in

Doce de Serradura

doce-de-serradura

Serradura é um daqueles doces bem clássicos da doçaria portuguesa, simples de fazer e com várias variações.

A serradura é uma mistura de natas, leite condensado e bolacha maria, umas vezes com gelatina para tornar um pouco mais rijo e cremoso outras vezes com leite condensado cozido para criar uma variação mais caramelizada, esta receita é um pouco mais tradicional.

Receita de Doce de Serradura

Ingredientes

Instruções

  • Bate as natas até ficarem espessas, depois junta o leite condensado e bate mais um pouco.
  • Demolhas as folhas de gelatina em água fria (água morna ou tépida vai dissolver a gelatina), enquanto fica a demolhar aquece um pouco o leite no micro-ondas ou ao lume, depois de quente, deita as folhas de gelatina uma a uma e deixa dissolver completamente e põe de parte a arrefecer.
  • Enquanto está a arrefecer vais triturar bolacha maria, tu queres criar quase um pó e depois umas mãos cheias de mal triturada para por no topo.
  • Quando o leite tiver mais frio, junta a mistura de natas e leite condensado e mistura por um minuto.
  • Agora vais montar, podes fazer da maneira tradicional e simplesmente misturar a bolacha maria em pó e depois deitar tudo num taça grande ou tacinhas e cobre com bolacha mal triturada ou podes fazer camadas finas do creme seguidas do pó de bolacha maria, leva ao frigorífico para assentar.

Dicas: Podes usar outros tipos de bolacha, bolachas de chocolate, de gengibre, com pepitas ou bolachas de canela, etc.

Informação Nutricional

Doses: 6・Tempo: 35 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 3639 kcal・Gorduras: 202 g・Hidratos de Carbono: 403 g・Proteínas: 74 g

8 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Eu aprendi a fazer serradura com uma senhora portuguesa e ela me disse que a verdadeira serradura não leva gelatina, porque se a gente colocamgelatina é qualquer outra coisa menos serradura , mas sendo outra coisa menos serradura gostei desta sobremessa.

    • Existem muitas variações desta receita, então como é que é a receita que te ensinaram? Como é que o creme fica fofo? É só natas (creme de leite) bem batido? Eu tenho curiosidade! :D

    • A minha recomendação para natas batidas é primeiro escolher natas de marca, da Gresso, Agros, Vigor, Parmalat, porque estas tendem a ter resultados mais consistentes, marcas brancas eu evito para bater porque muitas vezes eles mudam de fornecedores, leite, ingredientes ou fazem outras coisas para cortar no preço e logo depois na qualidade.

      A segunda recomendação é o que fez, manter as natas frias, eu não congelaria, porque não vai mudar nada, mas natas bem frias do frigorífico e batidas energeticamente, se passado 3 a 4 minutos as natas não engrossaram então nunca vão engrossar.

      Ultima recomendação é aditivares, se adicionares açúcar, ou 1 clara, ou pó para chantily (vende-se no supermercado), as natas vão engrossar e ficar mais fofas.

      Obrigado pelo comentário, feliz ano novo e boa sorte!

Deixa o teu comentário :)

Quiche de Frango

Como Fazer um Molho de Fricassé