Eu admito eu não compro assim tanto peixe fresco como deveria, muito porque bem eu não vivo perto de um mercado ou peixaria, por isso acabo por comprar o peixe fresco mais no supermercado que na peixaria… eu sei… eu sei… e mesmo no supermercado eu diria do peixe que compro só 1/3 é fresco, é o que dá promoções e eu preferir levar congelado assim não tenho que ir comer o peixe a correr nos próximos dias ;D
Mas também acho que muita gente não compra peixe fresco por três razões, porque por um lado não querem ter o trabalho de amanhar o peixe, um lombo ou uma posta já limpa e pronta a cozinhar dá muito menos trabalho, em especial se for um peixe complicado de amanhar, ou algo como um polvo ou caranguejo.
A segunda razão, acho eu, é por criar uma barreira psicológica com o animal, bifes e postas vendem melhor do que um frango com a cabeça agarrada ao corpo ou um peixe com a sua cabeça, eu compreendo e respeito e cada um tem de fazer as suas escolhas pessoais em relação ao que quer ou não comer.
E a terceira é porque tens de escolher o que muitas vezes envolve saber se o peixe está em condições ou se é melhor escolher outro ou simplesmente não comprar, claro isso é mais difícil com peixe já preparado em postas, lombos ou filetes, mas é sempre boa ideia estar atento aos sinais.
Como Saber se Peixe Fresco está em Boas Condições?
Começa pelo Cheiro – O cheiro do peixe é o melhor indicador, e eu sei que pode ser complicado com todos os outros cheiros de um supermercado ou peixaria, mas o cheiro é um excelente indicador, tu queres algo entre nenhum cheiro a o cheiro de algo como água de pepino, só um ligeiro cheiro, tudo agradável e suave, qualquer cheiro mais forte, a mar salgado, ou simplesmente um cheiro que se note é muito mau sinal, porque ou o peixe está a começar a ficar mau ou o supermercado/peixaria estão a mascarar o cheiro do peixe.
Com um Peixe Inteiro, Foca nos Olhos, Guelras e Corpo – Os olhos são das primeiras coisas a começar a deteriorar num peixe logo uns olhos limpos e claros são um sinal de frescura (podes ver na foto em cima um bom exemplo), claro peixes diferentes tem olhos diferentes, mas um olho cristalino é um bom sinal, de seguida vê as guelras estas tem de ser brilhantes normalmente com uma cor avermelhada, quando o peixe começa a ficar velho elas começam a ficar mais escuras e ficam com uma cor mais alaranjado como a cor de um tijolo e por fim o corpo, queres um corpo intacto sem cortes, brilhante e sem manchas ou descolorações.
Peixe já em Filete ou Lombo, olha para a Cor da Carne e claro o Cheiro – O cheiro não muda se tens um filete ou peixe inteiro, se não tem cheiro ou só um ligeiro aroma então é bom sinal é que o cheiro é difícil de mascarar ao contrário da cor que podes sempre pôr spray com água com intensificadores de cor para manter a cor, claro se o lombo ou filete começar a escurecer ou a perder cor então está demasiado velho, a carne do peixe tem sempre uma cor vibrante, quer seja amarelada, branca, avermelhada é sempre vibrante se for fresco.
Também é importante olhar para o Ambiente – Como é que o peixe está acomodado, se está em caixas qual é o aspecto destas, qual é a cor do gelo, existe liquido a escorrer, se o liquido for transparente não tem problema, mas se for mais similar a leite ou água a ficar turva isso é mau sinal.
Como Escolher bom Marisco Fresco ou Vivo
Se o Peixe/Marisco estiver Vivo olha para os Sinais de Vida e para as Condições do Tanque – Se o peixe ou marisco está todo contente a nadar de um lado para outro é um bom sinal, se este não está a mover muito ou está encolhido num canto, pode estar no principio da morte e logo já não está nas melhores condições. E claro se o aquário/tanque/caixa não está limpa e nas melhores condições, então o peixe e marisco também não está.
Marisco é Melhor Vivo ou Congelado – Não vale a pena comprar marisco fresco, porque este estraga com demasiada facilidade, tem de estar vivo ou congelado, como em cima, no marisco em especial mulusculo, se tocares ele vai reagir vai fechar a concha, logo bom sinal.
Para Camarões Quase sempre Congelado é Melhor – Se queres a melhor qualidade compra congelado com casca, visto que a casca vai proteger o camarão do congelamento e logo vai ser mais saboroso mesmo com o trabalho de limpar os camarões, os unicos camarões frescos que deves comprar é se vives numa área que produz ou existe apanha de camarões, fora disso é sempre melhor congelados, e o mesmo conselho para lagostas, polvos, caranguejos, etc se existe pesca na área, então frescos não tem problema, mas se não tem, quase sempre congelados é melhor.
Notas Sobre Peixe e Marisco
A não ser que seja de lota, muito do peixe vendido “fresco” já foi congelado antes, para ser transportado e depois descongelado para ser vendido com boa qualidade, comprar o congelado por vezes tem melhor qualidade.
Se o peixe vem de longe ele foi congelado… não é possível comprar peixe Argentino Fresco em Portugal! Bem possível é, mas é super caro e tem de ser transportado por avião sempre bem frio (isso acontece muitas vezes para restaurantes de especialidades como sushi).
Tal como fruta ou legumes, muitas vezes comprar o congelado ou enlatado tem um valor nutricional superior que o comprado fresco, isto é porque o tomate é apanhado e congelado ou posto numa lata num prazo de horas, enquanto que o tomate que compras fresco na frutaria teve de fazer uma viagem de vários dias até chegar ao supermercado indo aos poucos perdendo as suas qualidade nutricionais, o mesmo se passa com o peixe se este é apanhado em alto mar, limpo e congelado no barco e tu compras ele congelado ele está em muito boas condições, enquanto um peixe que demorou 2 dias a chegar a peixaria já perdeu algumas das suas condições.
E já está, espero que este artigo tenha sido útil, eu acho que é sempre boa ideia experimentar em cozinha e não ter medos, já montes de vezes cozinhei demasiado um bife caro ou queimei um peixe, só aprender experimentando, e digo já que muitos pratos que eu estava com um pé atrás, quando provei fiquei maravilhado e deve ser sempre esse o objetivo da culinária, maravilhar palatos ;D