A minha mãe faz anos hoje, parabénsssss, por isso nada como partilhar uma pilha divinal de panquecas super fofinhas hahahah!
Acho que esta foi a minha terceira tentativa de fazer estas panquecas soufflé japonesas e acho que foi o primeiro sucesso! A receita é boa e eu só fiz um erro hahahah, bem mais ou menos dois, primeiro tens de usar uma frigideira nova e com uma ótima superfície anti-aderente, mesmo untado e usando uma boa frigideira a massa é tão fofa que não se separou bem da frigideira, logo ao virar elas infelizmente pegaram um pouco (podem ver nas fotos).
A segunda é que como era muito de manhã, eu tirei um monte de fotos, mas a vasta maioria ficou de alguma forma desfocada ou com as cores distorcidas, mas pronto como também visualmente as panquecas não ficaram perfeitas (mais uma desculpa para voltar a fazer), por vezes não ter fotos perfeitas é o suficiente para eu não publicar, mas neste caso a receita saiu deliciosa e mais vale eu falhar agora para todos termos sucesso mais tarde! ;D
Já agora panquecas japonesas ou panquecas soufflé são claro algo que já existia antes do Japão ter-se juntado a essa moda, mas quando o Japão entrou, bem foi em força, hoje em dia é complicado encontrar panquecas acabadas de fazer que não sejam tipo soufflé, só não aparecem mais em nas versões comerciais/industriais, porque tal como um soufflé, estas tem de ser comidas logo após serem feitas senão vão começar a perder volume, continuam bem fofinhas, mas não é o mesmo que acabadas de fazer, logo a industria faz outro género de panquecas e deixa estas para os cafezinhos e padarias xpto :P
Eu já agora acompanhei estas panquecas japonesas com açúcar em pó e um doce básico caseiro de frutos vermelhos, no Japão eles servem com tudo o que é comum servir com panquecas desde frutos frescos, manteiga, xaropes, chantilly, compotas, gelado, mel, creme de pasteleiro, pudim, frutos secos, caramelo, e claro ingredientes mais japoneses como matcha ou anko, vamos então à receita!
Receita de Panquecas Altas e Fofas Soufflé Japonesas
Panquecas Altas e Fofas Soufflé Japonesas

Dá um pouco de trabalho, mas o resultado final é absolutamente divinal, umas panquecas com 3 vezes o tamanho, super fofinhas e cremosas, praticamente disolvem-se na boca como umas nuvenzitas, divinal e uma verdadeira iguaria.
Ingredientes
- Ovos – 2
- Leite – 25ml (Gordo)
- Farinha – 28gr
- Amido de Milho – 2gr (Maizena)
- Fermento – 2gr
- Açúcar em Pó – 26gr
- Baunilha – 1 Colher de Chá (Extrato)
- Óleo de Cozinha – 1 Colher de Sopa
- Água – +/- 30ml
- Açúcar em Pó – Para Polvilhar (Opcional)
- Mel – A Gosto (Opcional)
- Frutos Vermelhos – 160gr (Congelados, Opcional)
Instruções
- Separa as gemas das claras para duas tigelas separadas, leva as claras ao congelador por uns 15 minutos, máximo (tu queres elas superfrias quase a começar a congelar, mas não mais do que isso).
- Adiciona as gemas, o leite e a baunilha, bate bem até ficar tudo bem incorporado.
- Adiciona de seguida a farinha peneirada com o amido de milho e fermento, mistura até ficar tudo incorporado, sem bater.
- Agora vais criar um merengue, retira a tigela das claras do congelador e começa a bater até as claras ficarem espumosas e opacas, depois adiciona gradualmente os 26gr de açúcar em pó sempre batendo, quando o açúcar estiver todo incorporado, bate na máxima velocidade por uns 2 minutos para criar um merengue com picos rijos, podes ver quando está no ponto, quando o merengue estiver bem brilhante e cremoso (se começar a separar e a ficar granulado então bateste em demasia).
- Aquece uma frigideira em lume baixo (que tenha uma tampa), com uma boa superfície antiaderente e unta esta com o óleo, usa um pouco de papel de cozinha para retirar o excesso de óleo.
- Agora retira 1/3 do merengue e incorpora na mistura das gemas, como sempre com claras em castelo e merengues, vais envolver e não bater, queres manter ao máximo o ar na mistura, quando estiver quase tudo incorporado, adiciona mais um pouco do merengue, volta a envolver e por fim o resto do merengue, com isto tens a base das panquecas de soufflé prontas.
- Agora vais cozinhar na frigideira, sempre em lume baixo, deita uma colherada cheia da massa, eu fiz 3, depois de uma colher para cada, volta a pôr uma colher por cima, vais empilhar a massa, no meu caso foi 3 colheres bem cheias por panquecas (ainda sobrou um pouco de massa que vou adicionar mais tarde).
- Adiciona uma colher de sopa de água (dos 30ml de água) e deita no fundo, tapa e marca uns 2 minutos.
- Quando tiver passado os 2 minutos, abre e deita as restantes colheres de massa (fazes isto para poderes empilhar a massa sem esta escorrer), se a água já tiver evaporado deita mais 1 colher de sopa de água, volta a tapar e mais uns 4 a 5 minutos.
- Passado o tempo, abre e usa uma espátula para gentilmente soltar o fundo e para ver se este está dourado, as panquecas são super frágeis em comparação a panquecas normais, por isso não tentes virar agressivamente, o ideal é basicamente, encontrar um espaço livre na frigideira, e com jeitinho virar, não é tanto tirar da frigideira e virar ao contrário, mas mais quase enrolar para o outro lado, faz o mesmo para as restantes panquecas.
- Deita mais uma colher de sopa de água, volta a tapar e deixa cozinhar uns 4 a 5 minutos, quando tiver dourado de ambos, os lados, gentilmente transfere para um prato.
- Para o molho de frutos vermelhos é só deitar estes numa frigideira e deixar cozinhar e evaporar um pouco até terem uma consistência de um molho, prova e se achares que for preciso adiciona um pouco de açúcar.
- Serve polvilhado de açúcar em pó e com um pouco de molho de frutos vermelhos, bom apetite!









