in

Minha Recomendação! Ervilhas Congeladas

Oh oh… continuando a minha série de recomendações, hoje gostava de falar da modesta ervilha, eu sei.. vais vendo esta de tempos em tempos talvez umas bolinhas num arroz no chinês, talvez uma ou outra a flutuar numa sopa ou numa salada de atum… mas acaba por ser um daqueles legumes que anda perdido por aí, mas mais importante ainda quero falar das ervilhas congeladas, hum? quê? Eu vou explicar o meu raciocínio.

Primeiro, vamos ser honestos, quantas vezes já usaste um saco de ervilhas congeladas como saco de gelo para um doi-doi? Hum? Até eu já fiz (mesmo que depois vou cozinhar as ervilhas, o processo de descongelar e voltar a congelar estraga a textura e o sabor, por isso, se usares como saco de gelo, o melhor é depois continuares a usar como saco de gelo) hehehe…. Mas isto só prova o meu ponto de vista que temos este lindo vegetal sempre esquecido no congelador, quando, na verdade, podia, e devia, ser um dos nossos melhores aliados na cozinha.

Porquê Ervilhas? Porquê Congeladas?

As ervilhas são daqueles legumes que muita gente subestima completamente. São vistas como aquela coisa verde que vem nos pratos de restaurante só para dar cor, ou como o ingrediente chato que as crianças deixam de lado no prato, muitas vezes sem provar. Mas isso é um tremendo desperdício tanto do teu dinheiro como da tua nutrição!

Primeiro, em termos nutricionais, as ervilhas são uma bomba de nutrição disfarçada de um legume básico. São ricas em proteína vegetal (sim, proteína!), têm uma quantidade brutal de fibra, são carregadas de vitamina C, vitamina K, ferro, etc. E quando digo carregadas, é mesmo carregadas, uma chávena de ervilhas tem mais proteína que muitos iogurtes, mais fibra que uma fatia de pão integral e mais ferro que muitas carnes (eu estou a generalizar hehehe ver biodisponibilidade nutricional).

Não só isso, mas as ervilhas congeladas têm normalmente um perfil nutricional superior às ervilhas frescas, muito porque são colhidas no pico da maturação e congeladas imediatamente, preservando todos os nutrientes. As ervilhas “frescas” que compras no supermercado podem ter dias ou semanas desde que foram colhidas a serem vendidas, e já perderam boa parte dos seus micronutrientes, como a sua vitamina C e parte da sua doçura natural.

A Versatilidade Que Ninguém Quer Saber

Aqui está outra coisa fica interessante. As ervilhas são provavelmente um dos ingredientes mais versáteis que podes ter no congelador, mas ninguém parece saber disso! Só do topo da minha cabeça, podes:

  • Deitar meia chávena num refogado qualquer nos últimos 2 minutos para dar cor, textura e nutrição extra.
  • Podes deitar meia chávena em qualquer arroz, massa ou refogado.
  • Podes fazer uma sopa cremosa em 10 minutos, ou adicionar a uma sopa para fortificar.
  • Podes juntar a massas, risottos, saladas frias.
  • Podes fazer um puré verde vibrante para acompanhar carnes ou peixes.

E a melhor parte? Não precisas de descongelar antes de usar. Deitas directamente da embalagem para a panela, frigideira ou tacho. São literalmente fast-food para uma alimentação saudável.

São Praticamente Dadas!

Vamos falar de dinheiro, porque isso também é importante, senão andávamos todos a comer caviar com lagosta. Um saco de ervilhas congeladas custa 1 a 2 euros o kilo, tanto aqui em Portugal como no Brasil e rende facilmente para umas 4-5 refeições. Comparado com outros vegetais “gourmet” ou “superfoods” da moda, as ervilhas são ridiculamente baratas para a quantidade de nutrição que oferecem, literalmente podes comprar proteína em pó de ervilha!

