in

Típicas Rabanadas Portuguesas

As rabanadas portuguesas são um doce bem tradicional de Portugal e é um dos meus doces essenciais de Natal, se ninguém quiser fazer eu vou fazer pelo menos uma pequena travessa de rabanadas, estas são uma variação de fatias douradas, feitas com pão duro embebido em leite aromatizado e depois cobertas de ovo, fritas e cobertas de açúcar e canela (ou uma calda).

O bom das rabanadas é que no dia em que são feitas elas são estaladiças e cremosas com o exterior doce e interior pouco doce é um contraste delicioso, mas no dia seguinte as mesmas rabanadas já tiveram tempo para absorver toda a gordura exterior, todo o açúcar criando uma textura mais mole e um sabor geral mais doce é quase como comer fatias de um pudim é também bem delicioso e decadente.

Os truques para uma boa rabanada é um bom pão com um interior denso, o pão tem que estar bem duro, isso vai ajudar ao pão a absorver mais leite, mas, ao mesmo tempo, manter a sua estrutura se tentares fazer rabanadas com pão de forma comercial o pão não vai aguentar e vai desfazer-se todo. Outra boa dica é aquecer o leite lentamente e deixar este absorver bem os aromas da canela e do limão, visto que esse vai ser o sabor do interior da rabanada pouco doce com um toque de canela e limão para cortar a doçura. Vamos então à receita!

Receita de Típicas Rabanadas Portuguesas

Ingredientes

  • Pão – 1 Pão Rústico (+/- 8 Fatias Grossas)
  • Ovos – 4 (L)
  • Leite – 800ml (Meio-Gordo)
  • Limão – 2 Cascas
  • Canela – 1 Pau
  • Canela – Para Polvilhar
  • Açúcar Amarelo – Para Polvilhar
  • Óleo Vegetal – Para Fritar (Girassol)

Instruções

  1. Compra o pão uns 2 ou 3 dias antes de ires fazer as rabanadas, no dia anterior a fazeres vais cortar o pão em fatias mais ou menos 2 dedos de espessura e corta na diagonal para ter mais esquinas ao fritar, assim as fatias de pão vão secar mais um pouco.
  2. Vamos primeiro aquecer o leite num pequeno tacho ao lume com as cascas de limão e o pau de canela, deixa ferver e depois retira do lume e deixa de parte (se for preciso volta a levar ao lume para o leite estar morno quando fores usar).
  3. Bate os ovos e põe numa taça larga onde seja fácil mergulhas as fatias de pão.
  4. Numa taça idêntica enche de açúcar amarelo e canela, a proporção é mais ou menos 4 para 1, isto é para cada 4 colheres de sopa de açúcar, põe 1 colher de sopa de canela.
  5. Prepara outra taça ou tabuleiro largo forrado de papel absorvente, para escorrer as fatias após fritas.
  6. Põe então uma frigideira funda com óleo o suficiente para cobrir facilmente pelo menos 2/3 de cada rabanada, aquece o óleo em lume médio/alto, deita um pouco de pão no óleo quando o óleo começar a fervilhar, então o óleo está no ponto.
  7. Deita então o leite morno numa taça, passa uma fatia de pão, deixa embeber um pouco ambos os lados, depois passa pelo ovo ambos os lados e põe a fritar, repete até teres 2 ou 3 fatias a fritar ao mesmo tempo, não enchas demasiado a frigideira para não baixar a temperatura do óleo.
  8. Após ficarem douradas de um lado vira as rabanadas e frita o outro lado até ambos os lados ficarem dourados, retira então do óleo para o tabuleiro forrado de papel absorvente.
  9. Volta a repetir e fritar mais 3 rabanadas, enquanto estas fritam passa as rabanadas que estavam a escorrer no açúcar e canela e põe num tabuleiro para servir e já está, repete até não teres mais pão, bom apetite e Feliz Natal!


Ficha da Receita

Típicas Rabanadas Portuguesas

  • Doses: 12
  • Dificuldade: Média
  • Imprimir

Clássico doce de Natal em Portugal, pão embebido em leite frito com açúcar e canela é delicioso.

You can find this Portuguese Christmas French Toast recipe in English in our sister site BakeAfter.com, enjoy!

Esta receita de Típicas Rabanadas Portuguesas foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Ingredientes

  • Pão – 1 Pão Rústico
  • Ovos – 4
  • Leite – 800ml
  • Limão – 2 Cascas
  • Canela – 1 Pau
  • Canela – Para Polvilhar
  • Açúcar Amarelo – Para Polvilhar
  • Óleo Vegetal – Para Fritar

Instruções

  1. Corte o pão seco em fatias.
  2. Aquece o leite com a casca de limão e pau de canela, leva o leite a ferver, depois retira do lume para uma taça.
  3. Bate os ovos e deita estes também numa taça, seguido de uma taça com o açúcar e canela misturados e um tabuleiro forrado de papel anti-aderente.
  4. Aquece o óleo numa frigideira funda o suficiente para cobrir pelo menos 2/3 da grossura das rabanadas.
  5. Passa então o pão pelo leite, deixa embeber um pouco, passa ambos os lados pelo ovo e leva a fritar, repete mais uma ou duas vezes, frita ambos os lados e retira para o tabuleiro com papel anti-aderente, passa depois essas rabanadas ainda quentes pelo açúcar e canela, dispõe num tabuleiro para servir, repete até não teres mais pão, bom proveito!

Informação Nutricional

Calorias: 4389 kcal・Gorduras: 242 g・Hidratos de Carbono: 491 g・Proteínas: 93 g

12 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Também eu isso e Aletria, nunca pode faltar! ;D E bem rabanadas são mais simples de fazer e aguentam muito melhor do que sonhos que passado 1 dia já estão duros que nem pedra hehehe. Feliz Natal!

    • Ainda bem, sim pelo Natal não pode faltar uma bela rabanana e é uma receita que não dá trabalho nenhum a fazer, o unico truque é comprar o pão com alguma antecedência, cortar este e deixar ele ficar bem seco, quanto mais seco melhor a rabanada ;D

  1. Ena nossa, estou tão feliz por ter encontrado essa receita de rabanadas do natal!!! com certeza me recordou minha infância e da rabanada portuguesa que minha vovó preparava, que delícia!!! beijinhos e obrigada por todas as receitas!!!

    • Pois é são as rabanadas e aletria hehehe, muito comuns de vóvós portuguesas hehehe, por todas as boas razões ;D

    • Olá, não sei bem porque o ponto de interrogação, estás a perguntar ou a afirmar? Mas sim rabanadas podem e devem ser servidas com o tradicional açúcar e canela ou com uma calda, podes ver aqui pelo iguaria https://www.iguaria.com/?s=rabanadas tenho várias receitas de rabanadas com caldas diferentes, eu diria que o melhor truque é aproveitar e fazer umas com calda e umas simples, só porque as simples vão durar mais tempo e as numa calda vão ensopar e logo as que sobrarem no dia seguinte podem ser mais uma “sopa” que uma rabanada, logo teres menos podes garantir que todas ou a maioria são comidas na altura certa ;D Feliz Natal!

Deixa o teu comentário :)

Ideias para a Ceia de Natal

Polvo Assado com Grelos