Heyoooo antes de começar com a Invasão dos Doces de Natal™ que tal um docinho, leve, cremoso e super fácil de fazer, este clássico da doçaria Italiana é literalmente chantilly pouco doce fixado em gelatina!
Eu estava aqui a pensar com os meus botões se este é um docinho mais de Novo Ano ou Natal, por isso nada como perguntar a uma das minha amigas italianas e pelos visto panna cotta é um pouco como leite creme ou arroz doce por Portugal ou brigadeiro no Brasil, é um daqueles doces de todo o ano, sim algumas pessoas podem ter na mesa de Natal, mas não é exatamente um doce de Natal hehehe :D Ah não quero saber vai hoje e mais nada!!!!! hahahahaha
E o bom é que para além de ser um doce simples de preparar é muito versátil, porque é delicioso assim simples, mas podes adicionar todo o género de doces com ele, uma colher de molho de chocolate, um pouco de geleia, uns fios de mel e literalmente tens outra variação ao teu gosto! Vamos então à receita!
Receita de Clássica Panna Cotta de Baunilha
Clássica Panna Cotta de Baunilha

Nada como uma bella panna cotta para adoçar o fim de uma refeição, super cremosa e não muito doce é um daqueles doces que nunca falha!
Ingredientes
- Gelatina – 2 Folhas (+/- 4gr)
- Leite – 80ml
- Natas – 200ml
- Açúcar – 30gr
- Baunilha – 1 Colher de Chá (Extrato ou 1 Vagem)
Instruções
- Leva as duas folhas de gelatina a um copo com água fria, fazes isto para hidratares estas um pouco antes de dissolver (assim dissolvem melhor).
- Num tacho junta o leite, as natas, o açúcar e a baunilha, mistura e leva a um lume médio-baixo, não deixes ferver, só queres aquecer bem a mistura.
- Quando a mistura estiver quente retira o tacho do lume, espreme a gelatina para retirar o excesso de água e adiciona estas ao tacho, mexendo bem até ficar tudo bem dissolvido.
- Por fim deita a mistura em tigelas individuais, eu gosto deitar a passar por um coador só para garantir que a panna cotta é super cremosa quase veludo com uma textura perfeita, deixa arrefecer á temperatura ambiente.
- Leva estas a assentar no frigorífico, o mínimo são umas 4 horas, mas o ideal é de um dia para o outro.
- E já tá, tão simples quanto isso, bom apetite e Feliz Natal!


Se não tiveres extrato de baunilha ou vagens de baunilha uma boa alternativa é usar açúcar baunilhado, trocando um pouco do açúcar por este, normalmente este é vendido em saquetas de 10gr.
Podes também desenformar a panna cotta para servir num pratinho, nesse caso leva põe a tigela num prato com água quente por uns segundos só para soltar a panna cotta e depois é muito mais fácil virar para um pratinho para servir.
Podes ajustar esta receita, estas são as proporções clássicas de panna cotta, mas se quiseres uma versão um pouco mais mole tipo leite creme, usa menos 20/30% de gelatina e se queres uma versão mais pudim japones aumenta 10/20% a gelatina.
Os erros mais comuns para não sair bem são… não seguir a receita! :D Mas fora disso é não hidratar e espremer bem a gelatina ou usar gelatina em pó (que têm outras proporções), não adicionar baunilha suficiente, usar natas especiais ou magras que não são adequadas para este doce (porque têm pouca gordura e normalmente muitos outros aditivos que vão interferir).
Esta versão foi aromatizada com baunilha mas outras opções são, casca de limão ou laranja, licores como por exemplo de amêndoa.
Também podes misturar depois de feita mas antes de ir ao frigorifico por exemplo puré de fruta, como morangos, framboesas ou mangas.
Podes também misturar uma colher de sopa bem cheia de iogurte grego para uma versão menos rica e mais fresca (tenho que tentar essa heheheh).
Acompanhamentos clássicos para panna cotta, são outros doces como caramelos ou chocolate, compotas, frutas frescas, lascas de chocolate. Também podes polvilhar com sprinkles, bolacha ralada ou frutos secos.
Uma panna cotta normalmente aguenta bem até uns 3 dias no frigorifico.
Esta receita de Clássica Panna Cotta de Baunilha foi criada inicialmente no Iguaria.com.

