Ervas, tanto frescas como secas são uma das bases da culinária, como tal é importante ter, mas também saber usar por isso vão aqui algumas boas dicas em como usar e escolher as ervas ideais para criar um prato ideal:
- Para substituir ervas secas por frescas, usa metade da quantidade, visto que as secas tendem a ter um sabor mais forte que as frescas.
- Usa ervas com sabor mais fraco para pratos ou proteínas com sabor mais fraco, ervas servem para criar um equilíbrio num prato e não para dominar o sabor do prato.
- Se tiveres ervas frescas plantadas ter uma tesoura prática de podar é uma ferramenta da cozinha para cortar quando precisas e a quantidade que precisas.
- Quando fores cortar ervas frescas a um canteiro corta de manha quando estão mais tenras para usares o dia inteiro.
- Ao cortar ervas secas descarta os caules que sejam fibrosos ou grossos (podes usar se quiseres para ajudar um caldo de legumes), porque são demasiado desagradáveis para comer especialmente em crú.
- Ervas com folhas grandes como manjericão quando for usada em saladas, é preferível escolher as folhas mais pequenas e tenras e cortar com os dedos as folhas maiores em vez de usares uma tesoura ou faca que vai provocar descoloramento nas folhas.
- Quando quiseres cortar ervas ou um conjunto de ervas em tirinhas (chiffonade), o ideal é juntar tudo num rolinho apertado e depois cortar o rolinho fininho, assim sai perfeito e com uma boa distribuição das ervas.
- Algumas flores são comestíveis, no entanto tendem a não ter um sabor muito forte, logo podem ser usadas para decoração de uma salada ou prato.
- Quase todas as ervas podem criar uma infusão interessante experimenta juntar umas folhas de menta a um chá ou tomilho, sálvia ou erva-cidreira para dar um toque especial (nota que ervas tendem a demorar mais tempo a libertar o sabor e óleos, logo junta as ervas a água a ferver uns 5 a 10 minutos antes de tirar a água do lume e juntar o chá preto ou verde).
- Podes acrescentar ervas frescas a óleos e vinagres, estes vão conservar sem problemas as ervas e as ervas vão dar um toque especial ao óleo ou vinagre, por exemplo junta citronela ou pimentos picantes no azeite ou junta estragão a vinagre.
- Para extrair o máximo sabor das ervas é preferencial deitar estas enquanto aqueces o óleo ou azeite, ou se fores usar no forno nos últimos 30 minutos.
- Folhas de louro não são comestíveis, normalmente é boa ideia retirar estas do prato antes de servir.
- Sementes de ervas como sementes de mostarda, de coentros, cominho, sésamo, funcho, etc ganham um sabor mais rico e uma maior intensidade se tostares elas numa frigideira por uns 2 a 3 minutos até começarem a libertar os cheios (tal como nozes, castanhas, amendoins, etc).