in ,

Doce de Bolacha Maria

Ver-Interior-Serradura

Também conhecido por doce de serradura (porque a bolacha maria em pó parece serradura), é um doce comum em cafés e restaurantes porque é simples de fazer e delicioso.

Eu para esta vez usei bolacha maria ouro (que são um pouco mais amanteigadas) e natas para bater da gresso que já vimos que são super sólidas :D

Receita de Doce de Bolacha Maria

Ingredientes

Instruções

  1. Começa por bater as natas frias até ficarem espessas num pico duro, depois junta o leite condensado e bate mais um pouco até ficar tudo bem incorporado.
  2. Demolha as folhas de gelatina em água fria, deixa estas até ficarem bem moles.
  3. Aquece o leite um pouco e depois deita as folhas de gelatina dentro, até ficarem bem dissolvidas e deixa de parte para arrefecer um pouco.
  4. Tritura as bolachas maria até obteres quase um pó suave.
  5. Quando o leite arrefecer um pouco vais juntar á mistura de natas com leite condensado e misturar muito bem até ficar tudo bem misturado.
  6. Por fim vais montar em camadas, começa com bolacha, depois um pouco de creme, depois mais bolacha depois mais creme e por fim o resto da bolacha por cima.
    Bolacha-Maria-Espalhada
    Creme-de-Natas
    Ver-Bolo-Nata-Bolacha-Maria
  7. Leva ao frigorifico um par de horas para assentar.
    Doce-Serradura-Bolacha-Maria
    A-Acabar-o-Doce-Serradura-

Informação Nutricional

Doses: 12・Tempo: 20 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 3187 kcal・Gorduras: 183 g・Hidratos de Carbono: 335 g・Proteínas: 68 g

11 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Su conheci este doce na virada de 2015 para 2016 e o tem rencontei a senhora que fez este doce e me dize que na verdadeira serradura não se coloca gelatina, só que fiquei na dúvida, pois vi várias receitas na internet algumas levam gelatina outras não, gostaria de saber se a gelatina é opcional

    Muito Obrigada

    • Olá, é bem possível que a receita original de serradura não leve gelatina eu não sei qual é que apareceu primeiro a versão com ou a versão sem, no entanto ao retirares a gelatina tens de ajustar a receita, e retirar o leite e montar muito bem as natas, para criares um creme suave e fofo de chantily polvilhado com bolacha maria, ao adicionar gelatina crias algo um pouco diferente mais solido entre um pudim e uma gelatina e não é tão importante ter umas natas bem batidas, claro que até nas próprias receitas de serradura algumas usam pouca gelatina e outras muita e outras nenhuma, o importante é seguires a receita que escolhes a letra e qual é o tipo de serradura que preferes, se um creme ou mais como um pudim :) espero que tenha ajudado, obrigado pelo comentário e boa sorte!!!! :D

    • Não! Esta receita é com leite condensado sem ser cozinhado, por isso se quiseres podes sempre cortar um pouco nas calorias e usar um leite condensado magro :)

  2. Olá ! Posso trocar a nata por creme de leite
    Fresco ? Não sei onde encontrar nata por isso pensei em Trocar. Pode me informar ?
    Obrigada ?

    • Absolutamente! Nata em Portugal é o mesmo que Creme de Leite Fresco no Brasil, o problema é mais quando se usa o creme de leite normal a pensar que é nata ;)

  3. Conheço esta receita de Doce Serradura desde 1960, dada pelo Chefe de cozinha do Hotel Girassol em Moçambique e leva gelatina e o resto dos ingredientes acima mencionados. Às vezes deixo o doce no frigorífico de um dia para o outro e fica quase como sorvete.

    • Gelatina sem sabor é excelente para engrossar, e sim se levares ao congelador ela fica quase como um sorvete, também juntar fruta fica mesmo bem, acima de tudo é um doce super fácil de fazer :D

    • Sim, está na receita! Na primeira linha, começa por bater as natas bem frias :D Bater as natas depois faz com que a gelatina mantenha a creme final fofo, se não bateres o sabor fica igual mas o creme vai ficar um pouco mais denso :)

Deixa o teu comentário :)

Iscas com Batata a Murro

Molho de Alho Assado