Se existe algo versátil e quase constante na doçaria portuguesa e praticamente a base da doçaria conventual é o uso das gemas, muito pela necessidade na altura dos conventos de dar outros usos as claras.
E um dos doces mais simples de fazer é o doce de ovos, muito porque este pode ser servido diretamente, usado como um recheio, uma cobertura e como tal a base de uma série de doces bem tradicionais, de tortas a bolos, como diretamente com os ovos moles de Aveiro (que são uma variação mais espessa e cozinhada do doce de ovos).
Neste caso eu vou partilhar 4 receitas! A receita típica de doce de ovos, a variação mais tradicional dos ovos moles de Aveiro, uma alternativa que eu chamo de doce de ovos de pastelaria, que leva mais açúcar e água e menos gemas, e por fim a quarta alternativa chamada de ovos pobres que usa os ovos inteiros.
No geral as diferenças é que a receita tradicional de doce de ovos é densa, cremosa com um sabor intenso a gema de ovo, a versão dos ovos moles é similar mas leva ainda mais gemas, logo um liquido espesso torna-se quase numa massa (perfeita para recheios ou comer a colher), a versão mais de pastelaria continua a ser intensa mas é mais liquida (melhor para cobrir do que para recheios) tem mais quantidade de liquido e é um pouco mais doce e por fim a de ovos pobres que é aliás a versão que faço mais vezes que como usa ovos inteiros tende a ter um sabor mais suave e menos intenso, também ligeiramente menos doce e como usa os ovos inteiros não tens de pensar no que fazer com as claras no fim da receita ;D
Eu estou a partilhar as 4 receitas porque são muito similares e muitas vezes inclusive são chamadas de doce de ovos, quando na verdade são uma variação da receita, mas também porque mesmo gostando de doce de ovos eu tendo a preferir a versão de ovos pobres a maioria das vezes, logo nada como partilhar a receita tradicional mas também recomendar as variações, vamos a isto!
Receita de Doce de Ovos
Doce de Ovos

Receita de Doce de Ovos, clássica da doçaria conventual portuguesa, feita a partir de gemas de ovos cozinhadas numa calda de açúcar.
Ingredientes
- Gemas – 6 (M)
- Açúcar – 150gr
- Água – 150ml
Instruções
- Começa por fazer uma calda juntando o açúcar e a água num pequeno tacho em lume médio/alto, até levantar fervura.
- Deixa ferver uns 3 minutos.
- Retira a calda do lume e deixa arrefecer uns 15 minutos.
- Bate as gemas e depois passa estas por um coador com uma grelha fina, de modo a retirar todas as impurezas das gemas e estas ficarem bem homogéneas.
- Agora sempre batendo a calda de açúcar no tacho, deita as gemas em fio, não deixes de bater até não teres mais gemas.
- Retorna então o tacho a um lume brando e sempre a mexer vais ficar de olho na textura e densidade do liquido, um pouco antes de começar a ferver vais notar que a mistura vai começar a engrossar, nesse ponto, retira do lume mas continua a mexer por mais 1 minuto.
- E já está, deita o doce de ovos para uma embalagem hermética e leva ao frigorífico por pelo menos umas 2 horas antes de servir ou utilizar noutro preparado, bom proveito!
Notas: Este doce precisa de um tempo para assentar e adquirir uma melhor consistência, por isso o ideal é fazer com antecedência um dia antes e deixar embrulhado no frigorífico até precisares dele.
Esta receita de Doce de Ovos foi criada inicialmente no Iguaria.com.
Nutrition
Calorias: 771 kcal・Gorduras: 17 g・Hidratos de Carbono: 149 g・Proteínas: 10 gReceita de Ovos Moles de Aveiro
Ovos Moles de Aveiro

