in

Puré de Ervilhas Britânicas – Mushy Peas

Clássico acompanhamento britânico para um fish & chips (olha… outra invenção portuguesa, á pois é!), existem diversas receitas, mas basicamente vão todas dar ao mesmo, a grande diferença é que ou trituras/esmagas pouco as ervilhas, se fazes uma versão como a minha mais rústica ou uma versão mais triturada e cremosa, mas isso é um pouco ao gosto de cada um eu prefiro assim, acho que dá um sabor mais intenso e uma textura mais interessante, se por exemplo fosse fazer um molho ou dip para molhar umas batatinhas ou pão, então sou capaz de fazer uma versão mais liquida e cremosa.

Também eu tive a rever várias receitas de Mushy Peas e muitas adicionam mais molhos, natas, leite, açúcar ou até azeite, epá eu adoro azeite, mas não é preciso para tudo, acho que quanto mais simples a receitas, melhor vai ser o sabor das ervilhas, não é preciso um cocktail, o nome é mushy peas (ervilhas esmagadas) por alguma razão, mas pronto cada um faz como quer e eu gostei da minha versão, por isso vamos a isto! ;P

Receita de Puré de Ervilhas Britânicas – Mushy Peas

Puré de Ervilhas Britânicas - Mushy Peas

  • Doses: 4-8
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Um Mushy Peas é uma clássica iguaria britânica , apreciada pela sua simplicidade e sabor fresco e rústico, perfeito para acompanhar prato mais pesados como fish and chips ou uma torta de carne.

Ingredientes

  • Ervilhas – 250gr (Secas) ou 450gr (Frescas ou Congeladas)
  • Manteiga – 2 Colheres de Sopa
  • Limão – 2 Colheres de Sopa (Sumo)
  • Bicarbonato de Soda – 1 Colher de Chá
  • Sal – Uma Pitada
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Salsa – Uma Pitada

Instruções

  1. Começa por dissolver o bicarbonato de soda em água a ferver. Em seguida, coloca as ervilhas secas numa tigela e verte a água a ferver sobre elas, de modo a que fiquem cobertas por pelo menos 5 cm de água. Mexe as ervilhas e deixa-as a relaxar por pelo menos 12 horas.
  2. Passadas as 12 horas, escorre e lava as ervilhas e coloca-as numa panela com cerca de 3 chávenas de água. Deixa ferver, depois tapa a panela, reduz o lume para médio-baixo e deixa cozinhar em lume brando durante cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando. Até estas ficarem tenras.
  3. Quando as ervilhas estiverem completamente cozidas e quase a desfazer, adiciona uma pitada de sal, nota que existem diversas variedades de ervilhas, umas vão cozinhar mais rápido que outras, por isso fica de olho na panela.
  4. Se as ervilhas ficarem demasiado líquidas, podes escorrer um pouco o líquido de cozedura ou deixar estas a cozer em lume brando, sem tampa, por mais um tempo até engrossarem. Se, por acaso, ficarem demasiado densas, adiciona um pouco de água para diluir um pouco. Prova novamente e ajusta o sal, se necessário.
  5. Por fim na altura de servir, adiciona um pouco de manteiga, limão, salsa picada e esmaga tudo, prova e retifica com sal e pimenta e já está, bom apetite!
Notas: Claro que podes fazer este prato com ervilhas frescas e ervilhas congeladas, só tens de saltar o passo de deixar as ervilhas de molho, só estou a fazer a receita com ervilhas secas porque era o que o livro de culinária recomendava.

Também estas ficaram ainda mais deliciosas no dia seguinte, posso comprovar porque eu fiz estas para uma festa e metade das pessoas eram “ah eu não gosto de ervilhas” uffff nãos sabem o que perdem, o que quer dizer que sobrou e eu despachei tudo no dia seguinte, e tenho de dizer que estavam ainda mais tenras e cremosas, nem temperei, foi só mesmo aquecer.

Esta receita de Puré de Ervilhas Britânicas – Mushy Peas foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 350 kcal・Gorduras: 20 g・Hidratos de Carbono: 30 g・Proteínas: 10 g

Deixa o teu comentário :)

Chocolate Lion Brownie

Biscoitos Rústicos de Aveia com Especiarias