Heyoooo Panados de Bifana!!!!! Que? Eu acho que toda a gente deve ter essa atitude quando se depara com esta delícia, é abraços e *high fives* para toda a gente, simplesmente são deliciosos e uma boa razão para celebrar, bem temperados e fritos são o perfeito complemento para qualquer sandes ou refeição.
Para esta receita eu tentei replicar a versão mais típica portuguesa, sim podes fazer versões mais ricas, mais temperadas, com bifes de porco mais tenros, etc etc, mas a versão mais típica em Portugal, aquela que encontras em qualquer snack bar ou restaurante de comida a peso, é uma bifana de porco fina batida ou amassada um pouco para ficar mais tenra, só um pouco de tempero, passada por farinha, ovo batido e pão ralado (ou farinha de rosca como dizem os nossos irmãos brasileiros) e frito até ficar bem dourado, servido preferencialmente com uma lasca de limão.
Não é preciso fugir da tentação, claro que fritos não são para todos os dias, mas de vez em quando dá alegria ao estômago e á alma, não só isso como um belo panado de porco é bom acabado de fazer bem estaladiço, mas também é bastante bom no dia seguinte, compra um papo seco, dá-lhe um pouco de maionese e panado e já está, perfeição, vamos então a receita!
Ah e antes que me esqueça o ideal é sempre fazer uma pilha, eu fiz 8 bifes (o que deu para uma refeição e sandes), só porque dá um pouco de trabalho, logo fazer 8 ou 2 vai dar mais ou menos o mesmo trabalho, por isso mais vale fazer uma pilha e sim, depois de panar e antes de fritar podes embrulhar e levar ao frigorífico por um par de semanas sem problemas.
Receita de Panados de Porco
Panados de Porco
Clássica receita portuguesa de panados de porco fritos, bem crocantes por fora e uma daquelas receitas que luta com a bifana para a sandes mais deliciosa em Portugal hahahah, estou a brincar é a bifana! ;D
Ingredientes
- Carne de Porco – 8 Bifanas (Cortadas Finas)
- Farinha – 120gr
- Ovos – 2 L
- Pão Ralado – 250gr
- Óleo de Cozinha – O Necessário (Para Fritar, usei Óleo de Girassol)
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Começa por amaciar os bifes de porco, eu diria que se fossem grossos o melhor é bater suavemente com um martelo de cozinha ou picar, mas visto serem finos o melhor é puxar do rolo de cozinha e simplesmente estender estes, vais fazer isto para quebrar as fibras dos bifes e tornar estes mais tenros.
- Tempera cada lado de cada bife com um pouco de sal e pimenta.
- Prepara três pratos largos, um com farinha de trigo, outro com os dois ovos batidos temperados com uma pitada de sal e um prato com o pão ralado.
- Agora passa um bife pela farinha, sacode bem para sair o excesso, passa pelo ovo batido e por fim põe no pão ralado, no pão ralado passa bem o bife pressionado um pouco este para o pão ralado colar bem, repete pelos restantes bifes.
- Aquece o óleo numa frigideira, tu queres este em lume médio e não é preciso ser muito profundo, porque vais virar para fritar do outro lado, mas claro se quiseres usar mais óleo é ao teu gosto ou em especial se fores fazer muitos.
- Quando o óleo estiver quente frita os panados de porco, dependo da frigideira e tamanho de cada bife frita 1 ou 2 de cada vez, quando um dos lados estiver dourado vira e frita do outro.
- Quando o panado de porco estiver bem dourado, retira para papel de cozinha ou uma grelha e já está, serve numa sandes ou acompanhado do que quiseres com fatias de limão para espremer em cada panado só para cortar um pouco a gordura, bom apetite!
Notas: Se não tiveres pão ralado, podes triturar qualquer pão de padaria para fazer o teu próprio pão ralado.
Como disse em cima depois de panar e antes de fritar podes embrulhar e congelar para fritar mais tarde.
Outra boa dica é forrar a volta do fogão com folha de alumínio, não só para esta receita, para qualquer frito, só para evitar sujar com a gordura que naturalmente vai salpicar.
Esta receita de Panados de Porco foi criada inicialmente no Iguaria.com.
Fiz hoje, adorei!
É mesmo uma receita fantástica, eu adoro fazer uns extras para depois no dia seguinte fazer umas sandes com os panados hehehe, é fantástico hehehe :D