E como se mantêm no congelador durante meses, nunca mais vais ter aquela frustração de abrir o frigorífico e ver vegetais estragados que compraste com as melhores intenções, mas nunca usaste. Zero desperdício, máximo valor nutricional, mínimo preço, algumas matemáticas toda a gente compreende!

Mas Tem de Ser Congeladas?

Não necessariamente, podes usar ervilhas frescas se encontrares boas (e se não te importares de pagar um pouco mais hehehe), hummm, mas ervilhas secas são outra história completamente diferente, essas precisam de ser demolhadas e cozinhadas por muito mais tempo, são óptimas para sopas mais densas e guisados, mas não é o mesmo em termo nutricional.

Ervilhas enlatadas… bem, tecnicamente funcionam, mas perderam boa parte da textura e têm normalmente muito sódio ou outras coisas adicionadas, eu não gosto e evito, alguns legumes são bons em conserva, mas não ervilhas, daí esta lenga lenga toda por ervilhas congeladas hehehe, mas sim eu também compro frescas de tempos em tempos ;D

Tem de Ser Sóóóóóó Ervilhas?

Claro que não! Podes comprar misturas de vegetais congelados que incluem ervilhas, mas eu prefiro ter ervilhas separadas porque assim controlo exactamente (isso e são baratas, logo porque não), mas sim o fato de uma mistura de vegetais ter ervilhas só torna essa mistura nutricionalmente mais rica, sim estou a olhar para ti macedónia de legumes! (têm sempre ou feijão verde, ou ervilhas). E claro a preparar podes misturar com outros legumes, aliás eu recomendo vivamente, ervilhas com cenouras baby, ervilhas com milho doce, ervilhas com feijão-verde, refogado de cebola e alho com ervilhas… as possibilidades são infinitas.

Ficha Nutricional Rápida

Por cada 100g de ervilhas cozinhadas temos aproximadamente:

84 calorias
5,4g de proteína (mais que muitos iogurtes!)
5,5g de fibra (um quinto da dose diária recomendada)
36mg de vitamina C (quase metade da dose diária!)
30% da dose diária de vitamina K
Ferro, magnésio, fósforo…

É literalmente um multivitamínico em forma de bolinhas verdes!

Pontos Importantes a Reter

Mesmo sendo um grande fã de ervilhas, não como todos os dias, variedade é fundamental para uma dieta equilibrada. Mas como um ingrediente base para ter sempre à mão? São verdadeiramente imbatíveis.

Se tens bebés são um dos legumes recomendados para adicionar num puré de legumes, por todas as razões óbvias.

Se tens filhos pequenos, as ervilhas podem ser uma ótima forma de introduzir mais vegetais na dieta deles sem drama. São pequenas, doces, coloridas e não têm aquele sabor “vegetal” intenso que muitas crianças rejeitam.

E para quem está a tentar comer mais proteína vegetal (seja por razões ambientais, de saúde ou económicas), as ervilhas são uma base fantástica. Não vão substituir completamente a carne ou o peixe, mas são um complemento nutritivo excelente.

A Minha Conclusão e Recomendação

Então o que é que acham desta minha recomendação? Já experimentaram usar ervilhas de formas diferentes das habituais? Eu honestamente acho que se mais pessoas descobrissem o potencial das ervilhas congeladas, elas iam passar de “saco de gelo de emergência” para ingrediente indispensável da despensa. São nutritivas, económicas, versáteis, práticas e até ajudam a dar cor aos pratos, que mais se pode pedir? Para mim, ervilhas congeladas são ★★★★★! E são a prova de que as melhores coisas da vida são simples, acessíveis e, por vezes, estão perdidas no fundo do nosso congelador. Por isso, talvez… da próxima vez que fores às compras, não te esqueças de lhes dar a atenção que merecem!

Já agora podem ver aqui receitas aqui do iguaria com ervilhas! ;D

Vá, agora digam da vossa justiça nos comentários! Têm alguma preparação de ervilhas que recomendem? Até a próxima!

Deixa o teu comentário :)

Cerveja Brasileira Brahma Chopp

Macarronete Cremoso com Pimentos Vermelhos