in ,

Rabanadas em Calda de Mel e Porto

Rabanadas-Vinho-Porto

Mais outro pedido, neste caso para umas rabanadas em calda de Vinho do Porto com mel, posso dizer depois de feito é delicioso em cheiro e sabor muito parecido com a calda das pêras bêbadas :)

Também notei que mesmo o sabor sendo delicioso a calda começa a ficar um pouco mais liquida com o tempo, provavelmente porque as rabanadas vão libertando o leite aos poucos, no entanto o sabor está lá acabadinhas de fazer ou passado um par de dias.

Receita muito parecida com a tradicional de rabanadas, simplesmente depois destas estarem feitas em vez de passar por açúcar com canela elas são embebidas em uma calda de mel e vinho do Porto, esta receita é para 8 rabanadas.

Receita de Rabanadas em Calda de Mel e Vinho do Porto

Ingredientes

Rabanadas

Calda de Mel com Vinho do Porto

Instruções

  1. Começa por deixar o pão de forma de fora, tu queres que ele fique bem seco, eu deixei 2 dias inteiros e se tivesse deixado mais 1 dia tinha ficado ainda melhor.
  2. Quando estiveres pronto para começar tens de pensar que a melhor forma de fazer rabanadas é criando uma linha de montagem, para cada parte eu uso uma travessa grande para poder fazer 2 rabanadas de cada vez:
    1- Pilha de Pão
    2- Leite Morno
    3- Ovos Batidos
    4- Frigideira com óleo quente
    5- Travessa com papel de cozinha absorvente
    6- Travessa para servir.
  3. Para isso começo por aquecer o leite no micro-ondas (ou num tacho) com uma casca de limão (algumas pessoas gostam de adicionar um pouco de açúcar no leite, mas eu não noto a diferença por isso não ponho).
  4. Bato os ovos bem batidos e ponho uma frigideira com óleo ao lume para aquecer, eu prefiro fritar numa frigideira e ponho óleo suficiente para cobrir 2 terços da rabanada (quando começa a faltar óleo eu reponho um pouco e deixo voltar a aquecer, adicionar mais óleo também ajuda a baixar a temperatura se por alguma razão deixaste o óleo aquecer demasiado).
  5. Ponho também ao lume a calda, simplesmente adicionas o mel, o vinho do porto, água e a canela e levas a um lume brando para reduzir, o ponto ideal é quando estiver ainda liquido mas viscoso.
  6. Quando tiver tudo montado e pronto eu ponho duas fatias de pão de forma no leite morno conto até 3, depois viro ambas, conto até 3 e depois ponho ambas as fatias no ovo, viro ambas as fatias e depois gentilmente ponho cada fatia a fritar, é importante ser assim de seguida porque muito tempo no leite ou ovo e a rabanada desfaz, pouco tempo e ela fica dura e não absorveu suficiente leite ou ovo.
  7. Depois de um lado estar dourado, viro e deixo dourar o outro lado, quando ambos os lados estão bons, eu retiro as rabanadas para a travessa com papel absorvente e repito o processo.
  8. Quando estiverem escorridas eu passo elas para a travessa de servir.
  9. Depois de ter todas as rabanadas feitas e na travessa e a calda estiver num bom ponto (no final é uma questão de gosto, mas acho que a calda bem reduzida sabe melhor e tem um sabor mais forte a vinho do porto e a canela), simplesmente deita a calda por cima das rabanadas.
    Rabanadas-em-Calda-Mel-Porto
  10. Rabanadas são normalmente servidas a temperatura ambiente e bom proveito ;D
    Fatias-Paridas-Porto-Mel

Dica: Se não tiveres mel ou quiseres uma calda mais simples, usa 250gr de açúcar, 150ml de vinho do porto, 100ml de água e 2 paus de canela.

Informação Nutricional

Doses: 8・Tempo: 60 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 3638 kcal・Gorduras: 144 g・Hidratos de Carbono: 489 g・Proteínas: 85 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. O aspecto é delicioso fiz hoje essa receita mas há um senão a calda tem tendência a endurecer um pouco será que não deixei reduzir demais? Fi las pra amanhã será que estarão bem ? Cumprimentos Tânia Silva

    • Desculpa só estar a responder agora, já sabes como é o Natal/Ano Novo é sempre muita confusão hehehe, primeiro espero que tenham ficado boas, sim parece que ficou demasiado reduzido (o que não é necessariamente uma coisa má), mas tu fizeste bem em fazer de um dia para outro assim apuram o sabor e o leite no interior das rabanadas vai amolecer a calda, depois diz se sairam bem no fim :D

Deixa o teu comentário :)

Irn-Bru

12 Dicas Essenciais de Cozinha