Também conhecido por doce de serradura (porque a bolacha maria em pó parece serradura), é um doce comum em cafés e restaurantes porque é simples de fazer e delicioso.
Eu para esta vez usei bolacha maria ouro (que são um pouco mais amanteigadas) e natas para bater da gresso que já vimos que são super sólidas :D
Receita de Doce de Bolacha Maria
Ingredientes
- Natas – 2 Pacotes (+/- 400ml)
- Leite Condensado – 1 Lata (+/- 400ml)
- Gelatina – 4 Folhas
- Leite – 3 Colheres de Sopa
- Bolacha Maria Ouro – 1 Pacote
Instruções
- Começa por bater as natas frias até ficarem espessas num pico duro, depois junta o leite condensado e bate mais um pouco até ficar tudo bem incorporado.
- Demolha as folhas de gelatina em água fria, deixa estas até ficarem bem moles.
- Aquece o leite um pouco e depois deita as folhas de gelatina dentro, até ficarem bem dissolvidas e deixa de parte para arrefecer um pouco.
- Tritura as bolachas maria até obteres quase um pó suave.
- Quando o leite arrefecer um pouco vais juntar á mistura de natas com leite condensado e misturar muito bem até ficar tudo bem misturado.
- Por fim vais montar em camadas, começa com bolacha, depois um pouco de creme, depois mais bolacha depois mais creme e por fim o resto da bolacha por cima.
- Leva ao frigorifico um par de horas para assentar.
Informação Nutricional
Doses: 12・Tempo: 20 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 3187 kcal・Gorduras: 183 g・Hidratos de Carbono: 335 g・Proteínas: 68 g
Su conheci este doce na virada de 2015 para 2016 e o tem rencontei a senhora que fez este doce e me dize que na verdadeira serradura não se coloca gelatina, só que fiquei na dúvida, pois vi várias receitas na internet algumas levam gelatina outras não, gostaria de saber se a gelatina é opcional
Muito Obrigada
Olá, é bem possível que a receita original de serradura não leve gelatina eu não sei qual é que apareceu primeiro a versão com ou a versão sem, no entanto ao retirares a gelatina tens de ajustar a receita, e retirar o leite e montar muito bem as natas, para criares um creme suave e fofo de chantily polvilhado com bolacha maria, ao adicionar gelatina crias algo um pouco diferente mais solido entre um pudim e uma gelatina e não é tão importante ter umas natas bem batidas, claro que até nas próprias receitas de serradura algumas usam pouca gelatina e outras muita e outras nenhuma, o importante é seguires a receita que escolhes a letra e qual é o tipo de serradura que preferes, se um creme ou mais como um pudim :) espero que tenha ajudado, obrigado pelo comentário e boa sorte!!!! :D
Adorei?
O leite condensado tem de ser cozido?
Não! Esta receita é com leite condensado sem ser cozinhado, por isso se quiseres podes sempre cortar um pouco nas calorias e usar um leite condensado magro :)
Olá ! Posso trocar a nata por creme de leite
Fresco ? Não sei onde encontrar nata por isso pensei em Trocar. Pode me informar ?
Obrigada 😉
Absolutamente! Nata em Portugal é o mesmo que Creme de Leite Fresco no Brasil, o problema é mais quando se usa o creme de leite normal a pensar que é nata ;)
Conheço esta receita de Doce Serradura desde 1960, dada pelo Chefe de cozinha do Hotel Girassol em Moçambique e leva gelatina e o resto dos ingredientes acima mencionados. Às vezes deixo o doce no frigorífico de um dia para o outro e fica quase como sorvete.
Gelatina sem sabor é excelente para engrossar, e sim se levares ao congelador ela fica quase como um sorvete, também juntar fruta fica mesmo bem, acima de tudo é um doce super fácil de fazer :D
Olá as natas têm de ser batidas?
Sim, está na receita! Na primeira linha, começa por bater as natas bem frias :D Bater as natas depois faz com que a gelatina mantenha a creme final fofo, se não bateres o sabor fica igual mas o creme vai ficar um pouco mais denso :)