Tens de ter paciência e cuidado, tem de ser cozinhado sempre em lume baixo e tens de ter cuidado a manusear estas são umas panquecas bem delicadas ;D Nesta receita, como em qualquer restaurante no Japão que faz estas panquecas eles avisam sempre que vai demorar uns 20/25 minutos a fazer, acredita que vale a pena ;D
Mesmo que faças tudo perfeito, estas tal como um soufflé vão começar a perder tamanho enquanto arrefecem, logo podes guardar estas de um dia para outro ou comer mais tarde, mas vão perder muito do volume e textura, logo como disse são ideais para comer até 10/15 minutos de terem sido feitas!
As claras têm de ser bem batidas e o merengue tem de ficar cremoso e denso, sim, existe o risco de bater em demasia, dai que bater as claras em castelo e depois usares a velocidade máxima da batedeira quando adicionares o açúcar é o ideal para espalhar bem o açúcar e adicionar o máximo de ar ao merengue no mínimo de espaço de tempo possível.
Sim, podes usar açúcar de mesa, granulado, mas se puderes usar açúcar em pó este é muito mais rápido a dissolver e logo cria o merengue mais rapidamente.
Quando mais conseguires empilhar colheres de massa, mais as panquecas vão ficar imponentes, o truque é não apressar e não adicionar demasiadas de uma só vez na mesma panqueca, deixa cada colher ter tempo de assentar.
Eu sei que panquecas é fixe fazer uma pilha, servir e ir desfrutar, então esta receita não é para ti, esta é para fazer cada dose de cada vez, servir e provavelmente se for para bastante gente, só vão desfrutar uns quantos de cada vez enquanto fazes mais outra dose de panquecas ;D
Nota extra: Olha não sei se diga soufflé ou suflé a portuguesa, o que é que acham? hehehehe ;D
Esta receita de Panquecas Altas e Fofas Soufflé Japonesas foi criada inicialmente no Iguaria.com.


Fiquei encantada com estas panquecas, parecem saídas de um café de Tóquio! A textura alta e fofa está perfeita. Dá para congelar e aquecer depois ou perdem o jeitinho de suflê?
Infelizmente é daquelas coisas que tens de fazer e servir imediatamente, passado uns 10 minutos, logo que arrefecerem, estas vão começar a perder o tamanho heheheh :D Logo infelizmente não dão para aquecer, reaquecer ou congelar.
Que maravilha! As fotografias deixaram-me com água na boca, parecem autênticas nuvens de tão fofas. Vou guardar a receita para experimentar já no próximo brunch de domingo. Muito obrigado pela partilha!
É boa ideia para experimentares, é uma receita deliciosa, dá um pouco mais trabalho que panquecas normais, mas o resultado final fala por si! ;D