in

Como Fazer um Molho de Fricassé

fazer-um-fricasse

O molho fricassé é outro daqueles molhos tradicionais portugueses, tipicamente feito com frango, pode no entanto ser usado com todo o género de pratos, desde aves, legumes, peixes (tipo pescada), marisco, etc. Normalmente se um prato não tem um sabor forte, este combina bem com um molho de fricassé.

Um fricassé é um molho baseado em ovos (normalmente gemas) e limão, a combinação destes cria não só um molho rico e suave como as gemas engrossam o molho para o tornar mais cremoso, este tende também a ser servido com ou misturado com ervas frescas como salsa ou coentros.

Nota: No Brasil o molho com o mesmo nome é um molho branco feito com um guisado ou caldo, não é o mesmo molho que em Portugal.

Receita básica para um Molho de Fricassé

Ingredientes para o molho

  • Gemas, 2
  • Sumo de Limão, 1 colher de sopa
  • Salsa a Gosto
  • Sal e Pimenta a Gosto

Nota: Raramente se faz o molho separado do prato principal, é suposto o molho ganhar gosto dos ingrediente, um fricassé com frango tende a ser um pouco mais doce, um fricassé com pescada tende a saber mais a ovo.

Como criar o molho

  1. Depois de cozinhares a proteína, se esta é frágil (peixe, marisco, etc), retira da frigideira e põe de parte, se for uma proteína mais rija, carne de aves ou legumes, podes deixar na frigideira.
  2. Normalmente existe um caldo, tu queres que o molho seja a combinação do caldo ou liquido natural da cozedura da proteína com os ovos, só assim o molho adquire o seu sabor característico.
  3. Bate as gemas e pica a salsa, retira a frigideira do lume, deita a salsa, depois sempre a mexer deita os ovos, tempera com sal e pimenta e um pouco de sumo de limão (eu digo uma colher de sopa, mas é ao gosto de cada um) e continua a mexer, mais 1 minuto.
  4. Depois retorna a frigideira ao lume para engrossar as gemas, sempre mexendo, quando o molho estiver ao teu gosto em termos de gosto e cremosidade então está pronto a servir.

Nota: Podes claro duplicar a receita se quiseres mais molho ou tiveres muita quantidade de comida.

Truques e Dicas

  • Muitas receitas ainda no processo inicial de cozer a proteína acrescentam 1 colher de sopa de farinha, só para ajudar o molho final a ser mesmo espesso, podes usar essa dica especialmente se fores usar só 2 gemas ou se souberes que vai haver muito caldo.
  • Devido a ser um molho baseado em gemas existe sempre o risco destas coagularem (talhar), se seguires os passos e aumentares gradualmente a temperatura isso não deve acontecer, mas se acontecer, retira o molho e passa por uma varinha mágica para remover os grumos, depois volta a juntar á frigideira, provavelmente vais ter de juntar mais 1 gema ou uma colher de farinha para ajudar a engrossar o molho.

2 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Como me reformei a pouco tempo e como tenho vagar comecei a dedicar-me a cosinha
    Fui em toda a minha vida amante da simplecidede, e como ainda nao encontrei um site tao simples e explicito como este estou contigo nas tuas receitas .Vou divulga-las aos meus amigos
    Obrigado

    • boa! reforma é uma boa altura para experimentar coisas novas! e obrigado pelo comentário, sim eu tento ser simples e prático, culinária por vezes parece complicada mas se compreenderes como as coisas funcionam, não só tens a capacidade de seguir qualquer receita como podes criar as tuas, com uma boa base tudo é possível!

      isso lembra-me outro comentário a perguntar porque é que eu repito sempre que podem picar o bolo com um palito e se este sair seco o bolo esta cozido! bem porque pode parecer óbvio para 99% das pessoas mas vai haver alguém que vai ler a receita e vai aprender alguma coisa nova e é para isso que existe esta página :D

      e obrigado eu pela visita, se tiveres perguntas ou questões, não tenhas problemas em mandar um e-mail ou falar na nossa pagina no facebook :)

Deixa o teu comentário :)

Doce de Serradura

Areias de Sintra