in

Doce da Casa

receita-doce-da-casa

Um daqueles doces bem comuns nos restaurantes por Portugal, o chamado doce da casa tem muitas variações, aqui vai uma boa receita para fazer em casa.

O doce da casa é um doce de camadas, começando por uma de leite condensado e ovos, bolacha e um creme de natas, normalmente em 2 camadas alternadas, cobertas por cima com bolacha maria polvilhada.

Receita de Doce da Casa

Ingredientes

Instruções

  1. Começas por separar as gemas das claras e reservar ambas separadamente, deita o leite condensado para uma panela e dilui a farinha maizena no leite.
  2. Agora junta as gemas a panela e o leite (com a farinha maizena) e leva a um lume brando, sempre mexendo até engrossar, quando estiver grosso, retira do lume e deita numa terrina de vidro onde vais montar o doce da casa, se fores fazer só 1 camada então deita todo, se não deita metade.
  3. Agora bate as claras em castelo e a parte bate as natas com o açúcar, depois de ambas bem fofas, mistura com cuidado as duas misturas para não perderem o ar (nada de bater).
  4. Por fim cria uma camada de bolacha maria (grossura de 2 bolachas uma em cima da outra) com bolacha embebida em café, ou embebida em leite morno com um pouco de essência de baunilha, depois de criada a camada, deita a mistura de claras em castelo e natas e leva ao frigorífico.
  5. Se fores fazer camadas então é uma do leite condensado, depois bolacha embebida, depois natas, depois leite condensado, depois bolacha embebida, depois o resto das natas e leva ao frigorífico.
  6. Depois de um par de horas no frigorífico (ou na altura de servir) polvilha com bastante bolacha maria triturada (não fazes isso antes porque a mistura de natas ainda está muito húmida e podia tornar a bolacha maria numa papa), e já está, serve bem fresquinho.

Informação Nutricional

Doses: 6・Tempo: 45 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 3407 kcal・Gorduras: 149 g・Hidratos de Carbono: 441 g・Proteínas: 89 g

5 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Esse doce de casa me lembra um doce português chamado serradura, por esse motivo gostaria de Saber se o doce de casa é o mesmo de Serradura

    De antemão muito obrigada

    • São doces similares, mas uma serradura é mais parecida com uma tarte de natas, mas sim o chamado “doce da casa” é o típico nome dado a um doce de restaurante que tem por base natas, no entanto existem muitas mais receitas diferentes de doces da casa depende de região e restaurante, alguns nem levam natas e são mais parecidos com um leite creme ou leite creme com chantilly e outros são praticamente serradura ou são a mesma receita que serradura, por isso é normal a confusão até para mim :D

Deixa o teu comentário :)

Como Fazer Arroz

Salmão com Espinafres