in

12 Dicas Essenciais de Cozinha

Dicas-de-Cozinha

Aqui vão umas excelente dicas para o dia a dia na cozinha:

Dicas com Frutos Secos

  • Quando quiseres guardar frutos secos ainda na sua casca a melhor forma é congelar, isso garante que preservam os seus óleos naturais e impede de apodrecerem, apenas tem cuidado de guardar selados (em caixa ou saco) e pôr uma data, passado 1 ano se não tiveres usado, deita fora.
  • Para melhorar o sabor espalha os frutos secos e leva estes ao forno (ou podes levar a uma frigideira) a 180ºC até ficarem um pouco tostados, uns 5 a 10 minutos deve chegar, vais ver que ficam com um sabor fantástico.

Amolecer Manteiga

  • Para amolecer a temperatura ambiente, corta a manteiga com uma faca e deixa tudo numa tigela, vais ver que em 10 a 15 minutos já está bem mole.
  • Podes amolecer ainda mais rápido levando ao micro-ondas, tu não queres derreter, só amolecer, por isso põe numa temperatura média e por intervalos de 5 segundos, de cada vez abre e vê se a manteiga já está mole.

Guardar Massas ou Pastas Concentradas

  • Algo como pasta de tomate, pasta de chili, pesto, esse género de pastas mais concentradas pedem muitas vezes doses pequenas, como uma colher de chá, por isso a melhor forma de guardar é deitar numa forma de cubos de gelo e levar a congelar, depois de congelado deita os cubos de pasta para um saco de congelador, assim tens as doses prontas a usar.

Fazer Pão Ralado ou Migalhas de Pão Rapidamente

  • Quando tens pão duro, corta este em pedaços pequenos e deita para um triturador (ou robot de cozinha), pulveriza até ficar ao teu gosto (se queres ralado, pulveriza bastante se é para ser usado em coberturas ou enchidos pulveriza menos), depois deita o pão numa travessa e leva ao forno a uns 180ºC por uns 4 a 6 minutos até ficarem bem secos e estaladiços, podes usar imediatamente ou levar ao congelador num saco de congelador (aguenta bem até uns 6 meses).

Como Amolecer Açúcar Amarelo ou Mascavado

  • Por vezes se o açúcar está em contacto com o ar este pode ficar duro que nem pedra, põe o açúcar numa taça deita um pouco de água por cima (uma colher de chá ou menos se tiveres só um pouco de açúcar), põe 2 folhas de papel de cozinha húmido por cima e leva ao micro-ondas por intervalos de 10 segundos, repete até o açúcar ficar bem mole. Para prevenir guarda sempre o açúcar numa embalagem selada.

Como Cortar Alho

  • Retira uns dentes de alho de uma cabeça de alho, depois corta as pontas do dente de alho, de seguida com a parte de lado da faca esmaga um pouco o alho, isto vai ajudar a libertar a casca do alho, depois retira a casca , agora se o prato pedir dentes de alho inteiros podes usar, se diz para esmagar volta a usar o lado da faca e esmaga até criar uma pasta ou se disser para picar, podes picar.

Como Soltar Comida Agarrada no fundo da Frigideira

  • De vez em quando mesmo com uma frigideira anti-aderente alguma comida agarra no fundo, a melhor forma é sempre acrescentar mais um pouco de óleo, azeite ou gordura para soltar, no entanto se puseres por cima tens o risco de tornar o quer que estejas a cozinhar mais mole, a melhor forma é usar uma espátula e raspar o fundo e empurrar a comida para um lado da frigideira, pôr um fio de azeite e voltar a espalhar a comida.

Revitaliza Mel Cristalizado

  • Acontece especialmente se deixares o mel apanhar demasiado ar este pode começar a cristalizar, a melhor forma de liquefazer é pôr o frasco de mel num banho-maria, nem é preciso ser ao lume apenas tem de ser água bem quente, deixa o mel uns 5 a 10 minutos e vais ver que fica outra vez liquido, e claro não te esqueças de guardar o mel sempre fechado.

Descobre a Temperatura Real do teu Forno

  • Especialmente passado uns anos o teu forno pode já não estar a dar a temperatura correta, claro que isso pode não fazer assim tanta diferença para cozinhados normais, mas se fores fazer pudins, soufles ou suspiros a diferença de uns graus é muito importante e relevante, então como é que vez, fácil põe o forno a temperatura que queres testar põe lá dentro um termómetro de forno no tabuleiro do meio, quando o forno der sinal que chegaste á temperatura compara esta com a do termómetro para saber a temperatura real do forno.

Mantém Vegetais já Preparados Frescos

  • Preparas uma série de vegetais para canapés ou para levar a grelhar com alguma antecedência, o problema é que passado um par de horas os vegetais tão com sinais claros de envelhecimento precoce, a melhor forma de prevenir isso é depois de prepares os teus vegetais (brócolos, cenouras, aipo, etc), dispõe estes numa travessa, cobre eles com papel de cozinha húmido e enrola tudo com película aderente, leva ao frigorífico, vais ver que aguentam bem umas 12 horas neste estado.

Como Cortar Vegetais com Formas Esquisitas

  • Nem todos os vegetais são feitos para ser cortados, alguns tem formas bem esquisitas e que não ajudam nada ao corte, a melhor forma é sempre encontrar uma base no vegetal, por exemplo numa batata é cortar esta ao meio, e depois viras a parte cortada assim esta serve de base com a tábua de cortar, assim o vegetal não vai rodar e podes cortar com toda a segurança.

Cria Chás e Cafés Gelados mais Fortes

  • O problema de bebidas geladas é que o frio tira uma parte substancial do sabor, por isso é que muitas vezes um chá gelado tem um sabor aguado, mesmo que esse mesmo chá quente estaria perfeito (ou um gelado a temperatura ambiente tem um sabor demasiado doce, quando gelado está no ponto certo), a solução é criar infusões mais fortes, em vez de 1 saco de chá, usa 2 sacos de chá, em vez de 1 expresso usa 2 expressos, duplica a dosagem para criares uma bebida gelada mais deliciosa.

Deixa o teu comentário :)

Rabanadas em Calda de Mel e Porto

Mini Folhados de Salsicha