Tradicional doce regional de Aveiro, os ovos de moles têm a consistência de uma massa e são tradicionalmente servidos dentro de uma hóstia, em barris ou formados em bolinhas que são assadas (para caramelizar o exterior).
Ingredientes
- Gemas – 12 (M)
- Açúcar – 150gr (+/- 12 Colheres de Sopa)
- Água – 150ml (+/- 12 Colheres de Sopa)
Instruções
- Bate as gemas e depois passa estas por um coador para um pequeno tacho, junta a água e o açúcar, vais agora cozinhar em lume médio/baixo, sempre a mexer, não deixes a mistura ferver, tu queres que ela aumente progressivamente a temperatura e cozinhe os ovos na calda.
- Quando a mistura começar a ficar bem espessa então está na altura de retirar do lume, nota que queres ela um pouco mais espessa que o doce de ovos em cima, mas não numa massa, ela ao arrefecer ainda vai ficar mais espessa e ai torna-se mais numa massa.
- Deixa arrefecer completamente antes de recheares ou usares, como sempre podes guardar no frigorífico numa embalagem hermética e no dia seguinte vai ficar ainda mais intensa e cremosa.
Notas: A regra de ouro dos ovos moles é por cada gema 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de água, logo podes modificar facilmente a receita, se queres fazer menos quantidade são 6 gemas, 6 de sopa de açúcar a água, simples! ;D
Também tipicamente os ovos moles são usados para rechear hóstias, estas são vendidas em folhas já moldadas, é só rechear com cuidado, recortar e depois passar um pouco de clara de ovo para unir ambas as partes, nota que hóstia absorve facilmente água, logo é um processo delicado.
Eu sei que a receita tem poucos detalhes mas é complicado explicar algo que é um pouco vago, qual é o nível de espessura ideal, depende do forno, depende do olho, eu diria que no caso dos ovos moles é quando começar a ficar super cremoso e mesmo espesso, algo similar a textura do doce de ovos quando já teve tempo para assentar, é uma daquelas coisas que só aprendes fazendo umas quantas vezes até sair na perfeição.
Esta receita de Ovos Moles de Aveiro foi criada inicialmente no Iguaria.com.
Nutrition
Calorias: 976 kcal・Gorduras: 33 g・Hidratos de Carbono: 152 g・Proteínas: 20 gReceita de Doce de Ovos de Pastelaria
Doce de Ovos de Pastelaria

Excelente receita de doce de ovos mais líquidos, perfeitos para coberturas.
Ingredientes
- Gemas – 6 (L)
- Açúcar – 250gr
- Água – 180ml
Instruções
- Similar ao tradicional doce de ovos, começar por preparar uma calda, junta num pequeno tacho a água e o açúcar, deixa cozinhar em lume médio/alto, até começar a ferver, deixa ferver uns 3 minutos até tudo estar bem dissolvido, depois retira do lume e deixa arrefecer uns 15 minutos.
- Bate então as gemas até ficarem cremosas, passa estas por um coador ou uma rede fina, para obter uma mistura homogénea.
- Quando a calda estiver menos quente, mexe a calda enquanto deitas as gemas batidas em fio.
- Retorna a mistura ao lume brando sempre a mexer, esta vai aos poucos começar a engrossar, em especial quando estiver perto de ferver, não deixes a mistura ferver, quando estiver bem cremosa, retira do lume e continua a mexer por mais 1 minuto.
- Deixa arrefecer e depois põe numa embalagem hermética no frigorífico para assentar antes de ser servida!
Notas: Uma boa dica é juntar uma casca de limão ou laranja a água, para a calda inicial de açúcar ficar um pouco aromatizada, retira a casca antes de juntar as gemas.
Esta receita de Doce de Ovos de Pastelaria foi criada inicialmente no Iguaria.com.
Nutrition
Calorias: 1149 kcal・Gorduras: 17 g・Hidratos de Carbono: 246 g・Proteínas: 10 gReceita de Doce de Ovos Pobres
Doce de Ovos Pobres

Deliciosa variação do tradicional doce de ovos, usando ovos inteiros, o que cria um creme menos intenso.
Ingredientes
- Ovos – 4 (L)
- Açúcar – 250gr
- Água – 150ml
Instruções
- Começa por juntar a água e o açúcar num pequeno tacho em lume médio, deixa cozinhar por uns 15 a 18 minutos até obteres um calda fraca, retira então o tacho do lume e deixa arrefecer por uns 10 minutos.
- Bate bem os ovos e por fim sempre batendo a calda, deita os ovos em fio para o tacho.
- Volta a levar a mistura ao lume, neste caso médio/baixo, por mais uns 15 minutos, sempre mexendo, até a mistura começar a engrossar, neste caso quando começar a engrossar, podes decidir se queres mais liquido, ou continuar por mais um par de minutos para ficar mais espesso, é literalmente ao gosto de cada um.
- Retira do lume e deixa arrefecer completamente antes de usar, como todos estes doces, se guardares no frigorífico de um dia para outro, o sabor vai ficar mais intenso e a textura mais espessa, bom proveito!
Esta receita de Doce de Ovos Pobres foi criada inicialmente no Iguaria.com.
Fiz e ficou uma delícia! Só q ao invés de açúcar eu coloquei açúcar demerara.
Uhhh nunca experimentei, mas presumo que o unico problema é que a côr final vai ser mais um laranja acastanhado em vez de só um laranja, porque em termos de aroma açúcar demerara é muito mais saboroso.