida a farinha peneirada com o amido de milho e fermento, mistura até ficar tudo incorporado, sem bater.
  4. Agora vais criar um merengue, retira a tigela das claras do congelador e começa a bater até as claras ficarem espumosas e opacas, depois adiciona gradualmente os 26gr de açúcar em pó sempre batendo, quando o açúcar estiver todo incorporado, bate na máxima velocidade por uns 2 minutos para criar um merengue com picos rijos, podes ver quando está no ponto, quando o merengue estiver bem brilhante e cremoso (se começar a separar e a ficar granulado então bateste em demasia).
  5. Aquece uma frigideira em lume baixo (que tenha uma tampa), com uma boa superfície antiaderente e unta esta com o óleo, usa um pouco de papel de cozinha para retirar o excesso de óleo.
  6. Agora retira 1/3 do merengue e incorpora na mistura das gemas, como sempre com claras em castelo e merengues, vais envolver e não bater, queres manter ao máximo o ar na mistura, quando estiver quase tudo incorporado, adiciona mais um pouco do merengue, volta a envolver e por fim o resto do merengue, com isto tens a base das panquecas de soufflé prontas.
  7. Agora vais cozinhar na frigideira, sempre em lume baixo, deita uma colherada cheia da massa, eu fiz 3, depois de uma colher para cada, volta a pôr uma colher por cima, vais empilhar a massa, no meu caso foi 3 colheres bem cheias por panquecas (ainda sobrou um pouco de massa que vou adicionar mais tarde).
  8. Adiciona uma colher de sopa de água (dos 30ml de água) e deita no fundo, tapa e marca uns 2 minutos.
  9. Quando tiver passado os 2 minutos, abre e deita as restantes colheres de massa (fazes isto para poderes empilhar a massa sem esta escorrer), se a água já tiver evaporado deita mais 1 colher de sopa de água, volta a tapar e mais uns 4 a 5 minutos.
  10. Passado o tempo, abre e usa uma espátula para gentilmente soltar o fundo e para ver se este está dourado, as panquecas são super frágeis em comparação a panquecas normais, por isso não tentes virar agressivamente, o ideal é basicamente, encontrar um espaço livre na frigideira, e com jeitinho virar, não é tanto tirar da frigideira e virar ao contrário, mas mais quase enrolar para o outro lado, faz o mesmo para as restantes panquecas.
  11. Deita mais uma colher de sopa de água, volta a tapar e deixa cozinhar uns 4 a 5 minutos, quando tiver dourado de ambos, os lados, gentilmente transfere para um prato.
  12. Para o molho de frutos vermelhos é só deitar estes numa frigideira e deixar cozinhar e evaporar um pouco até terem uma consistência de um molho, prova e se achares que for preciso adiciona um pouco de açúcar.
  13. Serve polvilhado de açúcar em pó e com um pouco de molho de frutos vermelhos, bom apetite!
Notas: Em alternativa a esta técnica de empilhar, podes usar moldes redondos altos (untados) ou círculos de papel anti-aderente (de forma a fazer um tubo sem topo o fundo para poderes encher de massa de panquecas) para poderes empilhar a massa das panquecas.

Tens de ter paciência e cuidado, tem de ser cozinhado sempre em lume baixo e tens de ter cuidado a manusear estas são umas panquecas bem delicadas ;D Nesta receita, como em qualquer restaurante no Japão que faz estas panquecas eles avisam sempre que vai demorar uns 20/25 minutos a fazer, acredita que vale a pena ;D

Mesmo que faças tudo perfeito, estas tal como um soufflé vão começar a perder tamanho enquanto arrefecem, logo podes guardar estas de um dia para outro ou comer mais tarde, mas vão perder muito do volume e textura, logo como disse são ideais para comer até 10/15 minutos de terem sido feitas!

As claras têm de ser bem batidas e o merengue tem de ficar cremoso e denso, sim, existe o risco de bater em demasia, dai que bater as claras em castelo e depois usares a velocidade máxima da batedeira quando adicionares o açúcar é o ideal para espalhar bem o açúcar e adicionar o máximo de ar ao merengue no mínimo de espaço de tempo possível.

Sim, podes usar açúcar de mesa, granulado, mas se puderes usar açúcar em pó este é muito mais rápido a dissolver e logo cria o merengue mais rapidamente.

Quando mais conseguires empilhar colheres de massa, mais as panquecas vão ficar imponentes, o truque é não apressar e não adicionar demasiadas de uma só vez na mesma panqueca, deixa cada colher ter tempo de assentar.

Eu sei que panquecas é fixe fazer uma pilha, servir e ir desfrutar, então esta receita não é para ti, esta é para fazer cada dose de cada vez, servir e provavelmente se for para bastante gente, só vão desfrutar uns quantos de cada vez enquanto fazes mais outra dose de panquecas ;D

Nota extra: Olha não sei se diga soufflé ou suflé a portuguesa, o que é que acham? hehehehe ;D

Esta receita de Panquecas Altas e Fofas Soufflé Japonesas foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 460 kcal・Gorduras: 16 g・Hidratos de Carbono: 65 g・Proteínas: 16 g

4 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Fiquei encantada com estas panquecas, parecem saídas de um café de Tóquio! A textura alta e fofa está perfeita. Dá para congelar e aquecer depois ou perdem o jeitinho de suflê?

    • Infelizmente é daquelas coisas que tens de fazer e servir imediatamente, passado uns 10 minutos, logo que arrefecerem, estas vão começar a perder o tamanho heheheh :D Logo infelizmente não dão para aquecer, reaquecer ou congelar.

  2. Que maravilha! As fotografias deixaram-me com água na boca, parecem autênticas nuvens de tão fofas. Vou guardar a receita para experimentar já no próximo brunch de domingo. Muito obrigado pela partilha!

    • É boa ideia para experimentares, é uma receita deliciosa, dá um pouco mais trabalho que panquecas normais, mas o resultado final fala por si! ;D

Deixa o teu comentário :)

Chocolate Snickers de Mousse de Maracujá

Como Preparar Burritos e Tacos em Casa